Pular para conteúdo

Pular para sumário

A Bíblia Muda a Vida das Pessoas

A Bíblia Muda a Vida das Pessoas

 A Bíblia Muda a Vida das Pessoas

“Elas me trataram com dignidade.” ​— GUADALUPE VILLARREAL

ANO DE NASCIMENTO: 1964

PAÍS DE ORIGEM: MÉXICO

HISTÓRICO: UMA VIDA IMORAL

MEU PASSADO: Fui criado numa família de sete filhos, na cidade de Hermosillo, Sonora, México, uma região muito pobre. Meu pai morreu quando eu era bem pequeno e por isso minha mãe teve de trabalhar para nos sustentar. Eu andava sempre descalço porque não tínhamos dinheiro para comprar sapatos. Ainda era bem novo quando comecei a trabalhar para ajudar nas despesas. Como muitas famílias, nossa casa era pequena e morávamos bem apertados.

Durante a maior parte do dia, minha mãe não estava perto para nos proteger. Aos 6 anos, comecei a sofrer abuso sexual por parte de um rapaz de 15 anos. Isso continuou por muito tempo. Umas das consequências foi que fiquei muito confuso quanto à minha sexualidade. Pensava que era normal sentir atração por homens. Quando procurei a ajuda de médicos e de clérigos, eles me garantiram que eu não tinha nenhum problema e que meus sentimentos eram normais.

Aos 14 anos, decidi me assumir como homossexual perante a sociedade. Continuei assim pelos próximos 11 anos, até mesmo morando com vários homens. Também fiz um curso de cabeleireiro e abri um salão de beleza. Mas me sentia infeliz. Era uma vida de sofrimento e de traição. Alguma coisa me dizia que aquilo que eu estava fazendo não era certo. Comecei a me perguntar: ‘Será que existem pessoas boas e de confiança neste mundo?’

Pensei em minha irmã. Ela tinha começado a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e com o tempo se batizou. Ela me falava sobre as coisas que aprendia, mas eu não prestava atenção. Ainda assim, eu admirava sua vida e seu casamento. Dava para ver que ela e o marido realmente se amavam e se respeitavam. Eles se tratavam com carinho. Com o tempo, uma Testemunha de Jeová passou a estudar a Bíblia comigo. No começo eu não mostrei muito entusiasmo, mas depois as coisas mudaram.

COMO A BÍBLIA MUDOU MINHA VIDA: As Testemunhas de Jeová me convidaram para uma de suas reuniões, e eu aceitei. Foi uma experiência nova. As pessoas costumavam zombar de mim, mas as Testemunhas de Jeová não. Elas me trataram com dignidade e foram cordiais comigo. Fiquei comovido.

A boa impressão que eu tinha das Testemunhas de Jeová aumentou quando fui a uma assembleia. Vi que até mesmo em grandes grupos elas eram como minha irmã — verdadeiras e sinceras. Será que essas não eram as pessoas boas e confiáveis que eu tanto procurava? Fiquei impressionado com seu amor e união, e com o fato de usarem a Bíblia para responder a todas as perguntas. Percebi que era a Bíblia que as influenciava para o bem e que, para me tornar uma delas, teria de fazer muitas mudanças.

De fato, tive de passar por uma metamorfose total, porque eu vivia como mulher. Minha maneira de falar, meus trejeitos, minhas roupas, meu cabelo e minhas amizades, tudo isso precisava mudar. Meus amigos começaram a zombar de mim, dizendo: “Por que você está fazendo isso? Você estava muito bem antes. Pare de estudar a Bíblia. Você tem tudo.” No entanto, o mais difícil foi deixar meu modo de vida imoral.

Mesmo assim, eu sabia que era possível fazer grandes mudanças. As palavras da Bíblia em 1 Coríntios 6:9-11 me deram ânimo: “O quê! Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não sejais desencaminhados. Nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem homens mantidos para propósitos desnaturais, nem homens que se deitam com homens . . . herdarão o reino de Deus. E, no entanto, isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados.” Jeová ajudou as pessoas daquela época a fazer mudanças, e ele também me ajudou. Foi preciso vários anos de muita luta, mas a orientação e o amor das Testemunhas de Jeová me ajudaram muito.

COMO FUI BENEFICIADO: Hoje levo uma vida normal. Sou casado, e eu e minha esposa estamos ensinando nosso filho a viver de acordo com os princípios bíblicos. Minha vida anterior ficou bem para trás, e agora usufruo muitos benefícios e privilégios espirituais. Sou ancião na congregação e tenho ajudado outros a aprender a verdade da Palavra de Deus. Minha mãe ficou tão feliz com as mudanças que fiz na vida que aceitou um estudo da Bíblia e hoje é uma cristã batizada. Uma irmã minha, que levava uma vida imoral, também se tornou Testemunha de Jeová.

Mesmo algumas pessoas que apoiavam meu anterior estilo de vida reconhecem agora que mudei para melhor. E eu sei o que está por trás dessas mudanças. No passado, procurei ajuda profissional, mas só recebi conselhos ruins. No entanto, Jeová realmente me ajudou. Embora eu me sentisse indigno, ele reparou em mim e me tratou com amor e paciência. O fato de um Deus tão maravilhoso, inteligente e amoroso se preocupar comigo e desejar que eu tivesse uma vida melhor fez toda a diferença.