Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO SEIS

O que acontece quando morremos?

O que acontece quando morremos?

1-3. (a) Que perguntas as pessoas fazem sobre a morte? (b) Como as religiões respondem essas perguntas?

A BÍBLIA promete que no futuro “não haverá mais morte”. (Apocalipse 21:4) No capítulo 5, aprendemos que Jesus morreu para termos a chance de viver para sempre. Mas as pessoas ainda morrem. (Eclesiastes 9:5) Então, uma das perguntas mais importantes que fazemos é: O que acontece quando morremos?

2 Ficamos ainda mais interessados em saber essa resposta quando uma pessoa que amamos morre. Talvez nos perguntemos: ‘Onde ela está? Será que ela pode me ver ou me ajudar? Será que algum dia vamos nos ver de novo?’

3 As religiões dão respostas diferentes a essas perguntas. Algumas ensinam que os bons vão para o céu e os maus vão queimar no inferno. Outras dizem que você vira um espírito quando morre e vai estar com seus parentes que já morreram. E existem religiões que ensinam que a pessoa morre e depois reencarna, ou seja, volta a viver com outro corpo, às vezes até como um animal.

4. O que muitas religiões ensinam sobre a morte?

4 As religiões ensinam coisas diferentes sobre a morte. Mas quase todas elas têm uma coisa em comum. O que é? Elas ensinam que é só o corpo da pessoa que morre. Mas a pessoa continua vivendo. Será que isso é verdade?

O QUE ACONTECE QUANDO MORREMOS?

5, 6. O que acontece quando morremos?

5 Jeová sabe o que acontece quando morremos. Ele diz que a vida acaba quando a pessoa morre. A morte é o contrário da vida. Então, quando alguém morre, seus sentimentos e lembranças não continuam existindo em nenhum lugar. * Quando morremos, não enxergamos, não ouvimos e não pensamos em mais nada.

6 O rei Salomão escreveu que “os mortos não sabem absolutamente nada”. Quem morre não ama e não odeia. “Não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria na Sepultura.” (Leia Eclesiastes 9:5, 6, 10.) Além disso, no Salmo 146:4, a Bíblia diz que, quando alguém morre, “seus pensamentos se acabam”.

O QUE JESUS DISSE SOBRE A MORTE?

Jeová nos criou para viver para sempre

7. Jesus comparou a morte com o quê?

7 Quando um amigo querido de Jesus morreu, Jesus disse aos discípulos: “Lázaro, nosso amigo, adormeceu.” Mas Lázaro não estava dormindo. Então, o que Jesus quis dizer? Ele explicou logo depois: “Lázaro morreu.” (João 11:11-14) Jesus comparou a morte com o sono. Ele não disse que Lázaro estava no céu ou com os parentes mortos. Jesus também não disse que Lázaro estava sofrendo no inferno ou que ele iria nascer de novo em outro corpo. Na verdade, era como se Lázaro estivesse num sono profundo. Outros textos da Bíblia também comparam a morte com o sono. A Bíblia diz que, quando mataram Estêvão, ele “adormeceu na morte”. (Atos 7:60) E o apóstolo Paulo escreveu que alguns cristãos tinham “adormecido na morte”. — 1 Coríntios 15:6.

8. O que mostra que Deus não nos criou para morrer?

8 Será que Deus criou Adão e Eva para viverem por um pouco e depois morrerem? Não! Jeová criou Adão e Eva para viverem para sempre. Eles tinham saúde perfeita. E Jeová deu a todos nós o desejo de viver para sempre. (Eclesiastes 3:11) Isso mostra que Deus não nos criou para morrer. Nenhum pai gosta de ver seus filhos envelhecer e morrer. Jeová é nosso Pai e também não gosta de ver as pessoas morrer. Então, por que morremos?

POR QUE MORREMOS?

9. Por que a ordem que Jeová deu a Adão e Eva não era difícil de obedecer?

9 No jardim do Éden, Jeová disse para Adão: “De toda árvore do jardim, você pode comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não coma dela, porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.” (Gênesis 2:9, 16, 17) Essa ordem não era difícil de obedecer. Por quê? Porque era uma ordem clara e eles podiam comer outras frutas. E Jeová tinha o direito de dizer a Adão e Eva o que era bom e o que era mau. Se eles obedecessem, mostrariam respeito pela autoridade de Deus. Seria também um modo de agradecerem por tudo o que Deus tinha dado a eles.

10, 11. (a) Como Satanás convenceu Adão e Eva a desobedecer a Deus? (b) Por que não existe desculpa para o que Adão e Eva fizeram?

10 Infelizmente, Adão e Eva escolheram desobedecer a Jeová. Satanás disse para Eva: “Foi isso mesmo que Deus disse, que vocês não devem comer de toda árvore do jardim?” Eva respondeu: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas, sobre o fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ‘Não comam dele, não, nem toquem nele; do contrário, vocês morrerão.’” — Gênesis 3:1-3.

