Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO DEZESSETE

Deus escuta as orações?

Deus escuta as orações?

“Aquele que fez o céu e a terra” quer ouvir nossas orações. — Salmo 115:15

1, 2. (a) Por que podemos dizer que a oração é um presente de Deus? (b) Por que precisamos saber o que a Bíblia diz sobre oração?

JEOVÁ criou o Universo e tudo o que existe. Em comparação com o Universo somos muito pequenos. A Bíblia diz que todas as pessoas na Terra são como uma gotinha de água para Jeová. (Salmo 115:15; Isaías 40:15) Mesmo assim, Deus quer ouvir nossas orações. O Salmo 145:18, 19 diz: “Jeová está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele satisfaz o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor por ajuda e os livra.” Pense nisso! Jeová, o Criador Todo-Poderoso, quer ouvir suas orações e quer ser seu amigo. A oração é um presente maravilhoso de Jeová.

2 É importante saber o que a Bíblia diz sobre oração porque Jeová só vai nos ouvir se orarmos do jeito certo. Vamos ver como podemos orar do jeito que agrada a Deus.

POR QUE A ORAÇÃO É IMPORTANTE?

3. Por que você deve orar a Jeová?

3 Jeová quer que você converse com ele por meio da oração. Veja o convite que ele faz em Filipenses 4:6, 7. (Leia.) O Criador do Universo quer que você fale para ele sobre seus problemas e seus sentimentos.

4. Por que orar a Jeová fortalece sua amizade com ele?

4 Se você sempre orar a Jeová, sua amizade com ele ficará cada vez mais forte. (Tiago 4:8) Por quê? A amizade entre duas pessoas fica mais forte quando elas sempre conversam sobre suas opiniões, preocupações e sentimentos. É a mesma coisa na amizade com Jeová. Por meio da oração você fala com ele. Você pode contar para ele tudo o que sente. E na Bíblia, Jeová diz para você o que ele pensa, sente e o que vai fazer no futuro.

O QUE PRECISAMOS FAZER PARA DEUS ESCUTAR NOSSAS ORAÇÕES?

5. Como a Bíblia mostra que Jeová não escuta todas as orações?

5 Será que Jeová escuta todas as orações? Não, ele não escuta todas as orações. No tempo do profeta Isaías, Jeová disse para os israelitas: “Embora façam muitas orações, não escuto; suas mãos estão cheias de sangue.” (Isaías 1:15) Isso mostra que Jeová não vai escutar nossas orações se fizermos o que ele odeia.

6. (a) Por que a fé é muito importante? (b) Como provamos que temos fé?

6 É muito importante termos fé para que Jeová escute nossas orações. (Marcos 11:24) O apóstolo Paulo explica: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente.” (Hebreus 11:6) Mas não é só dizer que temos fé. Precisamos provar que temos fé. Como? Obedecendo a Jeová todos os dias. — Leia Tiago 2:26.

7. (a) Por que precisamos ser humildes e respeitosos em nossas orações? (b) Como podemos fazer orações sinceras?

7 Precisamos ser humildes e respeitosos quando oramos a Jeová. Por quê? Imagine que você vai falar com o presidente de um país. Você teria que falar com respeito, não é? Então, devemos falar com Jeová com mais respeito e humildade ainda. Ele é o Deus Todo-Poderoso. (Gênesis 17:1; Salmo 138:6) Nossas orações também têm que ser sinceras. Temos que falar de coração o que sentimos, em vez de repetir sempre as mesmas palavras. — Mateus 6:7, 8.

8. O que devemos fazer depois de pedir alguma coisa em oração?

8 Além disso, depois de orar, precisamos agir de acordo com o que pedimos. Por exemplo, se pedimos a Jeová ajuda para ter o sustento, precisamos tentar ganhar o sustento. Vamos nos esforçar para trabalhar, mesmo que seja num serviço mais humilde. Não podemos ficar parados e achar que Jeová vai dar tudo para nós. (Mateus 6:11; 2 Tessalonicenses 3:10) Outro exemplo é quando oramos pedindo ajuda para deixar de fazer uma coisa errada. Além de orar, precisamos fugir de qualquer tentação. (Colossenses 3:5) Vamos ver agora algumas perguntas que as pessoas fazem sobre a oração.

ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE A ORAÇÃO

9. (a) Para quem devemos orar? (b) Por que devemos orar em nome de Jesus?

9 Para quem devemos orar? Para Jeová, nosso Pai nos céus. Foi isso o que Jesus ensinou aos seguidores dele. (Mateus 6:9) Então, devemos orar somente para Jeová. Mas nossas orações devem ser feitas em nome de Jesus. Por quê? Porque Jesus disse também: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6) Para Jeová aceitar nossas orações, temos que dar valor ao que Jesus fez. Ele veio para a Terra para nos livrar do pecado e da morte. (João 3:16; Romanos 5:12) Temos também que entender que Jeová escolheu Jesus como Juiz e, além disso, como Sumo Sacerdote que nos ajuda a ter o perdão de Deus. Quando oramos em nome de Jesus, mostramos que entendemos tudo isso. — João 5:22; Hebreus 6:20.

Você pode orar a Jeová a qualquer hora

10. Existe uma posição certa para orar? Explique.

10 Existe uma posição certa para orar? Não. A Bíblia diz que podemos conversar com Jeová em qualquer posição respeitosa. Ele não pede para ficarmos de joelhos, em pé ou sentados. (1 Crônicas 17:16; Neemias 8:6; Daniel 6:10; Marcos 11:25) Para Jeová, o mais importante não é a nossa posição, mas sim o que temos no coração. Podemos orar em voz alta ou em silêncio em qualquer lugar e a qualquer hora. Podemos ter certeza que Jeová vai nos escutar, mesmo que ninguém mais nos escute. — Neemias 2:1-6.

11. Sobre que coisas podemos orar a Jeová?

11 Sobre o que podemos orar? Podemos orar sobre qualquer coisa que esteja de acordo com a vontade de Jeová. A Bíblia diz: “Não importa o que peçamos segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14) Será que podemos orar sobre assuntos pessoais? Sim. A oração deve ser como uma conversa com um amigo querido. Podemos dizer a Jeová tudo o que pensamos e sentimos. (Salmo 62:8) Podemos pedir espírito santo para nos ajudar a fazer o que é certo. (Lucas 11:13) E também pedir sabedoria para tomar boas decisões e força para enfrentar os problemas. (Tiago 1:5) Devemos pedir perdão pelos nossos pecados. (Efésios 1:3, 7) Devemos também orar para Jeová ajudar outras pessoas, incluindo nossa família e os irmãos da congregação. — Atos 12:5; Colossenses 4:12.

12. O que deve ser mais importante nas nossas orações?

12 De todos os assuntos, qual deve ser o mais importante nas orações? Deve ser Jeová e a vontade dele. Jeová com certeza fez muitas coisas por nós e devemos agradecer por isso. (1 Crônicas 29:10-13) Jesus ensinou na oração do Pai-Nosso o que é mais importante. (Leia Mateus 6:9-13.) Devemos orar para que o nome de Deus seja santificado, ou seja, limpo de todas as mentiras faladas sobre ele. E devemos orar para que o Reino de Deus venha e a vontade de Jeová seja feita na Terra. Só depois dessas coisas muito importantes foi que Jesus nos ensinou a pedir o que precisamos. Se fizermos isso, nossas orações vão mostrar que Jeová e a vontade dele são as coisas mais importantes na nossa vida.

13. Nossas orações precisam ser longas?

13 Nossas orações precisam ser longas? A Bíblia não dá uma regra. As orações podem ser longas ou curtas, dependendo da situação. Por exemplo, antes das refeições podemos fazer uma oração mais curta. Mas, quando oramos para agradecer a Jeová ou para falar com ele sobre nossas preocupações, talvez nossas orações sejam mais longas. (1 Samuel 1:12, 15) Não devemos fazer orações longas só para chamar a atenção de outros, como alguns faziam nos dias de Jesus. (Lucas 20:46, 47) Jeová não gosta desse tipo de orações. Ele quer que nossas orações sejam feitas de coração.

