Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua angolana de sinais

Boas Notícias de Deus para Você!

LIÇÃO 11

Como a Bíblia pode nos ajudar?

Como a Bíblia pode nos ajudar?

1. Por que precisamos dos conselhos de Deus?

Como a Bíblia nos ajuda a proteger a nossa vida e a vida de outras pessoas? — SALMO 36:9.

Nosso Criador é muito mais sábio do que nós. Ele é um pai amoroso que cuida de nós. Nós dependemos de Deus para ser felizes. (Jeremias 10:23) Assim como uma criancinha precisa da ajuda dos pais, todos nós precisamos da ajuda de Deus. (Isaías 48:17, 18) A Bíblia nos dá essa ajuda. Ela é como um presente de Deus. — Leia 2 Timóteo 3:16.

Se obedecermos às leis de Jeová, vamos ser mais felizes hoje e vamos saber o que fazer para ser felizes para sempre. Foi Deus que nos criou. Por isso, nada mais justo do que seguirmos os conselhos dele. — Leia Salmo 19:7, 11; Apocalipse 4:11.

2. Como podemos usar a Bíblia para tomar decisões?

Às vezes, a Bíblia tem uma lei que vale para uma situação específica. (Deuteronômio 22:8) Outras vezes, o que a Bíblia diz pode ser usado em várias situações da vida. Então, precisamos pensar para saber como a Bíblia nos ajuda a tomar decisões. (Provérbios 2:10-12) Por exemplo, a Bíblia nos ensina que a vida é um presente de Deus. Quando nos lembramos disso, fazemos tudo para proteger a nossa vida e a vida de outros. Fazemos isso no trabalho, em casa ou numa viagem. — Leia Atos 17:28.

3. Quais são os dois mandamentos mais importantes?

Jesus disse quais são os dois mandamentos mais importantes. O primeiro mostra que o nosso objetivo na vida é conhecer, amar e servir a Deus. Devemos levar isso em conta em todas as nossas decisões. (Provérbios 3:6) A pessoa que leva a sério esse mandamento pode ter amizade com Deus, ser feliz e viver para sempre. — Leia Mateus 22:36-38.

O segundo mandamento nos ajuda a viver em paz com as pessoas. (1 Coríntios 13:4-7) Para fazer o que esse mandamento diz, precisamos tratar as pessoas como Deus trata. — Leia Mateus 7:12; 22:39, 40.

4. Como a Bíblia pode nos ajudar?

A Bíblia ensina as famílias a terem mais amor e a serem unidas. (Colossenses 3:12-14) Ela diz que o casamento foi feito para durar para sempre. Isso também protege a família. — Leia Gênesis 2:24.

Fazer o que a Bíblia ensina pode nos proteger em vários sentidos. Por exemplo, a Bíblia diz que devemos ser honestos e trabalhadores. Geralmente, os patrões preferem ter empregados assim. (Provérbios 10:4, 26; Hebreus 13:18) A Bíblia também diz que a amizade com Deus é mais importante do que o dinheiro. Ela fala que devemos nos preocupar em ter só o que é necessário para viver. — Leia Mateus 6:24, 25, 33; 1 Timóteo 6:8-10.

Quem segue a Bíblia também protege a saúde. (Provérbios 14:30; 22:24, 25) Por exemplo, a Bíblia não nos proíbe de tomar bebida alcoólica, mas deixa claro que é errado beber demais. Obedecer a essa lei nos protege de doenças graves e de acidentes. (Salmo 104:15; Provérbios 23:20; 1 Coríntios 6:10) Além disso, a Bíblia nos ajuda a pensar do jeito certo. (Salmo 119:97-100) Com certeza, fazer o que a Bíblia diz é muito bom para nós. Mas os servos de Deus fazem isso principalmente porque querem honrar a Jeová. — Leia Mateus 5:14-16.

 

SAIBA MAIS

Peça um estudo bíblico

Tenha aulas da Bíblia gratuitas no horário e local de sua preferência.