Pular para conteúdo

Pular para sumário

Dê glória a Jeová por deixar “brilhar sua luz”

Dê glória a Jeová por deixar “brilhar sua luz”

‘Deixem brilhar sua luz perante os homens, para que deem glória ao seu Pai.’ — MAT. 5:16.

CÂNTICOS: 143 e 104

1. O que nos deixa muito felizes?

FICAMOS muito felizes de ver os ótimos resultados do trabalho do povo de Jeová! No ano passado, dirigimos mais de 10 milhões de estudos bíblicos. Sem dúvida, isso é uma prova de que os servos de Deus estão deixando brilhar sua luz! Pense também nos milhões de pessoas que aceitaram nosso convite para assistir à Celebração. Elas puderam aprender que o resgate foi uma grande prova do amor de Deus por nós. — 1 João 4:9.

2, 3. (a) Nós podemos brilhar “como iluminadores” apesar de que diferenças? (b) Que pergunta vamos responder neste estudo?

2 Embora as Testemunhas de Jeová em todo o mundo falem idiomas diferentes, nós estamos unidos em dar louvor ao nosso Pai, Jeová. (Apo. 7:9) Não importa qual seja nossa língua materna ou o lugar em que vivemos, podemos brilhar “como iluminadores no mundo”. — Fil. 2:15.

3 Como podemos deixar brilhar nossa luz? Neste estudo, vamos ver como fazemos isso por nosso trabalho de pregação, por continuarmos unidos e por nos mantermos vigilantes. — Mateus 5:14-16.

AJUDE OUTROS A ADORAR A JEOVÁ

4, 5. (a) Além da pregação, qual é outro modo de deixarmos brilhar nossa luz? (b) Por que é bom ser gentil e amigável? (Veja a foto no começo do estudo.)

4 Um modo importante de deixarmos brilhar nossa luz é por pregar e fazer discípulos. (Mat. 28:19, 20) Lá em 1925, a revista A Sentinela em inglês disse: ‘Nestes dias finais, ninguém pode ser fiel e sincero ao Senhor se perder as oportunidades de deixar brilhar sua luz.’ Daí acrescentou: “A pessoa deve fazer isso por pregar a todos as boas novas e por se comportar de acordo com os caminhos da luz.” Ou seja, não é só pela pregação que deixamos brilhar nossa luz — é também por nosso comportamento. Os moradores e as pessoas na rua prestam atenção em nós. Se sempre dermos um sorriso amigável ou um cumprimento gentil, as pessoas terão uma boa impressão de nós e do Deus que adoramos.

5 Jesus disse aos discípulos: “Ao entrarem na casa, cumprimentem a família.” (Mat. 10:12) Na região em que Jesus e os apóstolos pregavam, era um costume receber em casa pessoas desconhecidas. Mas hoje, na maior parte do mundo, não é mais assim. Muitas pessoas ficam com medo ou irritadas quando aparece um estranho na casa delas. Mas, se você for amigável e gentil, é mais provável que o morador se sinta mais tranquilo. Na maioria das vezes, um sorriso pode ser o melhor modo de começar uma conversa. Isso também acontece quando participamos do testemunho público com os carrinhos. Já notou que as pessoas reagem de um modo melhor quando sorrimos para elas e as cumprimentamos? Elas ficam mais à vontade para pegar uma publicação. Algumas até começam a conversar com a gente!

6. O que um casal de idosos fez para deixar brilhar sua luz?

6 Por causa da saúde, um casal de idosos na Inglaterra não consegue participar muito na pregação de casa em casa. Então, eles encontraram outro modo de deixar brilhar sua luz. Como moram perto de uma escola, o casal montou na frente de casa uma mesa com publicações. Assim poderiam chamar a atenção dos pais que vão buscar os filhos na escola. Vários pais se interessaram pelos dois volumes de Os Jovens Perguntam e pelas brochuras. Uma pioneira regular da congregação faz esse trabalho junto com eles. A atitude amigável da pioneira e o interesse sincero do casal de idosos fez um pai aceitar um estudo da Bíblia.

7. O que você pode fazer se houver refugiados em seu território?

7 Nos últimos anos, muitos países estão recebendo um grande número de refugiados. O que você pode fazer para ajudá-los a conhecer a Jeová? Em primeiro lugar, tente aprender como cumprimentá-los na língua deles. O aplicativo JW Language pode ser de ajuda. Depois, tente aprender algumas frases que podem despertar o interesse dos refugiados. Daí, você pode apresentar o jw.org e mostrar vídeos e publicações no idioma deles. — Deut. 10:19.

8, 9. (a) Que treinamento a Reunião Vida e Ministério nos dá? (b) O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a dar comentários melhores?

