Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO QUATRO

Quem é Jesus Cristo?

Quem é Jesus Cristo?

1, 2. (a) Você pode dizer que conhece alguém famoso só porque sabe o nome dele? Explique. (b) O que alguns dizem sobre Jesus?

EXISTEM muitas pessoas famosas no mundo. Pense em alguém famoso. Será que você pode dizer que conhece bem essa pessoa só porque sabe o nome dela? Claro que não. Para dizer que conhece bem uma pessoa, você precisa saber como ela é e até saber detalhes da vida dela.

2 Jesus Cristo viveu na Terra uns 2 mil anos atrás. Talvez você já tenha ouvido falar dele. Mas as pessoas têm opiniões diferentes sobre Jesus. Alguns dizem que ele foi só um homem bom, outros dizem que ele foi um profeta e alguns acham que ele é Deus. E você? O que acha? — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 12.

3. Por que é importante você conhecer Jeová Deus e Jesus Cristo?

3 Saber quem foi Jesus é muito importante. Por quê? Porque a vida eterna depende de conhecermos Jeová Deus e Jesus Cristo. A Bíblia explica: “Isto significa vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) No capítulo 1, nós aprendemos a verdade sobre Jeová Deus. Mas você precisa saber também a verdade sobre Jesus para viver para sempre no Paraíso. (João 14:6) Aprender sobre Jesus vai ajudar você também de outra maneira. Ele foi o melhor exemplo de como devemos tratar as pessoas e como devemos levar nossa vida. (João 13:34, 35) Então, vamos ver o que a Bíblia diz sobre Jesus.

JESUS É O ESCOLHIDO

4. O que as palavras Cristo e Messias significam?

4 Jesus é chamado de Cristo. A palavra Cristo e a palavra Messias são a mesma coisa. Cristo vem do grego e Messias vem do hebraico. As duas palavras significam ungido, ou seja, alguém escolhido por Deus para uma tarefa especial. Jesus foi escolhido para fazer o quê? Para fazer todas as promessas de Deus se cumprirem. Mas ele também pode nos ajudar hoje. A Bíblia mostra que Jeová tinha prometido que mandaria o Messias. Por isso, antes de Jesus nascer, muitos já se perguntavam quem iria ser o Messias.

5. Os discípulos de Jesus acreditavam que ele era o Messias?

5 Os discípulos de Jesus tinham certeza que ele era o Messias, ou o Cristo, prometido. (João 1:41) Por exemplo, Simão Pedro disse para Jesus: “O senhor é o Cristo.” (Mateus 16:16) E nós? Como podemos ter certeza que Jesus é o escolhido por Deus?

6. Como Jeová ajudou as pessoas a saber quem era o Messias?

6 Muito tempo antes de Jesus nascer, Deus fez os profetas escreverem algumas coisas sobre o Messias. Isso ajudaria as pessoas a saber quem era o Messias. Como? Imagine que você tem que ir buscar na rodoviária uma pessoa que você não conhece. Como você vai saber quem ela é no meio de tantas pessoas? Se alguém contar a você como a pessoa é e que roupa ela está usando, vai ser mais fácil encontrar a pessoa. Da mesma maneira, Jeová usou os profetas para nos dizer o que o Messias faria e o que aconteceria com ele. As pessoas podem comparar o que os profetas disseram com o que aconteceu com Jesus. Assim, é possível saber que ele é o Messias.

7. Fale sobre duas profecias que provam que Jesus é o Messias.

7 Veja duas coisas que Deus fez os profetas escreverem. Primeiro, 700 anos antes de Jesus nascer, uma profecia de Miqueias disse que o Messias nasceria na pequena cidade de Belém. (Miqueias 5:2) E Jesus nasceu nessa cidade! (Mateus 2:1, 3-9) Segundo, uma profecia de Daniel mostrou que o Messias apareceria no ano 29. (Daniel 9:25) Essa profecia também se cumpriu. E existem muitas outras profecias que provam que Jesus é o Messias prometido. — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 13.

Quando foi batizado, Jesus recebeu o espírito santo e se tornou o Messias, ou Cristo

8, 9. O que aconteceu no batismo de Jesus provando que ele era o Messias?

8 Outra prova de que Jesus é o Messias foi o que aconteceu quando ele foi batizado. Deus tinha prometido que João Batista veria um sinal para saber quem era o Messias. O que aconteceu no ano 29 quando Jesus foi até o rio Jordão para ser batizado por João? A Bíblia conta o que aconteceu quando Jesus saiu da água: “Ele viu o espírito de Deus descer como pomba e vir sobre ele. Também, uma voz vinda dos céus disse: ‘Este é meu Filho, o amado, a quem eu aprovo.’” (Mateus 3:16, 17) Esse era o sinal para João. João também viu a pomba e ouviu a voz de Deus. Daí, ele teve certeza que Jesus era o Messias. (João 1:32-34) Jesus se tornou o Messias no momento em que recebeu o espírito santo de Jeová. Ele era o escolhido por Deus para ser Líder e Rei. — Isaías 55:4.

