Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO SETE

Os mortos vão voltar a viver!

Os mortos vão voltar a viver!

1-3. (a) Em que tipo de prisão todos nós estamos? (b) O que Jeová vai fazer para nos libertar dessa prisão?

IMAGINE que você foi condenado por uma coisa que não fez e vai para a prisão para nunca mais sair. Você não pode fazer nada para mudar isso e já está quase perdendo a esperança. Daí, conhece alguém que tem o poder para soltar você e que promete ajudar. Como se sentiria?

2 Todos nós estamos condenados a um tipo de prisão. Essa prisão é a morte. Não podemos fazer nada para escapar da morte. Mas Jeová tem o poder para nos libertar dessa prisão. Ele prometeu que a morte, “o último inimigo”, não vai mais existir. — 1 Coríntios 15:26.

3 Imagine o alívio que será quando a morte não existir mais. E Jeová vai fazer mais do que só acabar com a morte. Ele também vai dar vida aos que já morreram. A Bíblia chama isso de ressurreição. Jeová prometeu: “Os seus mortos viverão.” (Isaías 26:19) Já pensou no que isso quer dizer?

QUANDO MORRE UM PARENTE OU UM AMIGO

4. (a) Onde podemos encontrar consolo quando um parente ou um amigo morre? (b) Quem eram alguns dos melhores amigos de Jesus?

4 A morte de um parente ou um amigo causa muita dor. Parece que não vamos aguentar a tristeza que sentimos. Nós nos sentimos arrasados porque não podemos fazer nada para a pessoa voltar a viver. Mas a Bíblia nos dá consolo de verdade. (Leia 2 Coríntios 1:3, 4.) Por exemplo, quando Jesus estava na Terra, aconteceu uma coisa que mostra que ele e Jeová querem muito dar vida a quem já morreu. Jesus costumava visitar Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria. Eles eram grandes amigos de Jesus. A Bíblia diz: “Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.” Mas, certo dia, Lázaro morreu. — João 11:3-5.

5, 6. (a) Como Jesus se sentiu quando viu a família e os amigos de Lázaro chorando? (b) Como a tristeza que Jesus sentiu nos consola?

5 Jesus foi consolar Marta e Maria. Quando Marta soube que Jesus estava chegando, ela foi até ele. Ela estava feliz por ele estar ali, mas disse: “Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.” Ela achou que Jesus não podia fazer mais nada. Depois, Jesus viu Maria chorando. Jesus ficou tão triste de ver Marta e Maria chorando que também chorou. (João 11:21, 33, 35) Ele sentiu a dor que nós sentimos quando morre uma pessoa que amamos.

6 Como isso nos consola? Isso nos consola porque mostra que Jesus e Jeová odeiam a morte. (João 14:9) E é muito bom saber que Jeová tem o poder para acabar com a morte de uma vez por todas. É exatamente isso o que ele vai fazer muito em breve.

JESUS RESSUSCITA LÁZARO

7, 8. (a) Por que Marta não queria que o túmulo de Lázaro fosse aberto? (b) O que Jesus fez depois que abriram o túmulo?

7 O corpo de Lázaro foi colocado num túmulo e a entrada foi fechada com uma grande pedra. Jesus disse: “Retirem a pedra.” Mas Marta não queria que o túmulo fosse aberto porque já fazia quatro dias que Lázaro tinha morrido. (João 11:39) Ela não sabia que Jesus ajudaria o irmão dela.

Imagine a alegria que a família e os amigos de Lázaro sentiram quando ele foi ressuscitado! — João 11:38-44

8 Jesus disse: “Lázaro, venha para fora!” Daí, Marta e Maria viram uma coisa impressionante. “O homem que estava morto saiu.” (João 11:43, 44) Lázaro foi ressuscitado por Jesus! Ele estava de novo junto com a família e os amigos. Eles podiam abraçar Lázaro e falar com ele. Que milagre maravilhoso!

JESUS RESSUSCITA UMA MENINA

9, 10. (a) Quem deu a Jesus o poder para ressuscitar os mortos? (b) Por que é importante sabermos das ressurreições que estão na Bíblia?

