Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO DEZOITO

O que a Bíblia diz sobre o batismo?

O que a Bíblia diz sobre o batismo?

1. Que pergunta alguns se fazem depois de estudar este livro?

VOCÊ aprendeu muitas verdades da Bíblia estudando este livro. Por exemplo, você aprendeu que Deus prometeu a vida eterna e o Paraíso na Terra, entendeu a verdade sobre os mortos e sobre a esperança da ressurreição. (Eclesiastes 9:5; Lucas 23:43; João 5:28, 29; Apocalipse 21:3, 4) Talvez você esteja assistindo às reuniões das Testemunhas de Jeová e percebeu que elas fazem o que Deus quer. (João 13:35) Pode ser que agora você se sinta mais perto de Jeová e tenha decidido que vai servir a ele. Talvez você se pergunte: ‘Existe mais alguma coisa que eu preciso fazer para servir a Deus?’

2. Por que um homem perguntou a Filipe se podia ser batizado?

2 A Bíblia fala de um homem que também queria saber o que mais precisava fazer para servir a Deus. Isso aconteceu algum tempo depois da ressurreição de Jesus. Um seguidor de Jesus chamado Filipe provou para esse homem que Jesus era o Messias. Ele gostou tanto do que aprendeu que perguntou para Filipe se podia ser batizado. O homem disse: “Veja! Aqui há água! O que me impede de ser batizado?” — Atos 8:26-36.

3. (a) O que Jesus disse para seus seguidores? (b) Como o batismo cristão deve ser feito?

3 A Bíblia ensina de modo claro que para servir a Jeová você precisa se batizar. Jesus disse para seus seguidores: “Façam discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as.” (Mateus 28:19) O próprio Jesus deu o exemplo e se batizou. O batismo cristão deve ser feito da mesma forma que o batismo de Jesus. Ele não foi batizado só com um pouco de água na cabeça. O corpo inteiro de Jesus foi coberto pela água. — Mateus 3:16.

4. O que o batismo mostrará sobre você?

4 O batismo mostrará a outros que você quer ser amigo de Deus e quer fazer a vontade dele na sua vida. (Salmo 40:7, 8) Talvez você se pergunte: ‘O que eu preciso fazer para ser batizado?’ Veja seis passos que você precisa dar antes do batismo.

ESTUDE A BÍBLIA E TENHA FÉ

5. (a) O que você precisa fazer antes de se batizar? (b) Por que é importante assistir às reuniões?

5 O primeiro passo que você precisa dar antes de se batizar é conhecer a Jeová e a Jesus. Você já começou a fazer isso estudando a Bíblia. (Leia João 17:3.) Mas só esse estudo não basta. A Bíblia diz que você precisa ter “conhecimento exato da vontade” de Jeová. (Colossenses 1:9) As reuniões das Testemunhas de Jeová vão ajudar você a ter esse conhecimento e aumentar sua amizade com Deus. Esse é um motivo importante para você não perder essas reuniões. — Hebreus 10:24, 25.

Antes de se batizar, você precisa estudar a Bíblia

6. Antes do batismo, o que você precisa conhecer da Bíblia?

6 É claro que Jeová não espera que você saiba tudo da Bíblia antes de se batizar. O homem para quem Filipe pregou não precisou saber tudo para ser batizado. (Atos 8:30, 31) A verdade é que vamos continuar aprendendo sobre Deus para sempre. (Eclesiastes 3:11) Mas, para se batizar, você precisa conhecer pelo menos os ensinos básicos da Bíblia e acreditar neles. — Hebreus 5:12.

7. (a) Qual é o segundo passo que você precisa dar antes de se batizar? (b) O estudo da Bíblia ajudou você a ter fé em que coisas?

7 A Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11:6) Então, o segundo passo antes de se batizar é ter fé. No tempo dos apóstolos, os seguidores de Jesus foram ensinar na cidade de Corinto. E qual foi o resultado? “Muitos coríntios que tinham ouvido a palavra passaram a crer [ou ter fé] e foram batizados.” (Atos 18:8) Do mesmo modo, depois de estudar a Bíblia, você passou a ter fé na Palavra de Deus, nas promessas dele e no sacrifício que Jesus fez para nos livrar do pecado e da morte. — Josué 23:14; Atos 4:12; 2 Timóteo 3:16, 17.

