Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua brasileira de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Maio de 2016

Aproveite ao máximo toda a instrução de Jeová

Aproveite ao máximo toda a instrução de Jeová

“Eu, Jeová, sou o seu Deus, Aquele que ensina o que é melhor para você.” — ISA. 48:17.

CÂNTICOS: 117, 114

1, 2. (a) O que as Testemunhas de Jeová sentem pela Bíblia? (b) De que parte da Bíblia você mais gosta?

AS TESTEMUNHAS de Jeová amam a Bíblia. Ela nos dá instruções confiáveis e nos ajuda a encontrar consolo e esperança. (Rom. 15:4) Para nós, a Bíblia não é uma simples coleção de ideias humanas, mas é “a palavra de Deus”. — 1 Tes. 2:13.

2 Todos nós provavelmente temos uma parte da Bíblia de que gostamos mais. Alguns gostam bastante dos Evangelhos, porque aprendem sobre a bela personalidade de Jeová ao ler sobre a vida de seu Filho. (João 14:9) Outros gostam das partes sobre profecias, como o livro de Apocalipse, que fala das “coisas que têm de ocorrer em breve”. (Apo. 1:1) E com certeza todos nós já fomos consolados ao ler os Salmos ou aprendemos lições práticas do livro de Provérbios. Sem dúvida, a Bíblia é um livro para todas as pessoas.

3, 4. (a) O que sentimos pelas nossas publicações? (b) Que publicações são escritas especialmente para alguns leitores?

3 Nós também amamos nossas publicações, porque elas são baseadas na Bíblia. Os livros, brochuras, revistas e outras publicações fazem parte do alimento espiritual que Jeová nos dá. Essas publicações nos alertam sobre os perigos, nos mantêm bem alimentados e fortalecem nossa fé. — Tito 2:2.

4 Muitas das nossas publicações são escritas para as Testemunhas de Jeová em geral. Mas algumas publicações são escritas especialmente para alguns leitores, como jovens ou pais. E grande parte das publicações que imprimimos ou do conteúdo do nosso site é preparada para pessoas que não são Testemunhas de Jeová. Quando vemos a quantidade de alimento espiritual disponível, fica claro que Jeová está cumprindo sua promessa de fazer “para todos os povos um banquete de pratos excelentes”. — Isa. 25:6.

5. O que com certeza deixa Jeová feliz?

5 Sem dúvida, a maioria de nós gostaria de ter mais tempo para ler a Bíblia e as publicações. Mas com certeza Jeová fica feliz em ver que nos esforçamos em ‘usar o nosso tempo do melhor modo possível’ para ler a Bíblia todos os dias e fazer nosso estudo pessoal. (Efé. 5:15, 16) É verdade que nem sempre conseguimos dar a mesma atenção a todas as publicações. Mas precisamos tomar cuidado para não cair numa armadilha. Que armadilha?

6. O que poderia nos levar a perder partes valiosas da instrução que Jeová nos dá?

6 Existe a armadilha de achar que algumas partes do alimento espiritual não servem para nós. Por exemplo, às vezes pode parecer que um trecho da Bíblia não se aplica em nosso caso ou que certa publicação foi escrita só para um determinado grupo de pessoas. O que fazemos nesses casos? Será que damos pouca atenção a essas informações ou até mesmo as deixamos de lado? Se fizermos isso, correremos o risco de perder informações que poderiam nos ajudar muito. O que podemos fazer para não cair nessa armadilha? Primeiro de tudo, não podemos nos esquecer de que todo o alimento espiritual que recebemos vem de Jeová. Por meio do profeta Isaías, ele disse: “Eu, Jeová, sou o seu Deus, Aquele que ensina o que é melhor para você.” (Isa. 48:17) Assim, vai ser bom considerar três sugestões para aproveitar ao máximo tudo o que lemos na Bíblia. Também vamos considerar alguns dos tipos de alimento espiritual que temos disponível e como eles podem nos ajudar.

COMO APROVEITAR AO MÁXIMO A LEITURA DA BÍBLIA

7. Por que precisamos ler a Bíblia com a mente aberta?

7 Leia com a mente aberta. A Bíblia é clara ao dizer que “toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa”. (2 Tim. 3:16) É verdade que algumas partes da Bíblia foram escritas para ajudar determinada pessoa ou grupos de pessoas. É por isso que precisamos ler as Escrituras com a mente aberta. Um irmão disse: “Quando leio a Bíblia, tento lembrar que em apenas um trecho eu posso aprender várias coisas. Isso me motiva a enxergar além do óbvio.” Antes de ler a Palavra de Deus, é importante orar e pedir para ter mente aberta e sabedoria para identificar as lições que Jeová quer nos ensinar. — Esd. 7:10; leia Tiago 1:5.