9 Então, três provas de que Jesus é o Messias são: (1) as profecias da Bíblia, (2) o que Jeová disse e (3) o sinal que ele deu no batismo de Jesus. Mas de onde Jesus veio? Que tipo de pessoa ele foi? Vamos ver o que a Bíblia diz.

DE ONDE JESUS VEIO?

10. O que a Bíblia diz sobre a vida de Jesus antes de ele vir à Terra?

10 A Bíblia diz que Jesus viveu por muito tempo no céu antes de vir à Terra. O profeta Miqueias disse que o Messias seria alguém que já existia desde os “tempos antigos”. (Miqueias 5:2) O próprio Jesus disse muitas vezes que ele tinha vivido no céu antes de nascer como humano na Terra. (Leia João 3:13; 6:38, 62; 17:4, 5.) Jesus e Jeová já eram bem achegados muito antes de Jesus vir à Terra.

11. Por que Jesus é tão especial para Jeová?

11 Jesus é muito especial para Jeová. Por quê? Primeiro, porque Jesus é “o primogênito de toda a criação”. O que isso quer dizer? Que ele foi o primeiro a ser criado. Jeová criou Jesus antes de criar qualquer outra pessoa ou outra coisa. * (Colossenses 1:15) Segundo, Jesus é muito especial porque ele é o “Filho unigênito”. O que isso quer dizer? Que ele foi o único a ser criado só por Jeová. (João 3:16) Terceiro, Jesus ajudou Jeová a criar todas as outras coisas. (Colossenses 1:16) Quarto, Jeová usou Jesus também para dar orientações e mensagens para anjos e humanos. Por isso, Jesus é chamado de “a Palavra”. — João 1:14.

12. Como sabemos que Jesus e Deus são duas pessoas diferentes?

12 Alguns acreditam que Jesus e Deus são a mesma pessoa, mas não é isso o que a Bíblia ensina. * A Bíblia diz que Jesus foi criado. Então, Jesus teve um começo. Mas Jeová, que criou todas as coisas, sempre existiu. (Salmo 90:2) Jesus nunca pensou em ser Deus porque ele é o Filho de Deus. A Bíblia deixa claro que o Pai é maior do que o Filho. (Leia João 14:28; 1 Coríntios 11:3.) Só Jeová é “o Deus Todo-Poderoso”. (Gênesis 17:1) Jeová é a pessoa mais importante e poderosa do Universo.

13. Por que a Bíblia diz que Jesus é “a imagem do Deus invisível”?

13 Jeová e seu Filho, Jesus, trabalharam juntos por bilhões de anos criando os anjos, as estrelas, o Sol e as outras coisas. Imagine como todo esse tempo juntos fortaleceu o amor deles! (João 3:35; 14:31) Jesus imitou muito bem as qualidades do pai dele. Por isso, a Bíblia diz sobre Jesus: “Ele é a imagem do Deus invisível.” — Colossenses 1:15.

14. Como foi possível o Filho amado de Deus nascer como humano?

14 Esse Filho tão amado de Jeová aceitou vir à Terra. Para isso, ele tinha que nascer como humano. Como isso foi possível? Jeová fez um milagre. Ele colocou a vida de seu Filho no útero de uma jovem chamada Maria. Desse modo, Maria ficou grávida mesmo sendo virgem. Como o bebê não veio de um pai humano, ele era perfeito. Maria chamou o bebê de Jesus. — Lucas 1:30-35.

QUE TIPO DE PESSOA JESUS FOI?

15. Como podemos conhecer melhor a Jeová?

15 Jesus disse: “Quem me vê, vê também o Pai.” (João 14:9) Jesus é muito parecido com o Pai dele. Então, podemos conhecer melhor a Jeová lendo sobre Jesus. Você vai aprender muito sobre o que Jesus fez e o tipo de pessoa que ele foi se ler os livros bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Esses livros da Bíblia são chamados de Evangelhos.

16. (a) De que coisa importante Jesus sempre falava? (b) Quem ensinou Jesus sobre o Reino?

16 Muitos chamavam Jesus de “Instrutor” porque ele ensinava as pessoas. (João 1:38; 13:13) Jesus sempre falava sobre o Reino de Deus. Isso foi uma das coisas mais importantes que ele ensinou. O que é esse Reino? É o governo de Deus que lá do céu vai governar a Terra inteira. Esse Reino vai abençoar as pessoas que obedecem a Deus. Quem ensinou Jesus sobre o Reino? Foi Deus. Jesus disse: “O que eu ensino não é meu, mas pertence àquele que me enviou.” (João 7:16) Jesus ensinava sobre o Reino porque ele sabia que Jeová quer que as pessoas conheçam “as boas novas do Reino”, ou seja, as boas notícias de que o Reino de Deus vai governar a Terra. — Mateus 4:23.

