Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO DEZ

O que a Bíblia diz sobre os anjos?

O que a Bíblia diz sobre os anjos?

1. Por que é importante saber mais sobre os anjos?

É IMPORTANTE saber mais sobre os anjos. Por quê? Porque Jeová quer que as pessoas conheçam a família dele. E a Bíblia chama os anjos de “filhos de Deus”. (Jó 38:7) O que os anjos fazem? Como eles ajudaram as pessoas no passado? Será que eles podem nos ajudar hoje? — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 8.

2. (a) Quem criou os anjos? (b) Quantos anjos existem?

2 Colossenses 1:16 diz que, depois de Jeová ter criado Jesus, “foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra”. Isso mostra que foi Jeová quem criou os anjos. Quantos anjos Jeová criou? A Bíblia diz que existem muitos milhões de anjos. — Salmo 103:20; Apocalipse 5:11.

3. O que o livro de Jó nos conta sobre os anjos?

3 O livro de Jó mostra que os anjos foram criados antes de Jeová criar a Terra. Como será que eles se sentiram quando viram Jeová criando a Terra? Eles ficaram muito alegres. Todos os anjos eram unidos e obedientes a Jeová. — Jó 38:4-7.

OS ANJOS AJUDAM O POVO DE DEUS

4. Como sabemos que os anjos se interessam pelas pessoas?

4 A Bíblia mostra que os anjos sempre se interessaram pelas pessoas. Eles querem ver acontecer as coisas boas que Jeová quer para as pessoas e para a Terra. (Provérbios 8:30, 31; 1 Pedro 1:11, 12) Com certeza, os anjos ficaram muito tristes quando Adão e Eva desobedeceram a Jeová. E eles devem estar mais tristes ainda de ver que a maioria das pessoas não faz a vontade de Deus. A Bíblia diz que eles se alegram quando um pecador se arrepende e volta a obedecer a Deus. (Lucas 15:10) Os anjos têm um interesse maior ainda pelos servos de Jeová. E ele usa os anjos para proteger e ajudar seus servos. (Hebreus 1:7, 14) Vamos ver alguns exemplos disso.

“Meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões.” — Daniel 6:22

5. Dê exemplos de como os anjos já ajudaram os servos de Deus no passado.

5 Antes de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, Jeová mandou dois anjos para ajudar Ló e sua família a fugir de lá. (Gênesis 19:15, 16) Muito tempo depois, um rei condenou o profeta Daniel a ser comido por leões. Mas isso não aconteceu porque “Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões”. (Daniel 6:22) Outro exemplo foi o apóstolo Pedro. Ele estava preso e Jeová mandou um anjo para libertá-lo. (Atos 12:6-11) Jesus também foi ajudado pelos anjos quando estava na Terra. Uma dessas vezes foi logo depois que Jesus se batizou. (Marcos 1:13) E um pouco antes de Jesus ser morto, um anjo veio “e o fortaleceu”. — Lucas 22:43.

6. (a) Por que podemos confiar que os anjos ainda ajudam o povo de Deus? (b) Que perguntas precisamos responder?

6 Hoje os anjos não aparecem mais para as pessoas. Mas podemos confiar que os anjos ainda ajudam o povo de Deus porque a Bíblia diz que Jeová usa os anjos para proteger seus servos. (Salmo 34:7) Precisamos que os anjos nos protejam porque temos inimigos poderosos que querem nos prejudicar. Quem são esses inimigos? O que eles fazem para nos prejudicar? Para responder essas perguntas, precisamos saber de uma coisa que aconteceu logo depois que Jeová criou Adão e Eva.

ANJOS QUE SÃO INIMIGOS

7. O que Satanás está fazendo até hoje?

7 O capítulo 3 deste livro explicou que um anjo ficou contra Deus e quis governar no lugar de Deus. A Bíblia chama esse anjo de Satanás, o Diabo. (Apocalipse 12:9) Satanás quer que as pessoas fiquem contra Deus. Ele enganou Eva e continua enganando a maioria das pessoas até hoje. Mas alguns, como Abel, Enoque e Noé, continuaram obedientes. — Hebreus 11:4, 5, 7.

8. (a) Quem são os demônios? (b) O que os demônios fizeram para não morrer no Dilúvio?