9 Será que Jesus ressuscitava os mortos com seu próprio poder? Não. Foi Jeová quem deu para Jesus esse poder. Jesus mostrou isso quando orou a Jeová antes de ressuscitar Lázaro. (Leia João 11:41, 42.) Mas Lázaro não foi o único que ressuscitou. * Por exemplo, a Bíblia fala de uma menina de 12 anos que ficou muito doente. Ela era a única filha de Jairo. Ele estava desesperado e implorou a Jesus para curar sua filha. Enquanto Jairo estava falando com Jesus, chegaram alguns homens e disseram: “Sua filha morreu! Por que incomodar mais o Instrutor?” Mas Jesus disse para Jairo: “Não tenha medo, apenas tenha fé, e ela será salva.” Jesus foi até a casa de Jairo. Quando eles chegaram lá, Jesus viu as pessoas chorando e disse: “Parem de chorar, pois ela não morreu; está dormindo.” Os pais da menina deviam estar se perguntando o que ele queria dizer com essas palavras. Jesus pediu para os outros saírem. Daí, entrou com os pais no quarto onde a menina estava. Jesus pegou com carinho a mão da menina e disse: “Menina, levante-se!” Imagine a alegria dos pais quando viram a menina se levantar e andar. Jesus tinha ressuscitado a filha deles! (Marcos 5:22-24, 35-42; Lucas 8:49-56) Depois disso, toda vez que eles olhavam para ela, eles se lembravam do que Jeová tinha feito por meio de Jesus.

10 É verdade que as pessoas que foram ressuscitadas por Jesus continuavam imperfeitas e morreram de novo depois. Mas é importante sabermos dessas ressurreições porque elas mostram que Jeová sem dúvida quer e vai ressuscitar os mortos.

JEOVÁ VAI RESSUSCITAR OS MORTOS

O apóstolo Pedro ressuscitou uma cristã chamada Dorcas. — Atos 9:36-42

Elias ressuscitou o filho de uma viúva. — 1 Reis 17:17-24

11. (a) O que a Bíblia diz em Eclesiastes 9:5? (b) O que isso mostra sobre o que aconteceu com Lázaro?

11 A Bíblia diz claramente em Eclesiastes 9:5 que “os mortos não sabem absolutamente nada”. Isso mostra que, depois que Lázaro morreu, ele não sabia de mais nada do que estava acontecendo. Como Jesus disse, era como se Lázaro estivesse dormindo. — João 11:11.

12. Como sabemos que Lázaro foi mesmo ressuscitado?

12 Muitas pessoas viram Jesus ressuscitar Lázaro. A ressurreição não era uma mentira. Lázaro estava vivo! Até mesmo os inimigos de Jesus sabiam desse milagre. (João 11:47) Além disso, muitas pessoas foram visitar Lázaro e começaram a acreditar que Jesus tinha sido mandado por Deus. Os inimigos de Jesus não gostaram nada disso e queriam matar Jesus e Lázaro. — João 11:53; 12:9-11.

13. Por que podemos ter certeza que Jeová pode ressuscitar os mortos?

13 Jeová criou tudo. Então, sabemos que ele tem o poder de dar vida às pessoas que já morreram. Além disso, Jesus disse que “todos os que estão nos túmulos memoriais” serão ressuscitados. (João 5:28) Isso quer dizer que Jeová guarda na lembrança tudo sobre as pessoas que ele vai ressuscitar. Será que isso é possível? Sim, porque a Bíblia diz que Jeová sabe o nome de cada estrela no Universo e existem bilhões delas. (Leia Isaías 40:26.) Se ele consegue se lembrar do nome de todas as estrelas, com certeza vai ser fácil ele se lembrar de tudo sobre as pessoas que ele vai ressuscitar.

14, 15. O que as palavras de Jó nos ensinam sobre a ressurreição?

14 Jó, um servo fiel de Jeová, acreditava na ressurreição. Ele perguntou: “Quando um homem morre, pode ele viver novamente?” Jó disse a Jeová: “Tu chamarás, e eu te responderei. Terás saudades do trabalho das tuas mãos.” Essas palavras de Jó nos ensinam que Jeová quer muito ressuscitar os mortos. — Jó 14:13-15.

15 Como você se sente quando pensa na ressurreição? Não fica feliz de saber que Jeová quer muito ressuscitar os mortos? Mas talvez você se pergunte: ‘E os meus parentes e amigos? Eles também vão ser ressuscitados?’ Vamos ver o que a Bíblia diz sobre aqueles que vão ser ressuscitados e onde eles vão viver.

“OUVIRÃO A VOZ DELE E SAIRÃO”

16. Por que a ressurreição que Deus fará no futuro será melhor ainda?

16 No passado, as pessoas que foram ressuscitadas voltaram a ficar junto com os parentes e amigos aqui na Terra. Isso também vai acontecer na ressurreição que Deus fará no futuro, mas será melhor ainda. Por quê? Porque as pessoas que forem ressuscitadas aqui na Terra vão ter a chance de viver para sempre e nunca mais morrer. E o mundo será muito diferente de hoje. As guerras, o crime e as doenças não existirão.

