Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Ter uma Família Feliz!

SEÇÃO 3

Como resolver problemas

Como resolver problemas

‘Tenham intenso amor um pelo outro, porque o amor cobre uma multidão de pecados.’ — 1 Pedro 4:8

Ao passo que você e seu cônjuge começam a vida juntos, vários problemas podem surgir. Isso acontece porque cada um de vocês pensa, sente e encara a vida de modo diferente. Pode ser também que os problemas venham de fontes externas ou de situações inesperadas.

Embora fugir dos problemas pareça ser a saída mais fácil, a Bíblia nos aconselha a encará-los. (Mateus 5:23, 24) E o melhor modo de resolver problemas é aplicando os princípios bíblicos.

1 CONVERSE SOBRE O PROBLEMA

O QUE A BÍBLIA DIZ: ‘Há um tempo para falar.’ (Eclesiastes 3:1, 7) Se há um problema, tire um tempo para falar sobre ele. Seja honesto e deixe seu marido ou sua esposa saber o que você pensa sobre o assunto e como você se sente sobre isso. Sempre ‘fale a verdade’ com seu cônjuge. (Efésios 4:25) Mesmo que emoções intensas estejam envolvidas, resista ao impulso de brigar. Uma resposta calma evita que uma simples conversa se transforme em uma guerra. — Provérbios 15:4; 26:20.

Mesmo que você não concorde com algo, fale com calma, mostrando amor e respeito por seu marido ou sua esposa. (Colossenses 4:6) Tente resolver o problema o mais rápido possível e sempre mantenha a comunicação aberta. — Efésios 4:26.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Combinem um momento oportuno para conversar sobre o problema.

  • Quando seu cônjuge estiver falando, faça um esforço para não interrompê-lo. Você também terá a sua vez de falar.

2 ESCUTE E ENTENDA

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Tende terna afeição uns para com os outros. Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros.” (Romanos 12:10) O modo como você escuta é muito importante. Tente entender o ponto de vista de seu marido ou de sua esposa com empatia e humildade. (1 Pedro 3:8; Tiago 1:19) Não finja que você está escutando. Sempre que possível, pare o que você estiver fazendo e dê total atenção a seu cônjuge, ou pergunte se vocês poderiam conversar sobre o assunto mais tarde. Quando marido e esposa se tratam como parceiros, e não como adversários, ninguém fica ofendido. — Eclesiastes 7:9.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Escute seu cônjuge com a mente aberta, mesmo que você não goste de algo que ele disser.

  • Tente escutar além das palavras. Preste atenção na linguagem corporal e no tom da voz.

3 COLOQUE EM PRÁTICA

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.” (Provérbios 14:23, Nova Versão Internacional) Não basta apenas falar que concorda com a solução de um problema. Você deve estar determinado a fazer aquilo que decidiram como casal. É verdade que isso exige “trabalho árduo” e muito esforço, mas valerá a pena. (Provérbios 10:4) Se vocês trabalharem juntos como equipe, receberão uma “boa recompensa pelo seu trabalho árduo”. — Eclesiastes 4:9.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Decidam que medidas práticas cada um de vocês tomará para resolver o problema.

  • De vez em quando, avaliem como vocês estão se saindo.