FALE PARA OUTROS O QUE A BÍBLIA DIZ

8. O que vai ajudar você a ter vontade de falar para outros sobre a Bíblia?

8 Quanto mais você estuda a Bíblia e vê como ela ajuda você na vida, mais sua fé fica forte. Sua fé vai ajudar você a ter vontade de dar o terceiro passo, que é falar para outros sobre o que está aprendendo. (Jeremias 20:9; 2 Coríntios 4:13) Mas para quem você vai falar?

A fé vai ajudar você a falar para outros sobre o que aprendeu

9, 10. (a) Para quem você pode começar a falar sobre a Bíblia? (b) O que você deve fazer se quiser pregar com a congregação?

9 Você pode começar a falar sobre a Bíblia para seus parentes, amigos, vizinhos ou colegas de trabalho. Isso é muito bom, mas nunca se esqueça de falar com bondade e amor. Quando achar que está pronto para pregar com a congregação, pergunte para quem ensina a Bíblia para você se pode fazer isso. Se essa pessoa achar que sim, vocês vão conversar com dois anciãos na congregação. É claro que para pregar com a congregação você não deve estar fazendo nada do que a Bíblia diz que é errado.

10 Sobre o que os anciãos vão conversar? Eles vão perguntar se você entende os ensinos básicos da Bíblia e acredita nesses ensinos. Vão perguntar também se você segue no seu dia a dia o que a Bíblia ensina e se quer mesmo ser uma Testemunha de Jeová. Mas não é preciso ter medo dos anciãos. Eles cuidam com amor de todos na congregação, incluindo você. (Atos 20:28; 1 Pedro 5:2, 3) Depois dessa conversa, os anciãos vão dizer se você já pode pregar com a congregação.

11. Por que é importante fazer mudanças antes de pregar com a congregação?

11 Pode ser que os anciãos expliquem que você ainda precisa fazer algumas mudanças na vida antes de pregar com a congregação. Por que é importante fazer essas mudanças? Porque estamos representando a Jeová quando pregamos. Então, o modo como levamos a vida deve mostrar que nós respeitamos a Jeová. — 1 Coríntios 6:9, 10; Gálatas 5:19-21.

FAÇA AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS

12. Por que todas as pessoas precisam se arrepender?

12 O quarto passo antes do batismo é se arrepender. O apóstolo Pedro disse: “Arrependam-se, portanto, e deem meia-volta, a fim de que os seus pecados sejam apagados.” (Atos 3:19) O que significa se arrepender? Significa ficar triste por ter feito coisas erradas. Por exemplo, se uma pessoa tinha uma vida imoral, ela precisaria se arrepender. Mas e se você sempre se esforçou para fazer o que é certo? Mesmo assim você precisa se arrepender porque todos nós pecamos e precisamos pedir perdão a Deus. — Romanos 3:23; 5:12.

13. O que significa dar meia-volta?

13 É preciso fazer mais alguma coisa além de se arrepender? Sim, é preciso dar o quinto passo. Pedro disse que é necessário dar meia-volta. Isso significa que você vai abandonar tudo o que você fazia de errado e vai passar a fazer o que é certo. Para entender melhor isso, imagine que você está viajando para um lugar pela primeira vez. Depois de um tempo, você descobre que está indo na direção errada. O que você faz? Você diminui a velocidade do carro até poder parar, dá meia-volta e pega a direção certa. Acontece o mesmo quando você estuda a Bíblia. Você talvez descubra que vai ter que mudar algumas coisas na vida. Então, é preciso estar disposto a dar meia-volta, ou seja, fazer as mudanças necessárias para começar a fazer o que é certo.

DEDIQUE SUA VIDA A JEOVÁ

Você já dedicou sua vida a Jeová?

14. Como uma pessoa dedica a vida a Jeová?

14 O sexto passo que você precisa dar antes de se batizar é dedicar sua vida a Jeová. Como você faz isso? Você faz uma oração especial e promete a Jeová que vai adorar só a ele. Nessa oração, você também promete que a vontade de Jeová será a coisa mais importante da sua vida. — Deuteronômio 6:15.

15, 16. O que vai fazer você querer dedicar sua vida a Deus?

15 Prometer servir só a Jeová é como prometer passar o resto da vida com alguém que você ama. Pense num casal que está namorando. Com o tempo, o namorado conhece bem a moça. Ele ama tanto a moça que quer casar com ela. Essa é uma decisão séria, mas ele quer essa responsabilidade porque ama a moça.

16 Da mesma forma, depois de conhecer bem a Jeová, você o ama tanto que quer fazer tudo para servir a ele. Esse amor vai fazer você querer dedicar sua vida a ele. Para servir a Jeová como Jesus fez, a pessoa tem que fazer o que a Bíblia diz: “Negue a si mesmo.” (Marcos 8:34) O que isso quer dizer? Isso quer dizer que a vontade de Jeová é mais importante do que seus próprios desejos e objetivos. Obedecer a Jeová estará em primeiro lugar na sua vida. — Leia 1 Pedro 4:2.

