Pular para conteúdo

Pular para sumário

Por que o cristão precisa se batizar?

Por que o cristão precisa se batizar?

‘O batismo também salva vocês agora.’ — 1 PED. 3:21.

CÂNTICOS: 7 e 6

1, 2. (a) Como alguns pais se sentem quando um filho quer se batizar? (b) Por que o orador do batismo pergunta se os candidatos já se dedicaram a Jeová? (Veja a foto no começo do estudo.)

PAULA, uma menina de 9 anos, fica de pé junto com os outros candidatos ao batismo. * Seus pais olham para ela enquanto o orador faz as duas perguntas. Ela responde bem alto para todos ouvirem: “Sim!” Pouco depois, Paula foi batizada.

2 Os pais de Paula estavam orgulhosos por sua filha ter decidido dedicar a vida a Jeová e se batizar. Mesmo assim, um tempo antes, a mãe dela ainda tinha algumas dúvidas. Ela se perguntava: ‘Será que Paula não é nova demais para se batizar? Será que ela entende que o batismo é algo sério? Não seria melhor ela esperar um pouco mais?’ É normal os pais fazerem essas perguntas quando um filho diz que quer se batizar. (Ecl. 5:5) Afinal, a dedicação e o batismo são os passos mais importantes que um cristão toma na vida. — Veja o quadro “ Você já se dedicou a Jeová?

3, 4. (a) O que Pedro disse para mostrar que o batismo é importante? (b) Por que Pedro comparou o batismo com a construção da arca de Noé?

3 O apóstolo Pedro comparou o batismo com a arca que Noé construiu. Mostrando como esse passo é importante, ele disse: “O batismo, que corresponde a isso”, ou seja, à arca, “também salva vocês agora.” (Pedro 3:20, 21.) A arca provava para todo mundo que Noé fazia a vontade de Deus. E ele foi fiel e fez tudo o que Jeová mandou. Por causa da fé que Noé mostrou, ele e sua família foram salvos durante o Dilúvio. O que Pedro estava querendo dizer com essa comparação?

4 Assim como a arca provava para todo mundo que Noé tinha fé em Deus, o batismo hoje também serve como prova. Prova de quê? De que o cristão se dedicou a Jeová por ter fé em Jesus Cristo. Assim como Noé, os discípulos que se dedicam a Deus são obedientes e fazem o trabalho que Jeová mandou. (Mar. 13:10) E, do mesmo modo que Jeová salvou Noé quando veio o Dilúvio, ele vai salvar os servos fiéis batizados quando este sistema de coisas for destruído. (Apo. 7:9, 10) Tudo isso mostra que a dedicação e o batismo são muito importantes. A pessoa que fica adiando o batismo sem um motivo justo pode perder a chance de viver para sempre.

5. O que vamos ver neste estudo?

5 Agora que sabemos que o batismo é algo sério, vamos ver as respostas de três perguntas: O que a Bíblia fala sobre o batismo? O que uma pessoa precisa fazer antes de poder se batizar? Por que é preciso lembrar seu estudante da Bíblia ou seu filho da importância do batismo?

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE O BATISMO

6, 7. (a) Por que as pessoas iam até João para se batizar? (b) Que batismo diferente João fez?

6 A primeira vez que a Bíblia menciona o batismo é quando fala de João Batista. (Mat. 3:1-6) As pessoas iam até ele para se batizar. Por quê? Para mostrar que estavam arrependidas de pecar contra a Lei mosaica, ou seja, de não obedecer à Lei. Mas o batismo mais importante que João fez não tinha nada a ver com arrependimento. João teve a grande honra de batizar Jesus, o Filho de Deus. (Mat. 3:13-17) Mas Jesus era perfeito e nunca tinha pecado. Ele não precisava se arrepender de nada. (1 Ped. 2:22) Então, por que Jesus se batizou? Para mostrar que queria usar a vida para fazer a vontade de Deus. — Heb. 10:7.

7 Enquanto Jesus estava na Terra, seus discípulos também batizavam pessoas. (João 3:22; 4:1, 2) Esse batismo era igual ao que João Batista fazia: representava que a pessoa estava arrependida de pecar contra a Lei mosaica. Mas, depois que Jesus foi morto e ressuscitado, o batismo ganhou um novo significado para seus discípulos.

8. (a) Que ordem Jesus deu a seus discípulos logo depois de ser ressuscitado? (b) O que a pessoa precisa reconhecer para ser batizada?

