Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Boas Notícias de Deus para Você!

LIÇÃO 4

Quem é Jesus Cristo?

Quem é Jesus Cristo?

1. Será que Jesus sempre existiu?

Por que todo mundo gostava de ficar perto de Jesus? — MATEUS 11:29; MARCOS 10:13-16.

Não. Jesus foi a primeira pessoa que Deus criou. Ele era um anjo e morava no céu antes de vir à Terra. (João 8:23) Jesus ajudou seu Pai a criar todas as outras coisas. Na Bíblia ele é chamado de “unigênito”. Isso quer dizer que ele foi a única pessoa criada só por Deus. (João 1:14) Jesus também é chamado na Bíblia de “a Palavra”, porque ele passava as orientações de Deus para os outros. — Leia Provérbios 8:22, 23, 30; Colossenses 1:15, 16.

2. Por que Jesus veio para a Terra?

Jesus veio para a Terra por três motivos. (1) Ensinar a verdade sobre Deus, (2) mostrar como fazer a vontade de Deus mesmo em situações difíceis e (3) dar a vida perfeita dele para nos libertar, como um “resgate”. Como Jesus veio para a Terra? Deus fez um milagre, e uma virgem chamada Maria ficou grávida. O bebê era Jesus. — Lucas 1:30-35. — Leia Mateus 20:28.

3. Por que precisamos ser libertados?

Precisamos ser libertados porque pecamos e morremos. Quando Deus criou Adão, ele não queria que as pessoas ficassem velhas nem que morressem. Ele queria que Adão fosse obediente e vivesse para sempre. Mas Adão não foi obediente. (Gênesis 2:16, 17; 5:5) E todos os que vieram de Adão ficaram presos ao pecado e à morte. Era necessário um resgate para nos libertar. Resgate é um valor que alguém paga para libertar uma pessoa que corre risco de vida. — Êxodo 21:29, 30. — Leia Romanos 5:12; 6:23.

Então, quem poderia pagar esse resgate e nos libertar da morte? Teria que ser alguém sem pecado. — Leia Salmo 49:7-9.

4. Por que Jesus morreu?

Jesus morreu porque amava as pessoas. Ele não merecia morrer porque era perfeito. Mesmo assim ele obedeceu ao Pai dele e morreu para nos libertar do pecado. Por causa do que Jesus fez, Deus perdoa os pecados das pessoas. Deus mostrou seu amor quando mandou seu Filho para nos libertar. — Leia João 3:16; Romanos 5:18, 19.

5. O que Jesus está fazendo?

Jesus é Rei e está governando no céu. Quando esteve na Terra, Jesus ressuscitou pessoas, curou doentes e aliviou o sofrimento de muitos. (Mateus 15:30, 31; João 5:28) Depois que ele morreu, Deus o ressuscitou para viver no céu. (1 Pedro 3:18) Daí, Jesus esperou até Jeová dizer que era hora de ele começar a governar. (Hebreus 10:12, 13) Hoje, muitas pessoas no mundo inteiro obedecem a ele e ensinam para os outros que ele é Rei. As coisas boas que Jesus fez aqui na Terra mostram o que ele vai fazer no futuro. — Leia Daniel 7:13, 14; Mateus 24:14.

Logo, Jesus vai destruir os maus, e ninguém mais vai sofrer. Quem tiver fé e for obediente a Jesus vai viver para sempre num paraíso na Terra. — Leia Salmo 37:9-11.