Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Você Pode Entender a Bíblia!

 CAPÍTULO DOIS

A Bíblia é de Deus?

A Bíblia é de Deus?

1, 2. Por que a Bíblia é um presente maravilhoso de Deus?

IMAGINE que um amigo faz uma surpresa e lhe dá um presente. Como você se sente? Você com certeza fica feliz porque ele se lembrou de você! Você agradece a seu amigo e não vê a hora de abrir o presente.

2 A Bíblia é um presente maravilhoso de Deus. Por quê? Porque o que ela diz não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Por exemplo, ela diz que Deus criou os céus, a Terra e o primeiro homem e a primeira mulher. A Bíblia nos ajuda a enfrentar os problemas que aparecem em nossa vida. E ela ensina que Deus quer que a Terra seja um lugar melhor e mostra como ele vai fazer isso.

3. O que você vai entender se continuar estudando a Bíblia?

3 Se você continuar estudando a Bíblia, vai entender que Deus quer que você seja amigo dele. Quanto mais você conhecer a Deus, mais forte será sua amizade com ele.

4. Que informações sobre a Bíblia são impressionantes?

4 A Bíblia foi traduzida para mais de 2.800 idiomas e bilhões delas já foram impressas. Mais de 90% das pessoas no mundo podem ler a Bíblia no próprio idioma. E toda semana mais de 1 milhão de pessoas conseguem uma Bíblia! Nenhum livro é igual a ela!

5. Por que podemos dizer que a Bíblia é de Deus?

5 A Bíblia é “inspirada por Deus”. (Leia 2 Timóteo 3:16.) Mas alguns talvez pensem: ‘Como a Bíblia pode ser de Deus se foi escrita por homens?’ A própria Bíblia responde: “Os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos [ou orientados] por espírito santo.” (2 Pedro 1:21) Imagine que uma avó pede para o neto escrever uma carta que ela vai ditar. De quem é a carta? É da avó ou do neto? A carta é da avó. Da mesma maneira, a Bíblia é de Deus, não dos homens que ele usou para escrevê-la. Esses homens escreveram os pensamentos de Deus. Sem dúvida, a Bíblia é “a palavra de Deus”. — 1 Tessalonicenses 2:13; veja a seção Entenda Melhor, n.° 2.

A Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada pode ser lida em muitas línguas

A BÍBLIA NUNCA ERRA

6, 7. Por que podemos dizer que todas as partes da Bíblia estão de acordo?

6 Demorou mais de 1.600 anos para terminar de escrever a Bíblia. Os homens que a escreveram viveram em épocas diferentes. Alguns eram bem instruídos e outros não. Por exemplo, um deles era médico. Outros eram agricultores, pescadores, pastores, profetas, juízes e reis. Ainda assim, todas as partes da Bíblia estão de acordo. Por que podemos dizer isso? Porque, mesmo com escritores tão diferentes, a Bíblia não diz uma coisa numa parte e depois diz o contrário em outra parte. *

7 O começo da Bíblia explica como os problemas deste mundo começaram. O fim da Bíblia conta como Deus vai resolver esses problemas transformando a Terra num paraíso. A Bíblia fala sobre milhares de anos da história do homem e mostra que Deus sempre faz acontecer o que ele quer.

8. Que exemplos mostram que a Bíblia sempre está certa quando fala sobre ciência?

8 A Bíblia não é um livro de ciência nem é um livro de escola. Mas, quando fala sobre assuntos científicos, ela sempre está certa. É isso o que se espera de um livro que é de Deus. Por exemplo, em Levítico Deus ensinou os israelitas o que fazer para não deixar as doenças se espalharem. Essa parte da Bíblia foi escrita muito tempo antes de se descobrir que as doenças são causadas por bactérias e vírus. Outro exemplo de que a Bíblia está certa em assuntos científicos é quando ela fala sobre a Terra. Ela diz que a Terra não está apoiada sobre nada. (Jó 26:7) E a Bíblia já dizia que a Terra é redonda quando a maioria das pessoas nem imaginava isso. — Isaías 40:22.

9. O que a honestidade dos escritores da Bíblia mostra?

9 E, quando a Bíblia fala sobre História, ela sempre conta a verdade. Isso não acontece com a História das nações. Às vezes, os escritores não contavam quando a nação deles perdia uma batalha. Já os escritores da Bíblia foram honestos em contar tudo, mesmo quando a nação deles, Israel, era derrotada. Eles escreveram também sobre os próprios erros. Por exemplo, Moisés, um dos escritores da Bíblia, não escondeu um erro grave que ele fez e contou como Deus o castigou por isso. (Números 20:2-12) A honestidade dos escritores da Bíblia mostra que ela é de Deus e que podemos confiar nela.

UM LIVRO CHEIO DE CONSELHOS BONS

10. Por que até hoje os conselhos da Bíblia podem ajudar?

10 Por ser inspirada por Deus, a Bíblia serve “para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas”. (2 Timóteo 3:16) Até hoje os conselhos da Bíblia podem ajudar. Por quê? Porque são conselhos de Jeová, o nosso Criador. Ele entende o que pensamos e sentimos. Ele sabe mais sobre nós do que nós mesmos e quer que sejamos felizes. Ele sabe o que é bom e o que é mau para nós.

11, 12. (a) Nos capítulos 5 a 7 de Mateus, que conselhos de Jesus encontramos? (b) O que mais podemos aprender na Bíblia?

11 Nos capítulos 5 a 7 de Mateus, encontramos conselhos muito bons de Jesus. Conselhos sobre como ser feliz, como se dar bem com outros, como orar, ou rezar, e que lugar o dinheiro deve ter na nossa vida. É verdade que Jesus deu esses conselhos 2 mil anos atrás, mas eles ainda valem hoje e nos ajudam muito.