NÃO É PRECISO TER MEDO

17. Por que algumas pessoas não dedicam a vida a Jeová?

17 Algumas pessoas não dedicam a vida a Jeová porque têm medo de não conseguir manter a promessa de servir a ele. Elas não querem decepcionar a Jeová ou acham que Jeová não vai cobrar nada delas se elas não dedicarem a vida a ele.

18. O que vai ajudar você a vencer o medo de decepcionar a Jeová?

18 Seu amor por Jeová vai ajudar você a vencer o medo de decepcionar a ele. Você vai se esforçar muito para fazer o que prometeu porque você ama a Jeová. (Eclesiastes 5:4; Colossenses 1:10) Fazer a vontade de Deus não vai ser difícil. O apóstolo João escreveu: “O amor de Deus significa o seguinte: que obedeçamos aos seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados.” — 1 João 5:3.

19. Por que você não precisa ter medo de dedicar sua vida a Jeová?

19 Você não precisa ser perfeito para dedicar sua vida a Jeová. Ele nunca pede para fazermos alguma coisa que não vamos conseguir fazer. (Salmo 103:14) Jeová vai ajudar você a fazer o que é certo. (Isaías 41:10) Confie em Jeová de todo o coração e ele vai ajudar você a sempre tomar as decisões certas. — Provérbios 3:5, 6

COMO VOCÊ MOSTRA QUE SE DEDICOU A JEOVÁ?

20. Depois que uma pessoa se dedica a Deus, o que mais ela precisa fazer?

20 Você acha que está pronto para dedicar sua vida a Jeová? Depois que uma pessoa dedica a vida a Jeová, ela precisa fazer mais uma coisa. O quê? Ela precisa se batizar.

21, 22. Como você faz uma “declaração pública” da sua fé?

21 Se você se dedicou a Jeová e quer se batizar, fale com o ancião coordenador da sua congregação. Ele pedirá a alguns anciãos da congregação para relembrar os ensinos básicos da Bíblia com você. Se eles concordarem que você está pronto para se batizar, você poderá fazer isso no próximo congresso ou assembleia das Testemunhas de Jeová. No dia do seu batismo, um irmão fará um discurso explicando o que o batismo significa. No discurso, ele fará duas perguntas simples para aqueles que vão se batizar. Quando responder essas perguntas na frente de todos, você estará fazendo o que a Bíblia chama de “declaração pública” da sua fé. — Romanos 10:10.

22 Depois disso, você será batizado. Você será completamente mergulhado na água. O batismo deixará claro para todos que você já se dedicou a Jeová e que a partir daquele momento você é uma Testemunha de Jeová.

O SIGNIFICADO DO BATISMO

23. O que quer dizer ser batizado “em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo”?

23 Jesus disse que seus discípulos seriam batizados “em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo”. (Leia Mateus 28:19.) O que isso quer dizer? Em nome do Pai significa acreditar que Jeová é o Deus Todo-Poderoso. Em nome do Filho significa entender e respeitar a importância de Jesus nos planos de Deus. E em nome do espírito santo significa entender que Jeová usa seu espírito santo para fazer a vontade dele. — Salmo 83:18; Mateus 28:18; Gálatas 5:22, 23; 2 Pedro 1:21.

O batismo mostrará a todos que você escolheu fazer a vontade de Deus

24, 25. (a) O que significa o batismo? (b) O que vamos ver no último capítulo deste livro?

24 O batismo tem um significado especial. Quando seu corpo é mergulhado na água, é como se sua vida anterior ficasse para trás. Quando você sai da água, é como se você começasse uma vida nova, pronto para fazer a vontade de Deus. O batismo mostra para as pessoas que daquele momento em diante você vai servir a Jeová. É importante lembrar que você dedicou sua vida a Jeová, e não a uma organização, a uma causa ou a uma pessoa.

25 A dedicação e o batismo ajudarão você a fortalecer sua amizade com Jeová. (Salmo 25:14) Mas o batismo não significa que você já está salvo. O apóstolo Paulo mostrou que os cristãos deviam continuar se esforçando em agradar a Deus para conseguir a salvação. (Filipenses 2:12) O batismo é apenas o começo. Você precisa continuar amigo de Jeová. Como? Vamos ver isso no último capítulo deste livro.