Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO TRÊS

Por que Deus criou a Terra e as pessoas?

Por que Deus criou a Terra e as pessoas?

1. O que Deus queria para nós?

QUANDO Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, ele queria que eles tivessem uma vida maravilhosa. Jeová deu um lindo jardim para eles morarem e queria que eles tivessem filhos e cuidassem dos animais. Eles deviam fazer a Terra inteira ser um paraíso, assim como era aquele jardim. (Gênesis 1:28; 2:8, 9, 15) É isso o que Deus queria e ainda quer para todos nós. — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 6.

2. (a) Por que podemos ter certeza que as pessoas vão viver num paraíso? (b) Quem vai viver na Terra? E por quanto tempo?

2 Você acha que algum dia vamos viver num paraíso? Jeová garante que sim. Deus sempre faz o que diz. (Isaías 46:9-11; 55:11) O que Deus queria não mudou e vai acontecer com certeza. Jeová disse que criou a Terra por um motivo. Ele “não a criou simplesmente para nada”. (Isaías 45:18) Ele criou a Terra para as pessoas morarem nela. Mas que tipo de pessoas? E por quanto tempo? A Bíblia diz: “Os justos [ou obedientes] possuirão a terra e viverão nela para sempre.” — Salmo 37:29; Apocalipse 21:3, 4.

3. Que pergunta só a Bíblia pode responder?

3 Mas hoje nós ficamos doentes e morremos. Em muitos lugares, as pessoas brigam e matam outras pessoas. É claro que não era isso o que Deus queria. Então, por que as coisas não são do jeito que Deus queria? Só a Bíblia pode responder essa pergunta.

UM INIMIGO DE DEUS

4, 5. (a) No jardim do Éden, quem falou com Eva usando uma cobra? (b) Como alguém honesto pode virar um ladrão?

4 A Bíblia diz que Deus tem um inimigo “chamado Diabo e Satanás”. Esse inimigo usou uma cobra para falar com Eva no jardim do Éden. (Apocalipse 12:9; Gênesis 3:1) Satanás fez Eva pensar que a cobra é que estava falando. — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 7.

5 Mas de onde veio esse inimigo? Será que Deus criou Satanás, o Diabo? Claro que não! Deus criou anjos bons que já viviam no céu quando ele preparou a Terra para Adão e Eva. (Jó 38:4, 7) Um anjo bom virou mau e se tornou o Diabo. Como uma coisa dessas pode ter acontecido com um anjo? Pense: como alguém honesto vira um ladrão? Ninguém nasce ladrão. Mas, se alguém quer muito uma coisa que não é dele e fica pensando nisso, o desejo fica cada vez mais forte. Daí, quando aparece uma chance, ele rouba aquela coisa. É assim que alguém honesto vira um ladrão. — Leia Tiago 1:13-15; veja a seção Entenda Melhor, n.° 8.

6. Como um anjo se tornou inimigo de Deus?

6 Foi desse jeito que um anjo bom se tornou mau. Jeová criou Adão e Eva e disse para eles terem filhos e encherem a Terra. (Gênesis 1:27, 28) Todas as pessoas iam adorar a Jeová. Esse anjo deve ter pensado: ‘Em vez de adorar a Jeová, elas podiam adorar a mim!’ Isso era errado. Mas o anjo continuou pensando nisso. Cada vez mais ele queria ser adorado no lugar de Jeová. Por isso, ele mentiu e enganou Eva. (Leia Gênesis 3:1-5.) Quando fez isso, esse anjo virou Satanás, o Diabo, um inimigo de Deus.

7. (a) Por que Adão e Eva morreram? (b) Por que nós ficamos velhos e morremos?

7 Deus tinha proibido Adão e Eva de comer uma fruta e avisou que eles morreriam se fizessem isso. Eles desobedeceram a Deus. (Gênesis 2:17; 3:6) Esse foi o pecado deles. Quando pecaram, eles deixaram de ser perfeitos e com o tempo morreram, como Jeová disse que aconteceria. (Gênesis 3:17-19) Os filhos de Adão e Eva nasceram depois disso. Então, também eram imperfeitos e morreram. (Leia Romanos 5:12.) Para entendermos melhor isso, vamos pensar num exemplo. Imagine uma fôrma de bolo que foi amassada e ficou com um defeito. Toda vez que alguém assa um bolo nessa fôrma, o bolo sai torto. Da mesma maneira, quando Adão desobedeceu a Deus, ele se tornou um pecador. É como se ele tivesse ficado com um defeito. Todos nós viemos de Adão e, por isso, nascemos com o defeito do pecado. Ficamos velhos e morremos porque somos imperfeitos e pecamos. — Romanos 3:23; veja a seção Entenda Melhor, n.° 9.