8 No ano 33, logo depois de ser ressuscitado, Jesus apareceu para mais de 500 homens, mulheres e talvez até crianças. Pode ter sido nessa ocasião que ele deu esta ordem a seus seguidores: “Vão e façam discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a obedecer a todas as coisas que lhes ordenei.” (Mat. 28:19, 20; 1 Cor. 15:6) Jesus mandou que todos os seus seguidores ‘fizessem discípulos’. E ele disse que todo aquele que quisesse ‘tomar o seu jugo’, ou seja, ser seu discípulo, teria que ser batizado. (Mat. 11:29, 30) Para servir a Jeová do jeito certo, a pessoa tem que reconhecer que ele usa Jesus para cumprir a sua vontade. Só depois disso a pessoa pode ser batizada. Esse é o único batismo em água que Deus aceita. Muitos textos da Bíblia mostram que os primeiros discípulos de Jesus entendiam que o batismo era muito importante. E esses discípulos não ficavam adiando o batismo sem motivo. — Atos 2:41; 9:18; 16:14, 15, 32, 33.

NÃO FIQUE ADIANDO SEU BATISMO

9, 10. O que podemos aprender do batismo do homem etíope e do apóstolo Paulo?

9 Leia Atos 8:35, 36. Veja o exemplo de um homem etíope. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Jeová e estava voltando para a Etiópia. Daí, um anjo de Jeová mandou Filipe ir até o homem e ‘declarar a ele as boas novas a respeito de Jesus’. O que o homem etíope fez depois de ouvir as boas novas? Ele se sentiu muito agradecido pelas verdades que aprendeu e quis fazer o que Jeová manda. Sem perder tempo, ele se batizou.

10 Um segundo exemplo é o de um homem que perseguia os cristãos. Por ser judeu, ele acreditava que era necessário seguir as tradições judaicas para adorar a Deus. Mas os judeus, que eram uma nação dedicada a ele, não foram obedientes. Por isso, Jeová não considerava mais os judeus como seu único povo. Até que um dia o próprio Jesus lá no céu falou com o homem judeu. Como esse homem reagiu? Ele aceitou a ajuda de um cristão chamado Ananias. Daí, a Bíblia fala que o homem judeu ‘se levantou e foi batizado.’ (Atos 9:17, 18; Gál. 1:14) Você já deve ter notado que esse homem judeu é o apóstolo Paulo. Pense nisto: assim que Paulo entendeu que Deus estava usando Jesus para cumprir a Sua vontade, ele agiu. Sem perder tempo, ele se batizou. — Leia Atos 22:16; Atos 22:12-15.

11. (a) O que motiva muitos estudantes da Bíblia a se batizar? (b) Como nos sentimos quando estudantes da Bíblia se batizam?

11 A mesma coisa acontece com muitos estudantes da Bíblia hoje, não importa a idade que tenham. Quando a fé em Jeová e o amor pela verdade despertam no coração deles, eles se sentem motivados a dedicar a vida a Deus e a ser batizados. Em toda assembleia e congresso, o discurso do batismo é um dos momentos mais importantes. As Testemunhas de Jeová ficam muito felizes quando estudantes da Bíblia aceitam a verdade e se batizam. E aqueles que são pais também ficam muito felizes quando veem seus filhos entre os novos batizados. Durante o ano de serviço de 2017, mais de 284 mil pessoas que “tinham a disposição correta” se batizaram para mostrar que dedicaram a vida a Jeová. (Atos 13:48) Sem dúvida, esses novos discípulos entenderam que o batismo é algo necessário para os cristãos. Mas o que eles tiveram que fazer antes de se batizar?

12. Que passos um estudante da Bíblia tem que tomar antes do batismo?

12 Antes de um estudante da Bíblia se batizar, ele precisa ter fé. Para isso, é necessário aprender a verdade sobre Deus, saber o que Deus quer fazer com os humanos e com a Terra e entender o resgate. (1 Tim. 2:3-6) Quando o estudante desenvolve fé, ele se sente motivado a obedecer às leis de Deus e a parar de fazer o que Deus odeia. (Atos 3:19) Esse é um detalhe muito importante, porque Jeová não vai aceitar a dedicação de uma pessoa que continua fazendo o que a Bíblia diz que é errado. (1 Cor. 6:9, 10) Mas não basta apenas seguir o que Deus diz que é certo ou errado. A pessoa que quer se dedicar a Jeová deve assistir às reuniões e participar de coração na obra de pregar e ensinar outros. Jesus disse que esse trabalho seria feito apenas por seus verdadeiros discípulos. (Atos 1:8) Assim, o estudante da Bíblia que quer se batizar precisa seguir todos esses passos. Depois, ele pode dedicar a vida a Jeová por meio de uma oração particular e então simbolizar essa dedicação por meio do batismo em água.