14. (a) Quantas vezes por dia devemos orar? (b) O que isso mostra sobre Jeová?

14 Quantas vezes por dia devemos orar? Jeová nos incentiva a falar sempre com ele. A Bíblia diz: “Orem continuamente”, “perseverem em oração” e “orem constantemente”. (Mateus 26:41; Romanos 12:12; 1 Tessalonicenses 5:17) Isso mostra que Jeová está sempre pronto para nos ouvir. Podemos agradecer todos os dias o amor e a generosidade dele. Podemos pedir orientação, força e consolo. Se entendermos a importância da oração, falaremos sempre com Jeová.

15. Por que devemos dizer “amém” no fim da oração?

15 Por que devemos dizer “amém” no fim da oração? A palavra “amém” significa “certamente” ou “assim seja”. Quando dizemos “amém” no fim de nossas orações, mostramos que estamos sendo sinceros em nossas palavras. (Salmo 41:13) A Bíblia mostra que, quando concordamos com a oração de outra pessoa, dizemos “amém”, em voz alta ou em pensamento. — 1 Crônicas 16:36; 1 Coríntios 14:16.

COMO DEUS RESPONDE NOSSAS ORAÇÕES?

16. Por que podemos acreditar que Jeová responde as orações?

16 Será que Jeová responde nossas orações? Sim. A Bíblia diz que ele é “Ouvinte de oração”. (Salmo 65:2) Então, podemos acreditar que Jeová ouve e responde as orações sinceras de milhões de pessoas. E ele responde de diferentes modos.

17. Como Jeová usa os anjos e os servos dele para responder as orações?

17 Para responder nossas orações, Jeová usa os anjos. Ele usa também os servos dele aqui na Terra. (Hebreus 1:13, 14) Por exemplo, já aconteceu muitas vezes de uma pessoa orar pedindo para entender melhor a Bíblia e logo depois as Testemunhas de Jeová pregarem para ela. A Bíblia mostra que os anjos ajudam na pregação das boas novas na Terra inteira. (Leia Apocalipse 14:6.) Também, muitas vezes um irmão nos oferece ajuda depois de termos orado a Jeová sobre um problema ou uma necessidade. — Provérbios 12:25; Tiago 2:16.

A ajuda dos irmãos pode ser uma resposta de Jeová à nossa oração

18. (a) Como Jeová usa o espírito santo para responder nossas orações? (b) E como ele usa a Bíblia?

18 Jeová também responde as orações nos dando espírito santo. Quando pedimos ajuda para enfrentar um problema, Jeová pode usar seu espírito santo para nos orientar e dar força. (2 Coríntios 4:7) Outro modo de Jeová responder as orações é usando a Bíblia. Em nossa leitura da Bíblia, podemos encontrar textos que vão nos ajudar a tomar boas decisões. Além disso, um texto que um ancião lê para nós ou um comentário que alguém faz na reunião também podem ser respostas de Jeová para nossas orações. — Gálatas 6:1.

19. Por que podemos ter a impressão de que Jeová não respondeu uma oração?

19 Às vezes, podemos ter a impressão de que Jeová não respondeu uma oração porque já passou algum tempo e não aconteceu o que queríamos. Mas devemos lembrar que Jeová sabe o que precisamos. E ele sabe quando e como vai responder nossas orações. Devemos continuar orando para mostrar que nossos pedidos são sinceros e que confiamos em Deus. (Lucas 11:5-10) Algumas vezes a resposta de Jeová é diferente daquilo que achávamos que ele faria. Por exemplo, quando oramos porque estamos passando por um problema, pode ser que Jeová não acabe com o problema. Em vez disso, ele nos dá a força necessária para enfrentar essa situação difícil. — Leia Filipenses 4:13.

20. O que acontece quando oramos a Jeová?

20 A oração é um presente maravilhoso! Podemos ter certeza que Jeová dará atenção às nossas orações. (Salmo 145:18) Quanto mais orarmos a Jeová de coração, mais forte será nossa amizade com ele.