8 Outros anjos seguiram a Satanás e ficaram contra Deus. A Bíblia chama esses anjos maus de demônios. Nos dias de Noé, alguns deles abandonaram o céu e vieram para a Terra viver como humanos. Por que eles fizeram isso? A Bíblia diz que eles queriam se casar com as mulheres. (Leia Gênesis 6:2.) Mas os anjos não foram feitos para casar. (Judas 6) As pessoas aqui na Terra também ficaram muito desobedientes e violentas. Então, Jeová decidiu destruir as pessoas ruins daquele tempo. A Terra inteira ficou coberta por água. A Bíblia chama isso de Dilúvio. Mas Jeová salvou seus servos obedientes. (Gênesis 7:17, 23) Para não morrer no Dilúvio, aqueles anjos maus voltaram para o céu. Eles se juntaram ao Diabo, que se tornou o chefe deles. — Mateus 9:34.

9. (a) O que aconteceu quando os demônios voltaram para o céu? (b) O que vamos ver agora?

9 O que aconteceu quando os demônios voltaram para o céu? Eles foram punidos. Jeová não deixou mais esses anjos maus fazerem parte da família dele. (2 Pedro 2:4) Os demônios não podem mais se transformar em humanos. Mesmo assim, eles continuam “enganando toda a terra habitada”. (Apocalipse 12:9; 1 João 5:19) Vamos ver agora como os demônios conseguem enganar tantas pessoas. — Leia 2 Coríntios 2:11.

COMO OS DEMÔNIOS ENGANAM AS PESSOAS?

10. O que os demônios usam para enganar as pessoas?

10 Uma coisa que os demônios usam para enganar as pessoas é o ocultismo. O que é isso? É um modo de entrar em contato com poderes sobrenaturais. Mesmo sem saber, a pessoa na verdade está fazendo contato com os demônios. Às vezes, a própria pessoa faz esse contato. Outras vezes isso acontece quando a pessoa busca a ajuda de um curandeiro, de um benzedeiro ou de um vidente. Mas a Bíblia diz para ficarmos bem longe de qualquer coisa que tenha a ver com os demônios. (Gálatas 5:19-21) O ocultismo é como uma armadilha que um caçador coloca para pegar um animal. Os demônios usam o ocultismo para enganar e controlar as pessoas. — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 26.

11. Por que a adivinhação é uma coisa perigosa?

11 Uma forma de ocultismo é a adivinhação. As pessoas tentam descobrir o que vai acontecer no futuro usando horóscopo, cartas de tarô ou uma bola de cristal. Outras vezes elas tentam interpretar sonhos ou ler a mão de alguém. Muitos acham que essas coisas não fazem nenhum mal. Mas são coisas muito perigosas. Por exemplo, a Bíblia mostra que os demônios usam as pessoas que fazem adivinhação. Atos 16:16-18 fala de “um demônio de adivinhação” que ajudava uma moça a falar o que aconteceria no futuro. Depois que o apóstolo Paulo expulsou o demônio, a moça não conseguia mais adivinhar o futuro.

12. (a) Por que é perigoso tentar falar com os mortos? (b) Por que os cristãos não participam de alguns costumes nos funerais?

12 Os demônios enganam as pessoas também de outra maneira. Eles querem que acreditemos que os mortos estão vivos em algum lugar. Eles espalham a ideia de que podemos falar com os mortos. Por exemplo, existem médiuns espíritas que dizem que podem falar com uma pessoa que morreu e até imitam a voz dela. (1 Samuel 28:3-19) Tentar falar com os mortos é muito perigoso porque quem faz isso entra em contato com os demônios. A Bíblia diz que não podemos falar com os mortos e eles não podem nos prejudicar. (Salmo 115:17) É por isso também que nos funerais os cristãos tomam cuidado com alguns costumes. Em alguns lugares, as pessoas fazem festas, oferecem sacrifícios ou dão presentes para os mortos. Em outros lugares, as pessoas acendem velas para eles. Mas os cristãos não participam desses costumes porque Deus não quer que seus servos façam coisas que têm a ver com os demônios. Talvez os parentes ou os vizinhos do cristão não entendam isso e fiquem chateados. Alguns brigam com o cristão ou deixam de falar com ele. Mesmo assim, se você quer ser fiel a Deus, nunca tente falar com os mortos nem participe de costumes que vão contra o que a Bíblia diz. — Leia Deuteronômio 18:10, 11; Isaías 8:19.