Você está aproveitando ao máximo sua leitura da Bíblia? (Veja o parágrafo 7.)

8, 9. (a) Que perguntas podemos nos fazer ao ler a Bíblia? (b) O que aprendemos de Jeová ao ler sobre o que ele espera dos anciãos?

8 Faça perguntas. Quando ler um trecho da Bíblia, tire tempo para se perguntar: ‘O que isso me ensina sobre Jeová? Como posso aplicar isso em minha vida? Como posso usar o que eu li para ajudar outras pessoas?’ Pensar nessas perguntas vai tornar nossa leitura da Bíblia mais significativa. Como exemplo, pense no que a Bíblia diz sobre o que se espera de um ancião. (Leia 1 Timóteo 3:2-7.) Já que a maioria de nós não é ancião, pode parecer que esses versículos não têm muita aplicação para nós. Mas, quando lemos esse trecho considerando as perguntas a seguir, chegamos à conclusão de que os pontos alistados em 1 Timóteo podem nos ajudar de muitas maneiras.

9 O que isso me ensina sobre Jeová? Essa lista de qualificações revela que Jeová espera muito daqueles que servem como anciãos. Ele quer que esses irmãos sejam um bom exemplo. Além disso, eles vão prestar contas pela forma como tratam a congregação, “que ele comprou com o sangue do seu próprio Filho”. (Atos 20:28) Jeová quer que suas ovelhas se sintam seguras sob os cuidados desses pastores. (Isa. 32:1, 2) Vendo por esse lado, as qualificações que a Bíblia alista para os anciãos nos mostram o quanto Jeová nos ama.

10, 11. (a) Como 1 Timóteo 3:2-7 pode ser útil para todos nós? (b) Como podemos usar esse texto para ajudar outras pessoas?

10 Como posso aplicar isso em minha vida? De vez em quando, um irmão que serve como ancião deve parar e analisar os pontos alistados em 1 Timóteo 3:2-7 para ver onde ele precisa melhorar. A pessoa que está “se esforçando para ser superintendente” precisa fazer o seu melhor para cumprir tudo o que está nessa lista. (1 Tim. 3:1) Mas, na verdade, essa lista pode ser útil para todo cristão, já que a maioria dos pontos ali envolve coisas que Jeová espera de todos os cristãos. Por exemplo, todos nós devemos ser razoáveis e sensatos. (Fil. 4:5; 1 Ped. 4:7) E, já que os anciãos são “exemplos para o rebanho”, podemos aprender com eles e ‘imitar sua fé’. — 1 Ped. 5:3; Heb. 13:7.

11 Como posso usar o que eu li para ajudar outras pessoas? Podemos usar essa lista de qualificações para ajudar os interessados ou os estudantes da Bíblia a ver como os anciãos são diferentes dos pastores e padres das igrejas. Também, podemos ajudar os próprios anciãos. Como assim? Quando lemos essa lista, talvez nos lembremos do quanto os anciãos em nossa congregação se esforçam para nos ajudar. E pensar em todo o sacrifício que eles fazem aumenta muito o respeito que temos por esses irmãos, “que trabalham arduamente” entre nós. (1 Tes. 5:12) Quanto mais mostrarmos nosso respeito por esses anciãos dispostos e trabalhadores, mais alegria eles terão em cumprir o seu papel. — Heb. 13:17.

12, 13. (a) Que pesquisa podemos fazer usando as ferramentas que temos? (b) Dê um exemplo que mostra como fazer pesquisa pode nos ajudar a perceber lições importantes.

12 Faça pesquisas. Podemos usar as ferramentas de pesquisa que temos para procurar as seguintes informações:

  • Quem escreveu essa parte da Bíblia?

  • Onde e quando essa parte foi escrita?

  • O que estava acontecendo quando esse livro foi escrito?

Essas informações adicionais podem nos ajudar a perceber lições que talvez de início não sejam tão claras.

13 Por exemplo, veja o que diz Ezequiel 14:13, 14: “Se um país pecar contra mim, agindo de modo infiel, eu estenderei a mão contra ele e cortarei o seu suprimento de alimento, enviarei contra ele a fome e eliminarei dele homens e animais. ‘Mesmo que estes três homens — Noé, Daniel e Jó — estivessem nele, eles, com a sua justiça, conseguiriam salvar apenas a si mesmos’, diz o Soberano Senhor Jeová.” Com um pouco de pesquisa, aprendemos que essa parte do livro de Ezequiel foi escrita por volta do ano 612 AEC. Nessa época, Noé e Jó já estavam mortos havia centenas de anos, mas Deus ainda se lembrava da lealdade deles. Por outro lado, Daniel ainda estava vivo. Ele devia ter uns 20 anos quando Jeová disse que ele era tão justo quanto Noé e Jó. O que aprendemos? Jeová vê e dá muito valor a todos os que o servem lealmente, incluindo os jovens. — Sal. 148:12-14.