8, 9. (a) O que Satanás queria? (b) Por que Jeová não matou logo quem ficou contra ele?

8 Satanás queria que Adão e Eva acreditassem que Deus era mentiroso. Queria também que eles pensassem que Deus era um governante ruim que não se importava com o que era melhor para as pessoas. Ele disse que as pessoas não precisavam ser governadas por Deus e que Adão e Eva podiam decidir sozinhos o que era certo e o que era errado. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, eles se juntaram a Satanás e ficaram contra Deus. O que Jeová fez? Ele poderia ter matado logo todos os que ficaram contra ele. Mas ele não fez isso. Por quê? Porque isso não provaria que Satanás estava mentindo.

9 Então, Jeová decidiu dar um tempo para as pessoas verem o que acontece quando elas não aceitam o governo dele. Só assim ficaria claro que Satanás é mentiroso e que Jeová sabe o que é melhor para nós. Vamos aprender mais sobre isso no capítulo 11. Mas o que você acha do que Adão e Eva fizeram? Jeová deu para Adão e Eva tudo o que eles precisavam. Eles tinham vida perfeita, um lindo lugar para morar e um trabalho que eles gostavam. Mas Satanás não fez nada de bom para eles. Acha certo eles terem acreditado em Satanás e desobedecido a Deus? O que você teria feito no lugar deles?

10. Que escolha importante todos nós temos que fazer?

10 Todos nós temos que fazer uma escolha, assim como Adão e Eva tiveram que fazer. Temos que escolher se vamos ficar do lado de Jeová ou de Satanás. Nossa vida depende dessa escolha. Se escolhermos obedecer a Jeová e deixar que ele nos governe, ajudaremos a provar que Satanás é um mentiroso. (Salmo 73:28; leia Provérbios 27:11.) A maioria das pessoas não escolhe o lado de Jeová. As pessoas seguem quem governa este mundo. Mas não é Deus quem governa o mundo? Não.

QUEM ESTÁ GOVERNANDO O MUNDO?

Se todos os reinos do mundo não fossem de Satanás, será que ele poderia oferecer esses reinos a Jesus?

11, 12. (a) Por que Satanás podia oferecer os reinos do mundo para Jesus? (b) Como a Bíblia mostra que Satanás governa o mundo?

11 Jesus sabia quem é que governa o mundo. Uma vez, Satanás “lhe mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles”. Então, Satanás prometeu a Jesus: “Eu lhe darei tudo isto se você se prostrar [ou, ajoelhar] e me fizer um ato de adoração.” (Mateus 4:8, 9; Lucas 4:5, 6) Se aqueles reinos não fossem de Satanás, será que ele poderia oferecer a Jesus? Não. Satanás só podia oferecer aqueles reinos porque todos os governos são dele.

12 Talvez você pense: ‘Como assim? Satanás está governando o mundo? Mas Jeová não é o Todo-Poderoso, aquele que criou todas as coisas?’ (Apocalipse 4:11) Sim, ele é. Mas a Bíblia mostra que Satanás governa este mundo. Por exemplo, Jesus disse que Satanás é o “governante deste mundo”. (João 12:31; 14:30; 16:11) O apóstolo Paulo chamou Satanás, o Diabo, de “deus deste mundo”. (2 Coríntios 4:3, 4) E o apóstolo João disse que “o mundo inteiro está no poder do Maligno”. Esse Maligno é o Diabo. — 1 João 5:19.

O MUNDO DE SATANÁS SERÁ DESTRUÍDO

13. Por que precisamos de um mundo melhor?

13 Vivemos num mundo que está cada vez pior. Vemos guerras e violência em toda a parte. Muitas pessoas são desonestas e falsas. Por mais que alguns tentem, ninguém consegue acabar com esses problemas. Mas Deus logo vai destruir toda a maldade numa guerra chamada Armagedom. Depois disso, o mundo será um lugar muito melhor. — Apocalipse 16:14-16; veja a seção Entenda Melhor, n.° 10.

14. (a) Quem Jeová escolheu para ser Rei do seu Reino? (b) O que a Bíblia disse sobre Jesus?