AJUDE SEU ESTUDANTE DA BÍBLIA A QUERER SE BATIZAR

Por que o batismo é importante? Você sabe explicar isso para seu estudante da Bíblia? (Veja o parágrafo 13.)

13. Por que a pessoa que dirige um estudo bíblico deve sempre lembrar da importância do batismo?

13 Quando dirigimos estudos bíblicos para nossos filhos ou para outras pessoas, temos que sempre lembrar que eles só serão verdadeiros discípulos de Jesus se forem batizados. Se isso estiver bem claro em nossa mente, não vamos ter medo de destacar para eles sempre que possível a importância da dedicação e do batismo. Afinal, o que nós queremos é que nossos filhos e estudantes continuem fazendo progresso e cheguem até o batismo!

14. Por que não podemos obrigar ninguém a se batizar?

14 Por outro lado, nem os pais, nem o instrutor da Bíblia, nem ninguém na congregação deve obrigar uma pessoa a se batizar. Esse não é o jeito de Jeová fazer as coisas. (1 João 4:8) Por isso, ao ensinar outros, temos que ajudá-los a entender que eles devem desenvolver uma amizade com Jeová. Daí, quando o estudante sentir gratidão pelas verdades que aprendeu, vai querer aceitar o “jugo” de Jesus e vai querer se batizar. — 2 Cor. 5:14, 15.

15, 16. (a) Existe uma idade certa para alguém se batizar? Explique. (b) Alguns estudantes da Bíblia já foram batizados em outras religiões. Por que eles precisam se batizar novamente como Testemunhas de Jeová?

15 Não existe nenhuma idade considerada “certa” para se batizar. Cada estudante da Bíblia progride no seu próprio tempo. Muitos se batizam quando são bem jovens e continuam fiéis a Jeová durante a vida toda. Outros começam a estudar a Bíblia e se batizam quando já são idosos. Alguns até se batizam quando têm mais de 100 anos de idade!

16 Uma senhora idosa que estudava a Bíblia perguntou à irmã que dirigia o estudo dela: “Eu preciso mesmo me batizar? Eu já me batizei em outras religiões.” Então, a irmã mostrou para ela alguns textos da Bíblia que falavam sobre o assunto. A senhora idosa entendeu que o batismo é um passo necessário para os cristãos e se batizou pouco depois. Embora já estivesse com quase 80 anos, ela não achou que o batismo não era necessário no caso dela. O que aprendemos desse exemplo? Que Deus só aceita o batismo depois de a pessoa ter o conhecimento exato da verdade. Por isso, todos os que querem ser Testemunhas de Jeová precisam se batizar, mesmo que já tenham sido batizados em outra religião. — Leia Atos 19:3-5.

17. No que a pessoa deve pensar no dia de seu batismo?

17 O dia em que a pessoa se batiza é um dia muito feliz. É um momento para pensar bastante no que a dedicação e o batismo envolvem. Ser um discípulo batizado de Cristo exige muito esforço. Tanto é que Jesus comparou ser discípulo dele com carregar um “jugo”. Os discípulos de Jesus devem ‘viver não mais para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles e foi levantado’. — 2 Cor. 5:15; Mat. 16:24.

 18. Que perguntas vamos responder no próximo estudo?

18 Como vimos até aqui, a decisão de se tornar um verdadeiro cristão é muito séria. É por isso que a mãe de Paula tinha aquelas dúvidas mencionadas no começo do estudo. Se você é pai ou mãe, talvez já tenha se perguntado: ‘Será que meu filho está pronto para o batismo? Será que ele tem o conhecimento exato que Jeová espera de quem se dedica a ele? Não seria melhor ele se formar e arrumar um bom emprego antes de se batizar? E se meu filho cometer um erro grave depois de ser batizado?’ O próximo estudo vai responder a essas perguntas. Vamos ver também como os pais cristãos podem ter o ponto de vista correto sobre o batismo.

^ parágrafo 1 O nome foi mudado.