APROVEITE TODAS AS PUBLICAÇÕES

14. (a) Como os jovens são ajudados pelas publicações escritas para eles? (b) Por que ler os artigos para os jovens é bom para todos? (Veja a foto no começo do artigo.)

14 Já vimos que estudar todas as partes da Palavra de Deus pode nos ajudar. O mesmo acontece com o alimento espiritual que temos à nossa disposição. Veja alguns exemplos. Publicações e artigos para os jovens. Nos últimos anos, boa parte de nossas publicações são escritas para os jovens. [1] O objetivo é ajudá-los a lidar com problemas na escola ou com as mudanças da adolescência. Por que ler esses artigos é bom para todos nós? Porque eles nos lembram dos desafios que nossos jovens enfrentam. E isso nos deixa mais preparados para ajudar e encorajar esses irmãos fiéis.

15. Por que os adultos também devem ler as publicações e artigos para os jovens?

15 Será que os adultos devem ter uma atitude orgulhosa e achar que não precisam ler as publicações e artigos para os jovens? Claro que não! Afinal, essas publicações falam sobre desafios que todos nós enfrentamos. Por exemplo, precisamos defender nossa fé, controlar nossas emoções, rejeitar a tentação de fazer coisas erradas e evitar companhias e diversões ruins. As publicações e artigos para os adolescentes falam sobre esses assuntos e muitos outros. É verdade que esses artigos são escritos num estilo que os jovens acham mais interessante. Mas toda a informação neles é baseada em princípios bíblicos, que nunca ficam ultrapassados e que podem ajudar a todos nós.

16. O que mais nossas publicações ajudam os jovens a fazer?

16 Além de ajudar os jovens a lidar com problemas, nossas publicações os ajudam a fortalecer sua espiritualidade e aumentar sua amizade com Jeová. (Leia Eclesiastes 12:1, 13.) Mas elas também podem fazer isso com os adultos. Por exemplo, a revista Despertai! de abril de 2009 trouxe o artigo “Os Jovens Perguntam . . . Como tornar a leitura da Bíblia agradável?”. Esse artigo tinha várias sugestões e um quadro que podia ser recortado e colocado na Bíblia. Será que esse artigo também ajudou os adultos? Uma irmã casada, que já é mãe, disse o seguinte: “Sempre achei difícil fazer a leitura da Bíblia. Segui as sugestões do artigo e estou usando bastante as instruções do quadro que recortei. Agora, não vejo a hora de ler a Bíblia. Consigo ver como os seus livros se harmonizam e formam um belo quadro. Nunca fiquei tão animada para ler a Bíblia!”

17, 18. Por que ler as publicações para o público pode nos ajudar? Dê um exemplo.

17 Publicações e artigos para o público. Em 2008, foi muito bom começar a receber a edição de estudo da revista A Sentinela, escrita principalmente para nós, Testemunhas de Jeová. Mas o que dizer das revistas para o público? Será que elas também podem nos ajudar? Pense na seguinte ilustração: No Salão do Reino, antes do discurso público, você percebe que uma pessoa aceitou o seu convite e decidiu assistir à reunião. Com certeza, você fica feliz. Durante o discurso, você fica pensando no seu convidado. Você se coloca no lugar daquela pessoa e pensa na reação dela ao ouvir aquelas informações pela primeira vez. No final do discurso, você vê aquele assunto com outros olhos e dá ainda mais valor àquela mensagem.

18 O mesmo acontece quando lemos um artigo escrito para o público. Por exemplo, a revista A Sentinela para o público explica alguns assuntos bíblicos de uma forma mais fácil para alguém que não é Testemunha de Jeová entender. Esse também é o caso de muitos artigos publicados no site jw.org, como os que estão nas seções “Perguntas Bíblicas Respondidas” e “Perguntas Frequentes”. Quando lemos esses artigos, damos ainda mais valor às verdades que já conhecemos. Além disso, encontramos novas maneiras de explicar nossas crenças na pregação. E a revista Despertai! aumenta nossa certeza de que o verdadeiro Deus existe e nos ensina como defender a nossa fé. — Leia 1 Pedro 3:15.

19. Como podemos mostrar que somos gratos a Jeová por toda a instrução que ele nos dá?

19 Fica claro que Jeová está satisfazendo a nossa “necessidade espiritual” com essa grande variedade de publicações. (Mat. 5:3) E queremos aproveitar toda a instrução que ele nos dá. Por fazer isso, mostramos gratidão a Jeová, que ensina o que é melhor para nós. — Isa. 48:17.

^ [1] (parágrafo 14) Essas publicações incluem Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas, Volumes 1 e 2, e a série “Os Jovens Perguntam”, agora publicada apenas on-line.