14 Como essa mudança acontecerá? Por meio do Reino de Deus. Esse Reino é um governo que existe no céu. Jeová escolheu Jesus Cristo para ser Rei desse Reino. Muito tempo atrás, a Bíblia disse que Jesus governaria como “Príncipe da Paz” e que seu governo não teria fim. (Isaías 9:6, 7) Jesus ensinou seus seguidores a pedir esse governo na oração do Pai-Nosso: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” (Mateus 6:10) No capítulo 8, vamos aprender como o Reino de Deus vai se tornar o único governo da Terra. (Leia Daniel 2:44.) Esse Reino vai fazer a Terra ser um lindo paraíso. — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 11.

A TERRA SERÁ UM PARAÍSO

15. O que é a “nova terra”?

15 Uma promessa da Bíblia fala que no futuro existirão “novos céus e uma nova terra” onde existirá justiça. (2 Pedro 3:13; Isaías 65:17) Às vezes, a Bíblia usa a palavra “terra” para falar de pessoas que moram na Terra. (Gênesis 11:1) Quando a Bíblia promete uma “nova terra”, ela não está falando de um novo lugar. Então, o que é a “nova terra”? São as pessoas obedientes e abençoadas por Deus que viverão no Paraíso.

16. (a) Que presente Deus dará aos que estiverem no novo mundo? (b) O que precisamos fazer para ganhar esse presente?

16 Jesus prometeu que Deus dará “a vida eterna” aos que estiverem no novo mundo, ou seja, no Paraíso. (Marcos 10:30) O que precisamos fazer para ganhar esse presente maravilhoso? Precisamos aumentar nossa fé e conhecer bem a Jeová e a Jesus, como está escrito em João 3:16 e 17:3. (Leia.) Mas como será a vida no Paraíso? Vamos ver o que a Bíblia diz.

17, 18. O que a Bíblia diz sobre paz e segurança no Paraíso?

17 Fim da maldade, da guerra, do crime e da violência. A Bíblia diz: “Os maus deixarão de existir.” (Salmo 37:10, 11) Deus acabará com as “guerras em toda a terra”. (Salmo 46:9; Isaías 2:4) No Paraíso, todas as pessoas vão amar a Deus e serão obedientes. Sempre teremos paz. — Salmo 72:7.

18 O povo de Jeová não terá medo. No passado, Deus protegia seu povo quando eles eram obedientes. Eles não precisavam ter medo de nada. (Levítico 25:18, 19) No Paraíso, nós não teremos medo de nada nem de ninguém. Estaremos sempre em segurança. — Leia Isaías 32:18; Miqueias 4:4.

19. Como sabemos que todos terão comida no Paraíso?

19 Todos terão comida. A Bíblia promete que a Terra produzirá muito alimento. (Salmo 72:16) Jeová, “nosso Deus, nos abençoará” e “a terra dará a sua produção”. — Salmo 67:6.

20. Que promessas da Bíblia mostram que a Terra vai ser um paraíso?

20 A Terra inteira será um paraíso. Todos terão boas casas para morar. Veremos bonitos jardins por todos os lados. Não vão mais existir pessoas que arruínam, ou seja, destroem a Terra. (Leia Isaías 65:21-24; Apocalipse 11:18.) A Terra inteira será bonita, assim como era o jardim do Éden. Jeová sempre nos dará tudo o que precisarmos. O Salmo 145:16 diz sobre Jeová: “Tu abres a mão e satisfazes o desejo de todos os seres vivos.”

21. Como sabemos que as pessoas e os animais viverão em paz?

21 Paz entre as pessoas e os animais. Os animais não vão atacar as pessoas. As crianças não terão medo dos animais, nem daqueles que hoje são perigosos. — Leia Isaías 11:6-9; 65:25.

22. O que Jesus fará pelos doentes?

22 Fim das doenças. Quando Jesus esteve na Terra, ele curou muitas pessoas. (Mateus 9:35; Marcos 1:40-42; João 5:5-9) Como Rei do Reino de Deus, Jesus curará todas as pessoas. Ninguém vai dizer: “Estou doente.” — Isaías 33:24; 35:5, 6.

23. O que Deus fará pelas pessoas que já morreram?

23 Os mortos vão voltar a viver. Deus promete ressuscitar milhões de pessoas que já morreram. Isso quer dizer que elas vão voltar a viver. A Bíblia diz: “Haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” — Atos 24:15; leia João 5:28, 29.

24. O que você acha das promessas de Deus sobre o Paraíso?

24 Todos nós temos uma escolha. Jeová oferece um futuro maravilhoso para quem escolher servir a ele. Jesus sabia desse futuro maravilhoso. Quando um homem que estava morrendo pediu para Jesus não se esquecer dele, Jesus disse: “Você estará comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43) Jesus Cristo vai fazer as promessas maravilhosas de Deus acontecerem. Que tal aprender mais sobre Jesus?