12 Na Bíblia, Jeová também nos ensina princípios que nos ajudam a viver bem com nossa família, a ser bons trabalhadores e a estar em paz com as pessoas. Os princípios da Bíblia sempre nos ajudam, não importa quem somos, onde moramos ou que problemas temos. — Leia Isaías 48:17; veja a seção Entenda Melhor, n.° 3.

VOCÊ PODE CONFIAR NAS PROFECIAS DA BÍBLIA

Isaías, um dos escritores da Bíblia, disse que Babilônia seria conquistada

13. O que Isaías disse que aconteceria com Babilônia?

13 Muitas profecias da Bíblia já se cumpriram. Por exemplo, Isaías disse que a cidade de Babilônia seria destruída. (Isaías 13:19) Ele contou como a cidade seria derrotada. Babilônia estava protegida por uma enorme muralha, grandes portões e um rio. Mas Isaías disse que o rio secaria e que os portões ficariam abertos. Os inimigos entrariam na cidade sem precisar lutar. Isaías disse até o nome do homem que derrotaria Babilônia. O nome dele seria Ciro. — Leia Isaías 44:27–45:2; veja a seção Entenda Melhor, n.° 4.

14, 15. Como a profecia de Isaías se cumpriu?

14 Duzentos anos depois de Isaías ter escrito essa profecia, um exército se aproximou de Babilônia pronto para atacar. Quem era o líder desse exército? Era o rei da Pérsia, um homem chamado Ciro, exatamente como a profecia dizia. Estava tudo pronto para as outras partes da profecia acontecerem.

15 Na noite do ataque, os babilônios estavam dando uma festa. Eles se sentiam protegidos por causa da enorme muralha e do rio. Fora da cidade, Ciro e seu exército desviavam a água do rio. Quando o nível da água baixou, os soldados conseguiram passar pelo rio. Mas como o exército passaria pela muralha da cidade? Os portões da cidade ficaram abertos, como a profecia tinha dito. Então, os soldados entraram sem precisar lutar.

16. (a) O que Isaías disse sobre o futuro de Babilônia? (b) O que prova que a profecia de Isaías se cumpriu?

16 Isaías disse que chegaria o tempo em que ninguém moraria mais em Babilônia. Ele escreveu: “Nunca mais será habitada, nem será povoada de geração em geração.” (Isaías 13:20) Será que essa profecia se cumpriu? Sim. Ninguém mais mora no lugar onde existia Babilônia. Esse lugar fica uns 80 quilômetros ao sul de Bagdá, no Iraque, e hoje só existem ruínas lá. Jeová varreu Babilônia “com a vassoura da destruição”. — Isaías 14:22, 23. *

As ruínas de Babilônia

17. Por que podemos confiar em todas as promessas de Deus?

17 Podemos confiar no que a Bíblia diz sobre o futuro porque muitas profecias da Bíblia já se cumpriram. Isso nos dá certeza que Jeová vai cumprir sua promessa de transformar a Terra num paraíso. (Leia Números 23:19.) Nós temos a esperança de vida eterna que Deus “prometeu muito tempo atrás”, e ele “não pode mentir”. — Tito 1:2. *

A BÍBLIA PODE MUDAR A SUA VIDA

18. O que Paulo disse sobre “a palavra de Deus”?

18 Nós vimos que não existe nenhum livro igual à Bíblia. As informações nela estão de acordo, e ela nunca erra quando fala de algum assunto científico ou histórico. Além disso, a Bíblia dá conselhos bons e tem muitas profecias que já se cumpriram. Mas ela faz mais do que isso. O apóstolo Paulo escreveu: “A palavra de Deus é viva e exerce poder.” O que isso quer dizer? — Leia Hebreus 4:12.

19, 20. (a) Como a Bíblia ajuda você a saber que tipo de pessoa você é? (b) Como você pode mostrar que dá valor à Bíblia?

19 Isso quer dizer que a Bíblia pode mudar a sua vida e ajudar você a saber que tipo de pessoa você é. Como? Ela pode ajudar você a entender seus pensamentos e sentimentos mais íntimos. Por exemplo, talvez nós digamos que amamos a Deus. Daí, lemos a Bíblia e aprendemos o que Deus quer de nós. Será que vamos obedecer? Só assim mostraremos que amamos mesmo a Deus.

20 Sem dúvida, a Bíblia é um livro de Deus. Ele quer que você leia, estude e ame a Bíblia. Mostre que você dá valor a esse presente de Deus. Como? Continuando a estudar a Bíblia. Dessa maneira, você vai aprender qual é a vontade de Deus para os humanos. No próximo capítulo, vamos aprender mais sobre isso.

^ parágrafo. 6 Alguns dizem que as informações da Bíblia não combinam umas com as outras, mas isso não é verdade. Veja o capítulo 7 do livro A Bíblia — Palavra de Deus ou de Homem?, publicado pelas Testemunhas de Jeová.

^ parágrafo. 16 Se você quiser saber mais sobre profecias da Bíblia, leia as páginas 27 a 29 da brochura Um Livro para Todas as Pessoas, publicada pelas Testemunhas de Jeová.

^ parágrafo. 17 A destruição de Babilônia é apenas uma das profecias da Bíblia que se cumpriram. Você pode ler sobre profecias que falam de Jesus Cristo na seção Entenda Melhor, n.° 5.

SAIBA MAIS

QUEM ESTÁ FAZENDO A VONTADE DE JEOVÁ HOJE?

Como a verdade bíblica foi redescoberta?

Como podemos ter certeza de que temos um entendimento correto do que a Bíblia ensina?