Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Ter uma Família Feliz!

SEÇÃO 4

Como administrar o dinheiro

Como administrar o dinheiro

“Pelo conselho [mútuo] se estabelecem firmemente os próprios planos.” — Provérbios 20:18

Todos nós precisamos de dinheiro para cuidar das necessidades de nossa família. (Provérbios 30:8) Afinal, “o dinheiro é para proteção”. (Eclesiastes 7:12) Como casal, pode ser difícil falar sobre as finanças da casa, mas não deixe que o dinheiro se torne um motivo de briga em seu casamento. (Efésios 4:32) Ao decidir como usá-lo, deve existir confiança e cooperação entre vocês.

1 PLANEJE COM CUIDADO

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Quem de vós, querendo construir uma torre, não se assenta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem bastante para completá-la?” (Lucas 14:28) É muito importante que você e seu cônjuge planejem juntos como usarão o dinheiro. (Amós 3:3) Decidam o que vocês precisam comprar e quanto dinheiro podem gastar. (Provérbios 31:16) Ter dinheiro para gastar não significa que vocês realmente devam gastá-lo. Evitem fazer dívidas. Usem apenas o dinheiro que vocês têm. — Provérbios 21:5; 22:7.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Se no final do mês sobrar algum dinheiro, decidam juntos o que farão com ele.

  • Se faltar dinheiro, façam planos específicos para reduzir suas despesas. Por exemplo, em vez de comer fora, façam as refeições em casa.

2 SEJA HONESTO E PRÁTICO

O QUE A BÍBLIA DIZ: ‘Façamos provisão honesta, não somente à vista de Jeová, mas também à vista dos homens.’ (2 Coríntios 8:21) Seja honesto com seu cônjuge sobre quanto você ganha e quanto gasta.

Sempre consulte seu marido ou sua esposa quando precisar tomar decisões importantes sobre as finanças da casa. (Provérbios 13:10) Mesmo quando o assunto é dinheiro, a boa comunicação ajudará a manter a paz em seu casamento. Encare a renda que vocês ganham, não como “meu dinheiro” ou “seu dinheiro”, mas como “nosso dinheiro”. — 1 Timóteo 5:8.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Estabeleçam uma quantia que cada um pode gastar sem ter de consultar o outro.

  • Não deixem para conversar sobre dinheiro só quando surgir um problema.