Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO ONZE

Por que existe tanto sofrimento?

Por que existe tanto sofrimento?

1, 2. O que as pessoas querem saber quando veem o sofrimento?

HOJE existe muito sofrimento. Muitas vezes ouvimos notícias ruins, como estas: “Enchente destrói uma cidade. Homem entra num lugar cheio de gente e mata muitas pessoas. Crianças ficam órfãs porque a mãe morreu de câncer.”

2 As pessoas querem saber por que acontecem desastres e tragédias desse tipo. Elas se perguntam por que existem tanto ódio e sofrimento no mundo. E você? Já se perguntou sobre isso?

3, 4. (a) O que Habacuque perguntou para Jeová? (b) Como Jeová respondeu?

3 A Bíblia mostra que servos fiéis de Deus também se perguntaram sobre isso. Por exemplo, o profeta Habacuque perguntou para Jeová: “Por que me fazes ver a maldade? E por que toleras a opressão? Por que há diante de mim destruição e violência? E por que há tantas brigas e conflitos?” — Habacuque 1:3.

4 Como Jeová respondeu? Em Habacuque 2:2, 3 Jeová prometeu corrigir aqueles problemas. Isso mostra que Jeová ama muito as pessoas. A Bíblia diz que ele se preocupa com todos nós. (1 Pedro 5:7) Com certeza Deus odeia o sofrimento mais do que nós odiamos. (Isaías 55:8, 9) Então, por que existe tanto sofrimento? Vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso.

POR QUE EXISTE TANTO SOFRIMENTO?

5. (a) O que muitos líderes religiosos dizem sobre o sofrimento? (b) Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

5 Muitas vezes os pastores, padres ou outros líderes religiosos dizem que tudo o que acontece é da vontade de Deus. Alguns dizem que até as tragédias são mandadas por Deus e que ele deve ter um motivo para fazer isso. Quando uma criança morre, alguns dizem que isso aconteceu porque Deus queria mais um anjinho no céu. Mas nada disso é verdade. Jeová nunca faz coisas ruins acontecerem. A Bíblia diz: “O verdadeiro Deus jamais faria o que é mau, o Todo-Poderoso nunca faria o que é errado!” — Jó 34:10.

6. Por que muitos culpam a Deus pelo sofrimento no mundo?

6 Muitos culpam a Deus pelo sofrimento porque acham que Deus está governando este mundo. Mas nós já vimos no capítulo 3 que é Satanás quem está governando este mundo.

7, 8. Dê três motivos de existir tanto sofrimento no mundo.

7 Um dos motivos de existir tanto sofrimento é que “o mundo inteiro está no poder do Maligno”. (1 João 5:19) Satanás é um governante violento e cruel. Ele “está enganando toda a terra habitada”. (Apocalipse 12:9) Muitas pessoas são como ele. Por isso, este mundo está tão cheio de mentiras, ódio e maldade.

8 Um segundo motivo de existir tanto sofrimento no mundo é o pecado. Adão e Eva passaram o pecado para todos nós. Por isso, muitas pessoas são orgulhosas e acham que são mais importantes do que outras. Isso provoca brigas, guerras e maus-tratos. Todas essas coisas causam muito sofrimento. (Eclesiastes 4:1; 8:9) Outro motivo de acontecerem coisas ruins é que às vezes as pessoas estão no lugar errado, na hora errada. Isso é o que a Bíblia chama de “o tempo e o imprevisto”. — Eclesiastes 9:11.

9. Por que sabemos que Deus vai acabar com o sofrimento?

9 O sofrimento nunca vem de Jeová. Ele não é o culpado de existirem guerras, crimes e maus-tratos. Não é Deus que faz acontecer desastres, como terremotos, furacões ou enchentes. Mas talvez você se pergunte: ‘Se Jeová é o Todo-Poderoso, por que ele não faz essas coisas pararem de acontecer?’ Deus deve ter um bom motivo para ainda não ter acabado com o sofrimento. Mas sabemos que ele vai fazer isso porque ele se preocupa com todos nós. Ele nos ama. — 1 João 4:8.

POR QUE DEUS AINDA NÃO ACABOU COM O SOFRIMENTO?

10. O que Satanás disse contra Deus no jardim do Éden?

10 No jardim do Éden, o Diabo convenceu Adão e Eva a desobedecerem a Deus. Satanás disse que Deus não governava direito e que não estava dando a Adão e Eva tudo o que eles podiam ter. Satanás queria que eles acreditassem que ele podia governar melhor do que Deus e que eles não precisavam de Deus. * — Gênesis 3:2-5.

11. Que pergunta precisamos responder?

11 Quando Adão e Eva desobedeceram, eles ficaram contra Deus. Eles acharam que podiam decidir sozinhos o que é certo e o que é errado. Mas é Jeová quem sabe o que é melhor para nós. Como Deus provaria que Adão e Eva estavam errados?

12, 13. (a) Por que Jeová não destruiu Adão e Eva? (b) Por que Jeová deixou Satanás e os humanos criarem seus próprios governos?

