Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO NOVE

Será que o mundo vai acabar?

Será que o mundo vai acabar?

1. Como podemos saber o que vai acontecer no futuro?

QUANDO você vê as notícias, talvez se pergunte: ‘Onde este mundo vai parar?’ Muitos acreditam que estamos perto do fim do mundo por causa de toda a maldade e das coisas ruins que acontecem hoje em dia. Será que o mundo vai acabar mesmo? Como podemos saber o que vai acontecer? Nós não podemos dizer como será o futuro. Mas Jeová Deus pode. E ele nos diz na Bíblia como será o nosso futuro e o que vai acontecer com a Terra. — Isaías 46:10; Tiago 4:14.

2, 3. (a) O que os discípulos de Jesus queriam saber? (b) O que Jesus respondeu?

2 A Bíblia diz que o fim do mundo não é o fim da Terra. É o fim da maldade. Jesus explicou que o fim da maldade acontecerá quando o Reino de Deus governar a Terra inteira. (Lucas 4:43) Então, os discípulos de Jesus quiseram saber quando o Reino viria. Eles perguntaram: “Quando acontecerão essas coisas e qual será o sinal da sua presença e do final do sistema de coisas?” (Mateus 24:3) Jesus não deu uma data. Mas ele disse aos discípulos o que aconteceria um pouco antes de vir o fim deste mundo mau. E o que Jesus disse está acontecendo hoje.

3 Neste capítulo vamos ver provas de que estamos bem perto do fim da maldade. Mas antes precisamos saber mais sobre uma guerra que aconteceu no céu. Isso vai explicar por que acontecem tantas coisas ruins aqui na Terra.

UMA GUERRA NO CÉU

4, 5. (a) O que aconteceu no céu logo depois que Jesus se tornou Rei? (b) Como ficaria a situação na Terra depois que Satanás fosse expulso do céu?

4 Vimos no capítulo 8 que Jesus se tornou Rei no céu em 1914. (Daniel 7:13, 14) O livro bíblico de Apocalipse diz que aconteceu uma guerra no céu: “Miguel [ou seja, Jesus] e os seus anjos batalharam contra o dragão [ou seja, Satanás], e o dragão e os seus anjos batalharam.” * Satanás e os demônios perderam a guerra e foram expulsos do céu para a Terra. Com certeza, isso deixou os anjos muito felizes. Mas o que aconteceria na Terra? A Bíblia diz que a situação ficaria muito ruim. Por quê? Porque o Diabo está com muita raiva, “pois sabe que lhe resta pouco tempo”. — Apocalipse 12:7, 9, 12.

5 Falta pouco tempo para Deus prender o Diabo. Por isso, o Diabo faz tudo o que pode para causar problemas aqui na Terra. Isso tem a ver com o que Jesus disse que aconteceria nos últimos dias. Vamos ver o que ele disse. — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 24.

OS ÚLTIMOS DIAS

6, 7. (a) Como sabemos que a profecia de Jesus sobre guerras está se cumprindo? (b) E sobre a fome?

6 Guerras. Jesus disse: “Nação se levantará contra nação e reino contra reino.” (Mateus 24:7) Nunca antes na História tantas pessoas morreram em guerras como nos nossos tempos. Uma organização que faz pesquisa sobre os acontecimentos mundiais disse que as guerras feitas de 1900 a 2000 mataram três vezes mais pessoas do que as guerras feitas dos dias de Jesus até 1900. A pesquisa também mostrou que de 1914 para cá as guerras mataram mais de 100 milhões de pessoas. Imagine quanta dor e desespero milhões de pessoas sentem por causa das guerras.

7 Fome. Jesus disse: “Haverá falta de alimentos.” (Mateus 24:7) Hoje se produz mais alimentos do que nunca. Mesmo assim, muitas pessoas não têm o que comer. Por quê? Porque elas não têm terra para plantar ou não têm dinheiro para comprar comida. No mundo todo, muitos milhões de pessoas vivem na miséria. A Organização Mundial da Saúde diz que milhões de crianças morrem todos os anos principalmente por não terem o que comer.

8, 9. Explique como está se cumprindo a profecia de Jesus (a) sobre terremotos e (b) sobre doenças.

8 Terremotos. Jesus profetizou: “Haverá grandes terremotos.” (Lucas 21:11) Pesquisas mostram que todos os anos vão acontecer grandes terremotos. Desde 1900, mais de 2 milhões de pessoas morreram por causa de terremotos. A tecnologia está ajudando a identificar os terremotos em menos tempo do que antes. Mesmo assim, as pessoas ainda morrem por causa dos terremotos.

9 Doenças. Jesus disse que aconteceriam epidemias, ou seja, doenças perigosas que se espalham rápido e matam muitas pessoas. (Lucas 21:11) Os médicos já conseguem tratar muitas doenças, mas ainda existem outras que não têm cura. Um relatório diz que todos os anos milhões de pessoas morrem por causa de doenças, como a tuberculose, a malária e a cólera. Além disso, nos últimos 40 anos, os médicos descobriram mais de 30 doenças novas. Algumas dessas doenças ainda não têm cura.

COMO AS PESSOAS SERIAM NOS ÚLTIMOS DIAS

10. Como 2 Timóteo 3:1-5 diz que as pessoas seriam nos últimos dias?

10 Em 2 Timóteo 3:1-5, a Bíblia diz: “Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de suportar.” O apóstolo Paulo disse que as pessoas

  • seriam egoístas

  • amariam o dinheiro

  • desobedeceriam aos pais

  • seriam traidoras

  • não teriam amor pela família

  • seriam descontroladas

  • seriam violentas e agressivas

  • amariam mais os prazeres da vida do que a Deus

  • fingiriam amar a Deus, mas seriam desobedientes

11. O que o Salmo 92:7 mostra que vai acontecer com os maus?

11 Você acha que as pessoas são desse jeito hoje? Em todo o mundo, muitas pessoas são assim. Mas Deus promete que não vai deixar isso continuar por muito tempo. O Salmo 92:7 diz: “Quando os maus brotam como erva, e todos os malfeitores florescem, é para serem aniquilados [ou destruídos] para sempre.”