17. (a) Onde Jesus ensinava? (b) Por que Jesus se esforçou tanto para ensinar as pessoas?

17 Onde Jesus ensinava? Em qualquer lugar onde as pessoas estivessem. Ele ensinava nas áreas rurais, nas cidades, nas praças, nos locais onde as pessoas se reuniam para adorar a Deus e até na casa das pessoas. Ele não ficava esperando ninguém vir até ele. Muitas vezes ele ia atrás das pessoas. (Marcos 6:56; Lucas 19:5, 6) Jesus se esforçou muito para ensinar os outros. Por quê? Porque ele sabia que era isso o que Deus queria que ele fizesse. Ele sempre obedeceu ao Pai. (João 8:28, 29) Jesus também pregava porque sentia pena das pessoas. (Leia Mateus 9:35, 36.) Ele via que os líderes religiosos não ensinavam a verdade sobre Deus e o Reino. Então, ele queria falar das boas notícias do Reino para todas as pessoas.

18. De que qualidades de Jesus você gosta mais?

18 Jesus amava as pessoas e se preocupava com elas. Ele era bondoso e as pessoas se sentiam à vontade para conversar com ele. Até as crianças gostavam de ficar perto dele. (Marcos 10:13-16) Jesus era sempre justo. Ele odiava quando as pessoas eram desonestas e injustas. (Mateus 21:12, 13) No tempo dele, as mulheres não tinham muitos direitos e eram desrespeitadas. Mas Jesus sempre tratou as mulheres com respeito. (João 4:9, 27) Jesus também era humilde de verdade. Por exemplo, uma vez fez uma tarefa que normalmente era feita por um escravo. Ele lavou os pés dos apóstolos. — João 13:2-5, 12-17.

Jesus pregava onde as pessoas estivessem

19. Que exemplo mostra que Jesus sabia o que as pessoas precisavam e queria ajudá-las?

19 Jesus sabia o que as pessoas precisavam e queria ajudá-las. Isso ficou bem claro quando ele usou o poder de Deus para fazer milagres, curando os doentes. (Mateus 14:14) Por exemplo, um homem que tinha lepra pediu para ser curado. Ele disse a Jesus: “Se o senhor apenas quiser, pode me purificar.” Ninguém ficava perto de quem tinha lepra porque essa doença é horrível e contagiosa. Mas Jesus ficou emocionado com a dor e o sofrimento daquele homem. Ele sentiu pena do homem e quis ajudá-lo. Então, Jesus tocou no homem e disse: “Eu quero! Seja purificado.” E o homem foi curado! (Marcos 1:40-42) Com certeza aquele homem ficou muito feliz!

JESUS SEMPRE FOI FIEL

20, 21. Por que Jesus é o melhor exemplo de alguém que foi obediente a Deus?

20 Jesus é o melhor exemplo de alguém que foi obediente a Deus. Não importava o que acontecesse ou o que os inimigos fizessem, Jesus era sempre fiel ao seu Pai. Por exemplo, Jesus não pecou quando foi tentado por Satanás. (Mateus 4:1-11) Depois, alguns parentes de Jesus não acreditaram que ele era o Messias e disseram que ele tinha ficado louco. Mesmo assim, Jesus continuou fazendo a vontade de Deus. (Marcos 3:21) Também os inimigos de Jesus foram cruéis com ele. Mas Jesus continuou fiel a Deus e nunca fez nada de mau contra eles. — 1 Pedro 2:21-23.

21 A morte de Jesus foi muito sofrida. Mas ele foi fiel a Jeová até o fim. (Leia Filipenses 2:8.) Pense no que ele teve que passar no dia de sua morte. Jesus foi preso. No julgamento dele, testemunhas falsas disseram que ele desrespeitou a Deus. Ele foi condenado por juízes desonestos. Daí, as pessoas riram dele. Jesus foi torturado pelos soldados e pregado num poste de madeira. Antes de morrer, Jesus disse: “Está consumado!” O que isso queria dizer? Que Jesus tinha feito tudo o que Deus queria. (João 19:30) Três dias depois, Jeová ressuscitou Jesus com um corpo espiritual. (1 Pedro 3:18) Depois de algumas semanas, Jesus voltou para o céu. Ele “sentou-se à direita de Deus” e esperou a hora certa de se tornar Rei. — Hebreus 10:12, 13.

22. Que chance nós temos por Jesus ter sido fiel?

22 Foi muito importante Jesus ter sido fiel ao seu Pai. É por causa disso que nós temos a chance de viver para sempre num paraíso na Terra, como Jeová queria desde o começo. No próximo capítulo, vamos ver como a morte de Jesus nos dá essa chance.

^ parágrafo. 11 Jeová é chamado de Pai porque ele é o Criador. (Isaías 64:8) Jesus é chamado de Filho de Deus porque foi criado por Jeová.

^ parágrafo. 12 Para mais informações, veja Trindade, na seção Entenda Melhor, n.° 14.