12 Jeová não destruiu Adão e Eva quando eles pecaram. Por quê? Porque Jeová tinha dito que eles deveriam ter filhos e encher a Terra. Aquilo que Deus quer sempre acontece, mesmo que o Diabo tente atrapalhar. (Gênesis 1:28; Isaías 55:10, 11) Então, Jeová deixou Adão e Eva ter filhos. Esses filhos poderiam escolher se obedeceriam a Deus ou a Satanás.

13 Mas não existiam só Adão e Eva. Satanás falou aquelas mentiras contra Jeová na frente de milhões de anjos. (Jó 38:7; Daniel 7:10) Então, Jeová deu tempo para Satanás governar o mundo. E deixou os humanos criarem seus próprios governos. Jeová fez isso porque queria provar para todos que Satanás é um mentiroso.

14. O que ficou provado depois de todo esse tempo?

14 Todos os tipos de governos que os humanos tentaram durante todo esse tempo não deram certo. Ficou provado que Satanás é um mentiroso. A verdade é que os humanos precisam da ajuda de Deus. O profeta Jeremias estava certo quando disse: “Bem sei, ó Jeová, que o caminho do homem não pertence a ele. Não cabe ao homem nem mesmo dirigir os seus passos.” — Jeremias 10:23.

POR QUE JEOVÁ ESTÁ ESPERANDO TANTO?

15, 16. (a) Por que Jeová está deixando o sofrimento durar tanto tempo? (b) Por que Jeová não conserta as coisas erradas que acontecem?

15 Mas por que Jeová está deixando o sofrimento durar tanto tempo? Porque leva tempo saber se um governo é bom ou não. E o tempo está mostrando que o governo de Satanás não é nada bom. Os humanos tentaram todos os tipos de governo, mas nenhum deles deu certo. A ciência e a tecnologia não acabaram com a injustiça, a pobreza, o crime e a guerra. Na verdade, essas coisas só aumentam. Fica claro que os humanos precisam da ajuda de Deus. Mas por que Deus não acaba pelo menos com as grandes tragédias?

16 Deus não faz isso porque, se ele consertasse as coisas erradas, estaria ajudando o governo de Satanás. E os humanos poderiam pensar que conseguem governar bem. Mas isso seria uma mentira. Jeová nunca ajudaria o Diabo nem faria as pessoas acreditarem numa mentira. — Hebreus 6:18.

17, 18. Como Jeová vai acabar com todo o mal?

17 Será que Jeová pode acabar com todo o mal feito por Satanás e pelas pessoas? Sim. Para Deus, todas as coisas são possíveis. Jeová sabe quando ficará totalmente provado que Satanás é mentiroso. Daí, Jeová vai fazer a Terra ser um paraíso, como era a vontade dele desde o começo. Os mortos serão ressuscitados. (João 5:28, 29) Não existirá mais doença nem morte. Todo o mal que Satanás fez vai acabar. Jeová vai usar Jesus para “desfazer as obras do Diabo”. (1 João 3:8) Podemos ficar alegres que Jeová é paciente e está dando esse tempo. Isso nos dá a chance de conhecer a ele e decidir se vamos obedecer a ele. (João 4:23; leia 2 Pedro 3:9, 10.) É verdade que ainda sofremos. Mas Jeová nos dá forças para aguentar as dificuldades. — Leia 1 Coríntios 10:13.

18 Jeová não obriga ninguém a obedecer a ele. Ele nos deixa escolher o que vamos fazer. Vamos entender melhor por que isso é um presente maravilhoso.

O QUE VOCÊ VAI DECIDIR?

19. (a) Que presente Jeová nos deu? (b) Por que devemos dar valor a isso?

19 Nós não somos como os animais, que fazem muitas coisas por instinto. Eles não têm a capacidade de decidir o que é certo e o que é errado. (Provérbios 30:24-28) Também não somos como os robôs, que fazem só o que estão programados para fazer. Jeová nos deu a liberdade de escolha. Por que devemos dar valor a isso? Porque gostamos de escolher quem queremos ser, quem serão nossos amigos e o que vamos fazer na vida. Jeová sabe que essa liberdade nos deixa felizes.

20, 21. Qual é a melhor escolha que você pode fazer na vida?

20 Jeová quer que nós o amemos. (Mateus 22:37, 38) Ele não quer que sirvamos a ele por obrigação. Ele nos deu a liberdade de escolher. Todo pai fica feliz quando o filho diz de coração: “Eu amo você, papai.” Jeová também fica feliz quando escolhemos amar e servir a ele. Infelizmente, Satanás, Adão e Eva escolheram desobedecer a Deus. E você? O que vai decidir?

21 A melhor escolha que você pode fazer é decidir servir a Jeová. Milhões de pessoas já decidiram que vão fazer a vontade de Deus e que não vão seguir a Satanás. (Provérbios 27:11) Como vimos, Deus vai acabar com todo o sofrimento e fazer da Terra um paraíso. O que você precisa fazer agora para estar lá? Vamos ver isso no próximo capítulo.

^ parágrafo. 10 Para mais informações, veja a explicação de soberania de Jeová, na seção Entenda Melhor, n.° 27.