BOAS NOTÍCIAS NOS ÚLTIMOS DIAS

12, 13. Que coisas aprendemos nestes últimos dias com a ajuda de Jeová?

12 Vimos que a Bíblia falou que as pessoas sofreriam muito nos últimos dias. Mas a Bíblia também diz que aconteceriam coisas boas. Vamos ver duas dessas coisas.

“Estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada.” — Mateus 24:14

13 O povo de Deus entenderia melhor a Bíblia. O profeta Daniel também escreveu sobre os últimos dias. Ele disse: “O conhecimento verdadeiro se tornará abundante.” (Daniel 12:4) Deus ajudaria seu povo a entender a Bíblia como nunca antes. Jeová Deus está fazendo isso principalmente de 1914 para cá. Por exemplo, aprendemos a importância do nome de Deus e o que ele quer para a Terra. Aprendemos também a verdade sobre a ressurreição e entendemos o resgate. E aprendemos que só o Reino de Deus pode resolver nossos problemas. Além disso, Deus nos ensinou o que precisamos fazer para ser felizes e agradar a ele. Mas o que o povo de Deus faz com tudo o que aprendeu? Para responder isso vamos ver outra profecia. — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 21 e n.° 25.

14. (a) Onde as boas novas do Reino são pregadas? (b) Quem faz a pregação?

14 A pregação seria feita no mundo todo. Jesus estava falando do que ia acontecer nos últimos dias quando disse: “Estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada.” (Mateus 24:3, 14) As boas novas, ou boas notícias, do Reino são pregadas em mais de 230 países e em mais de 700 línguas. As Testemunhas de Jeová de todas as nações e povos ajudam as pessoas em todos os lugares a entender o que é o Reino de Deus e o que ele vai fazer para todos. (Apocalipse 7:9) Elas fazem isso sem cobrar nada. Mas, como Jesus disse, muitos iriam odiar e perseguir seus seguidores. (Lucas 21:17) Mesmo assim, nada pode parar a pregação das boas novas.

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

15. (a) Você acredita que estamos nos últimos dias? Por quê? (b) O que vai acontecer com as pessoas que não obedecem a Jeová? (c) E com os obedientes?

15 Você acredita que estamos nos últimos dias? Muitas profecias da Bíblia sobre os últimos dias estão acontecendo. Logo Jeová vai mandar parar de pregar as boas novas e “o fim” virá. (Mateus 24:14) O fim é o Armagedom, a guerra de Jeová para acabar com a maldade. Jesus e seus anjos poderosos vão destruir as pessoas que não querem obedecer a Jeová e a Jesus. (2 Tessalonicenses 1:6-9) Satanás e os demônios serão presos e não vão mais enganar ninguém. E as pessoas que obedecem a Deus e aceitam ser governadas pelo Reino vão ver as promessas de Deus acontecerem. — Apocalipse 20:1-3; 21:3-5.

16. O que você precisa fazer já que o fim está tão perto?

16 Já que o fim está tão perto, é importante que cada um de nós se pergunte: ‘O que preciso fazer?’ Primeiro, não deixe nada atrapalhar o seu estudo da Bíblia. Jeová quer que você aprenda cada vez mais. (João 17:3) Segundo, faça um esforço para não perder as reuniões das Testemunhas de Jeová. Elas se reúnem todas as semanas para estudar a Bíblia. (Leia Hebreus 10:24, 25.) Terceiro, não demore em fazer mudanças na vida se você perceber que isso é necessário. Se você fizer o que agrada a Jeová, sua amizade com ele ficará cada vez mais forte. — Tiago 4:8.

17. Por que o fim vai pegar a maioria das pessoas de surpresa?

17 O apóstolo Paulo explicou que a destruição dos maus vai pegar a maioria das pessoas de surpresa. Ele disse que virá “como um ladrão à noite”. (1 Tessalonicenses 5:2) Jesus profetizou que muitos não vão dar atenção às provas de que estamos nos últimos dias. Ele comparou os últimos dias com os dias de Noé. Ele disse: “Porque naqueles dias antes do dilúvio as pessoas comiam e bebiam, os homens se casavam e as mulheres eram dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e varreu a todos eles.” — Mateus 24:37-39.

18. Que aviso Jesus deu?

18 Jesus avisou que o fim virá de repente, “como uma armadilha”, e que “virá sobre todos os que moram na face de toda a terra”. Ele também avisou seus seguidores para não ficarem distraídos com o exagero “no comer e no beber e com as ansiedades da vida”. Ele disse para ficarem “despertos, fazendo todo o tempo súplicas [ou orações intensas] para que consigam escapar de todas essas coisas que têm de ocorrer e consigam ficar em pé diante do Filho do Homem”, ou seja, Jesus. (Lucas 21:34-36) Por que é tão importante prestar atenção a esse aviso de Jesus? Porque falta pouco para o mundo de Satanás ser destruído. Só os que forem obedientes a Jeová e a Jesus vão escapar da destruição e vão viver para sempre no novo mundo. — João 3:16; 2 Pedro 3:13.

^ parágrafo. 4 Miguel é outro nome de Jesus. Veja a seção Entenda Melhor, n.° 23.