11 Satanás disse então: “Vocês certamente não morrerão. Pois Deus sabe que, no mesmo dia em que comerem dele, seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.” (Gênesis 3:4-6) Satanás queria que Eva achasse que ela poderia decidir sozinha o que era bom e o que era mau. Ele também mentiu sobre o que aconteceria se ela desobedecesse a Deus. Satanás disse que Eva não morreria se comesse a fruta. Então, ela comeu e ofereceu a fruta para Adão, que também comeu. Não existe desculpa para o que eles fizeram! Por quê? Eles sabiam que Jeová tinha dito para não comerem aquela fruta. Mesmo assim, eles escolheram desobedecer. Quando comeram a fruta, eles mostraram que não respeitavam seu amoroso Pai, Jeová.

12. Por que a desobediência de Adão e Eva deixou Jeová tão triste?

12 Jeová ficou muito triste com a desobediência de Adão e Eva. Como eles puderam fazer isso? Foi uma grande falta de respeito pelo Criador deles. Imagine que você é pai e se esforça muito para criar um filho e uma filha. Mas daí eles não querem mais ouvir você e fazem exatamente o contrário do que você pediu. Como você se sentiria? Não ficaria magoado?

Adão veio do pó e voltou a ser pó

13. O que Jeová quis dizer com as palavras “ao pó voltará”?

13 Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, eles perderam a chance de viver para sempre. Jeová disse para Adão: “Você é pó e ao pó voltará.” (Leia Gênesis 3:19.) Isso quer dizer que Adão voltaria a ser pó, como se ele nunca tivesse sido criado. (Gênesis 2:7) Adão morreu e deixou de existir porque pecou.

14. Por que morremos?

14 Adão e Eva estariam vivos até hoje se tivessem obedecido. Mas eles pecaram quando desobedeceram a Deus. Daí, morreram. Todos nós nascemos com o pecado porque o pecado é como uma doença grave que passa de pai para filho. É por isso que nós morremos. (Romanos 5:12) Mas Deus não queria isso para as pessoas. Deus não nos criou para morrer. A Bíblia chama a morte de “inimigo”. — 1 Coríntios 15:26.

FIQUE LIVRE DAS MENTIRAS SOBRE A MORTE

15. Por que é bom saber a verdade sobre a morte?

15 Muitas religiões dizem que os mortos continuam vivendo em outro lugar e que é possível fazer algum bem para eles. Às vezes, o parente paga para que um pastor ou um padre ore pelo morto. Mas a Bíblia diz que nós não podemos falar com os mortos e não podemos ajudá-los. Eles não sentem dor nem tristeza. Não podem falar e não podem fazer nada de bom ou de mau. Por isso, não precisamos ter medo dos mortos. É muito bom saber a verdade sobre a morte. Por quê? Porque não somos enganados por mentiras e ficamos livres de muitas ideias erradas.

16. O que Satanás quer que as pessoas pensem sobre os mortos?

16 Satanás quer que as pessoas pensem que os mortos continuam vivos. Ele usa as religiões falsas para ensinar mentiras sobre a morte. Por exemplo, algumas religiões dizem que só o corpo morre, mas a pessoa continua vivendo em outro lugar. E a sua religião? Também ensina isso ou ensina o que Bíblia diz? Satanás usa essas mentiras para afastar as pessoas de Jeová.

17. Por que o ensino do inferno ofende a Jeová?

17 Às vezes, as religiões ensinam coisas que são totalmente o contrário do que a Bíblia diz. Por exemplo, algumas religiões ensinam que os maus vão queimar para sempre no inferno. Essa mentira ofende a Jeová. Ele nunca faria ninguém sofrer desse jeito! (Leia 1 João 4:8.) O que você pensaria de alguém que castiga uma criança queimando a mão dela no fogo? Sem dúvida, você acharia isso uma maldade muito grande. E nunca seria amigo de alguém assim. Mas Satanás quer que as pessoas pensem que Jeová faz isso.

18. Por que não precisamos ter medo dos mortos?

18 Algumas religiões ensinam que os mortos são espíritos muito poderosos que podem ser inimigos ou amigos. Isso deixa algumas pessoas com medo dos mortos e elas tentam se proteger deles. Outras pessoas tentam agradar os mortos ou fazem orações para eles pedindo ajuda. Mas nós devemos lembrar que os mortos não podem ver nem sentir nada. Por isso, não precisamos ter medo deles. E devemos pedir ajuda e adorar só a Jeová porque ele é o nosso Criador. Ele é o único Deus verdadeiro. — Apocalipse 4:11.

19. Saber o que acontece com quem morre nos ajuda a entender o quê?

19 Como vimos, quando uma pessoa morre, ela deixa de existir. Isso nos livra de muitas mentiras religiosas. Saber que quem morre não continua vivendo em outro lugar nos ajuda a entender por que Jeová fez a promessa de vida eterna num paraíso na Terra.

20. O que vamos ver no próximo capítulo?

20 Mas será que é possível alguém que morreu voltar a viver? Muito tempo atrás, um servo de Deus chamado Jó perguntou: “Quando um homem morre, pode ele viver novamente?” (Jó 14:14) No próximo capítulo vamos ver o que Deus diz sobre isso. A resposta da Bíblia é emocionante!

^ parágrafo. 5 Alguns acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito que continua vivendo depois da morte. Para saber mais sobre isso, veja a seção Entenda Melhor, n.° 17 e n.° 18.