Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua brasileira de sinais

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Dezembro de 2013

Você consegue!

Você consegue!

 Você consegue!

CHEGOU a hora de ‘ser corajoso e agir’. (1 Crônicas 28:10) Que outras coisas você pode fazer para aumentar suas chances de parar de fumar?

Marque uma data. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos, dos EUA, recomenda que, depois de ter decidido parar de fumar, você não deve esperar mais do que duas semanas para fazer isso. Assim sua motivação não enfraquecerá. Marque o dia em seu calendário, avise seus amigos e não altere a data mesmo que suas circunstâncias mudem.

Faça um “cartão anti-fumo”. Escreva nele coisas que podem manter você motivado, como:

● Os motivos de você querer parar

● Os telefones de pessoas que você pode procurar quando sentir que está prestes a ceder

● Pensamentos — talvez textos bíblicos como Gálatas 5:22, 23 — que vão ajudá-lo a alcançar seu objetivo

Tenha seu cartão anti-fumo sempre com você e leia-o várias vezes por dia. Mesmo depois de ter parado, recorra ao cartão sempre que der vontade de fumar.

Mude seus hábitos relacionados ao fumo. Antes da data marcada, comece a romper qualquer hábito relacionado com fumar. Por exemplo, se você fuma logo que acorda de manhã, faça isso uma ou duas horas depois. Se fuma durante a refeição ou logo em seguida, quebre essa rotina. Evite lugares onde as pessoas fumam. E, quando estiver sozinho, ensaie em voz alta: “Não, obrigado. Parei de fumar.” Essas dicas farão mais do que prepará-lo para o dia marcado. Também servirão de lembretes de que logo você será um ex-fumante.

Acerte os últimos detalhes. À medida que a data se aproxima, faça um estoque de substitutos orais: palitos de cenoura, chiclete, amendoim, etc. Lembre seus amigos e familiares do dia em que você vai parar de fumar e de como eles podem ajudá-lo. Pouco antes do dia, livre-se dos cinzeiros, isqueiros e qualquer outra armadilha — como cigarros espalhados pela casa, no carro, nos bolsos ou no local de trabalho. Com certeza, é mais difícil pedir um cigarro a um amigo ou comprar um maço do que abrir uma gaveta e pegar um! Além disso, continue pedindo a ajuda de Deus, e faça isso com mais intensidade depois que parar de fumar. — Lucas 11:13.

Inúmeras pessoas conseguiram “romper o relacionamento” com este amigo falso e cruel — o cigarro. Você também pode. Boa saúde e uma incrível sensação de liberdade estão à sua espera.

[Foto na página 9]

Tenha seu cartão anti-fumo sempre com você e leia-o várias vezes por dia