13. O que aconteceu com muitas pessoas que sofriam nas mãos dos demônios?

13 Além de enganar as pessoas, os demônios também gostam de fazer mal para elas. E eles estão cada vez mais violentos. Por quê? Porque sabem que Deus não vai deixar que eles continuem fazendo mal para as pessoas. O tempo deles está acabando. (Apocalipse 12:12, 17) Muitas pessoas que já sofreram nas mãos dos demônios não têm mais medo e hoje estão livres deles. Como elas conseguiram isso?

COMO UMA PESSOA PODE SE LIVRAR DOS DEMÔNIOS?

14. O que uma pessoa precisa fazer para se livrar de qualquer contato com os demônios?

14 A Bíblia diz o que temos que fazer para nos livrar dos demônios e ficar bem longe deles. Ela fala de algumas pessoas que tinham contato com os demônios antes de se tornarem cristãs. Elas moravam na cidade de Éfeso. Como elas conseguiram se livrar dos demônios? A Bíblia diz: “Um bom número dos que haviam praticado artes mágicas juntaram seus livros e os queimaram.” (Atos 19:19) Essas pessoas sabiam que o primeiro passo para se livrar dos demônios seria destruir todos os livros de magia que tinham. Hoje em dia, quem quiser servir a Jeová também precisa destruir as coisas que têm ligação com os demônios. Essas coisas podem ser livros, revistas, horóscopos, filmes, músicas, videogames ou objetos usados para dar sorte e proteção. Algumas pessoas se interessam por coisas que falam de magia ou de poderes sobrenaturais. Às vezes, pode parecer que essas coisas são só para diversão e que não fazem nenhum mal. Mas não se engane. Tudo isso está ligado aos demônios. — 1 Coríntios 10:21.

15. O que mais devemos fazer para nos proteger de Satanás e dos demônios?

15 Os demônios não desistiram de tentar desviar as pessoas em Éfeso. Alguns anos depois de aqueles cristãos terem destruído os livros de magia, o apóstolo Paulo disse que eles ainda tinham uma luta “contra as forças espirituais malignas”. (Efésios 6:12) Então, o que mais eles podiam fazer? O apóstolo Paulo disse que eles deviam usar “o grande escudo da fé” para se proteger dos ataques de Satanás e dos demônios. (Efésios 6:16) No passado, os soldados usavam um escudo para se proteger. Da mesma maneira, nós hoje podemos usar a fé como se fosse um escudo. Precisamos ter total confiança de que Jeová vai nos proteger. Assim, ficaremos livres de Satanás e dos demônios. — Mateus 17:20.

16. Como podemos deixar nossa fé em Jeová bem forte?

16 Como podemos deixar nossa fé em Jeová bem forte? Precisamos ler a Bíblia todos os dias. Assim, vamos ver que Jeová pode nos proteger e nossa confiança nele vai aumentar. Quando nossa fé é forte, Satanás e os demônios não conseguem fazer nenhum mal para nós. — 1 João 5:5.

17. O que mais vai nos proteger dos demônios?

17 O que mais os cristãos em Éfeso precisavam fazer? Aquela cidade tinha muita influência dos demônios. Por isso, Paulo disse para os cristãos sempre fazerem orações. (Efésios 6:18) Eles precisavam pedir a proteção de Jeová em todos os momentos. Nós também vivemos num mundo que tem muita influência dos demônios. Então, nós precisamos orar usando o nome de Jeová e pedir para ele nos proteger. (Leia Provérbios 18:10.) Jeová vai nos ajudar quando pedimos para ele nos livrar de Satanás. — Salmo 145:19; Mateus 6:13.

18, 19. (a) Como podemos vencer a luta contra Satanás e os demônios? (b) Que pergunta vamos responder no próximo capítulo?

18 Para vencer a luta contra Satanás e os demônios, precisamos nos livrar de tudo o que tem a ver com eles e confiar na proteção de Jeová. Não precisamos ter medo dos demônios. (Leia Tiago 4:7, 8.) Jeová é muito mais poderoso do que eles. Jeová puniu os demônios nos dias de Noé e no futuro vai destruir todos esses anjos maus. (Judas 6) Então, não estamos sozinhos na nossa luta contra Satanás. Jeová usa os anjos fiéis para nos proteger. (2 Reis 6:15-17) Podemos ter certeza que, com a ajuda de Jeová, vamos vencer essa luta. —1 Pedro 5:6, 7; 2 Pedro 2:9.

19 Mas, se Satanás e os demônios fazem tanto mal, por que Deus ainda não acabou com eles? Vamos responder essa pergunta no próximo capítulo.