17. Quem será ressuscitado?

17 Quem será ressuscitado? Jesus disse que “todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele e sairão”. (João 5:28, 29) A Bíblia também diz: “O mar entregou os mortos nele, e a morte e a Sepultura entregaram os mortos nelas.” (Apocalipse 20:13) Isso quer dizer que bilhões de pessoas voltarão a viver. E o apóstolo Paulo disse que “haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. (Leia Atos 24:15.) Quem são os justos e os injustos?

No Paraíso, os mortos serão ressuscitados e vão ficar junto com seus parentes e amigos

18. Quem são os “justos” que vão ser ressuscitados?

18 Os “justos” são os servos fiéis de Jeová. Todos os servos de Jeová que viveram antes de Jesus vir à Terra fazem parte desse grupo. Noé, Abraão, Sara, Moisés, Rute e Ester são alguns exemplos. Você pode ler sobre alguns desses servos de Jeová no capítulo 11 de Hebreus. Mas “os justos” não são só os servos fiéis do passado. Os servos fiéis de Jeová que morrem nos nossos dias também fazem parte dos “justos” e vão ser ressuscitados.

19. Quem são os “injustos”? Que chance essas pessoas terão?

19 No grupo dos “injustos” estão os bilhões de pessoas que não tiveram a chance de conhecer a Jeová. Ele não se esqueceu delas. Jeová vai ressuscitar essas pessoas e vai dar a chance de aprenderem sobre ele e de fazerem a vontade dele.

20. Quem são as pessoas que não vão ser ressuscitadas?

20 Mas será que todos os que morrem vão ser ressuscitados? Não. Jesus disse que algumas pessoas não voltarão a viver. * (Lucas 12:5) São as pessoas que foram más e que não aceitariam mudar. Mas quem vai decidir quem será ressuscitado? Jeová é o Juiz final, mas ele também deu a Jesus autoridade “para ser juiz dos vivos e dos mortos”. — Atos 10:42.

OUTRO TIPO DE RESSURREIÇÃO

21, 22. (a) Como a pessoa que vai para o céu é ressuscitada? (b) Quem foi o primeiro a ser ressuscitado para viver no céu?

21 A Bíblia também diz que algumas pessoas vão viver no céu. A pessoa que vai viver no céu não é ressuscitada com um corpo humano. Ela é ressuscitada com um corpo espiritual.

22 Jesus foi o primeiro que ressuscitou para viver no céu. (João 3:13) Três dias depois de Jesus ter morrido, Jeová o ressuscitou. (Salmo 16:10; Atos 13:34, 35) Jesus não foi ressuscitado com um corpo humano. O apóstolo Pedro explicou que Jesus “foi morto na carne, mas recebeu vida no espírito”. (1 Pedro 3:18) Jesus voltou a viver como um espírito poderoso! (1 Coríntios 15:3-6) Mas a Bíblia diz que ele não seria o único.

23, 24. Quem são os que vão ressuscitar para viver no céu?

23 Um pouco antes de morrer, Jesus disse aos seus discípulos fiéis: “Vou embora para preparar um lugar para vocês.” (João 14:2) Isso quer dizer que alguns dos seguidores de Jesus seriam ressuscitados para viver com ele no céu. Jesus chamou esse grupo de “pequeno rebanho” porque não seriam muitos. (Lucas 12:32) O apóstolo João teve uma visão de quantos eles seriam. João disse que viu Jesus no céu “em pé no monte Sião, e com ele 144.000”. — Apocalipse 14:1.

24 Quando esses 144 mil cristãos seriam ressuscitados para viver no céu? Depois que Cristo se tornasse Rei. (1 Coríntios 15:23) Jesus já é Rei no céu, e a maioria dos 144 mil já morreram e foram ressuscitados. Mas alguns desse grupo ainda não morreram. Quando eles morrerem, serão ressuscitados para viver no céu no mesmo instante. E quando será a ressurreição dos bilhões de mortos que vão viver no Paraíso aqui na Terra? Será no futuro.

25. O que vamos estudar no próximo capítulo?

25 Logo Jeová vai soltar todos nós dessa prisão chamada morte. A morte não vai mais existir! (Leia Isaías 25:8.) Mas e os ressuscitados para o céu? O que eles vão fazer lá? A Bíblia explica que eles vão governar com Jesus no Reino de Deus. Vamos estudar mais sobre esse Reino no próximo capítulo.

^ parágrafo. 9 A Bíblia fala de outras pessoas que foram ressuscitadas: jovens, idosos, homens, mulheres, israelitas e estrangeiros. Você pode ler sobre isso em 1 Reis 17:17-24; 2 Reis 4:32-37 e 13:20, 21; Mateus 28:5-7; Lucas 7:11-17 e 8:40-56; Atos 9:36-42 e 20:7-12.

^ parágrafo. 20 A Bíblia diz que essas pessoas vão para a Geena. Veja a seção Entenda Melhor, n.° 19.