8 Jeová nos treina bem para o trabalho de pregação. Por exemplo, a Reunião Vida e Ministério nos dá mais confiança para fazer revisitas e dirigir estudos bíblicos.

9 Até as crianças podem deixar brilhar sua luz. Os comentários delas nas reuniões muitas vezes impressionam os visitantes. Se você tem filhos, o que acha de ensinar a eles como comentar nas próprias palavras? Algumas pessoas aceitaram a verdade depois de ouvirem o comentário simples e sincero de uma criança. — 1 Cor. 14:25.

FORTALEÇA A UNIÃO

10. Como a Adoração em Família ajuda as famílias?

10 Outro modo de deixar brilhar sua luz é por fazer o máximo para que exista união na sua família e na sua congregação. A Adoração em Família regular é muito importante para que a família continue unida. Algumas famílias gostam de assistir ao JW Broadcasting e, depois, conversar sobre como pôr em prática os assuntos do vídeo. Ao fazer a Adoração em Família, os pais devem lembrar que o tipo de instrução que uma criança precisa é diferente da instrução que um adolescente precisa. Por isso, tente fazer com que a matéria estudada seja prática para cada membro da família. — Sal. 148:12, 13.

Fazer amizade com irmãos idosos é bom para eles e para nós (Veja o parágrafo 11.)

11-13. Como todos nós podemos ajudar a congregação a ser mais unida?

11 Os jovens também podem colaborar para que a congregação continue unida. Se você é jovem, o que acha de fazer amizade com os idosos em sua congregação? Peça que eles contem o que os ajudou a continuar servindo a Jeová por todos esses anos. Isso vai ser encorajador para você e para eles. Vocês vão ficar mais motivados a deixar brilhar a luz da verdade! Outra coisa que todos nós podemos fazer é receber bem os visitantes no Salão do Reino. Tudo o que você precisa é dizer um “oi” e dar um sorriso amigável. Você também pode ajudar o visitante a encontrar um lugar e apresentá-lo para os outros irmãos. Faça o visitante se sentir em casa.

12 Se você for designado para dirigir uma reunião para o serviço de campo, poderá ajudar os idosos a continuar deixando brilhar sua luz. Dê ao irmão idoso um território que seja adequado à situação dele. Designe um irmão mais jovem para trabalhar com ele e dar ajuda prática, se necessário. Além disso, seja compreensivo com aqueles que já não conseguem fazer tanto na pregação por causa da saúde ou da idade. Seja bondoso e mostre que ama seus irmãos. Assim, todos na congregação — não importa a idade que tenham ou há quanto tempo estão na verdade — vão se sentir mais motivados a pregar com zelo. — Lev. 19:32.

13 Os israelitas se sentiam muito animados quando adoravam juntos a Jeová. Um salmista disse: “Como é bom, como é agradável irmãos viverem juntos em união!” (Salmo 133:1, 2) A união era como um óleo refrescante e de aroma agradável. Nós também podemos, por assim dizer, ser refrescantes e agradáveis com nossos irmãos. Já pensou em tentar ser uma influência positiva na congregação e ajudar todos a continuar unidos? Se já está fazendo isso, parabéns! Continue se esforçando para ‘se alargar’, ou seja, para fazer isso mais vezes e com mais pessoas. — 2 Cor. 6:11-13, nota.

14. O que você pode fazer para deixar brilhar sua luz entre os vizinhos?

14 Nós também podemos tentar fazer nossa luz brilhar entre os vizinhos. Se você for bondoso e prestativo, pode até motivar um vizinho a aprender sobre Jeová. Pergunte-se: ‘O que meus vizinhos pensam de mim? Será que eu tomo a iniciativa de ajudá-los quando eles precisam? E minha casa? Ela é limpa e arrumada? Causa uma boa impressão na vizinhança?’ Quando tiver uma oportunidade, pergunte a outros irmãos como o exemplo e a bondade deles influenciaram parentes, vizinhos, colegas de trabalho e de escola. É bem provável você ouvir histórias bem interessantes. — Efé. 5:9.

MANTENHA-SE VIGILANTE!

15. Por que precisamos nos manter vigilantes?

15 Para que nossa luz continue brilhando, não podemos esquecer em que época vivemos. Jesus avisou várias vezes seus discípulos: “Mantenham-se vigilantes.” (Mat. 24:42; 25:13; 26:41) Se acharmos que a “grande tribulação” ainda vai demorar, ou que nós nem vamos estar vivos quando ela acontecer, podemos acabar pensando que a pregação não é tão importante assim. (Mat. 24:21) Em vez de brilhar com força, nossa luz pode enfraquecer ou até mesmo apagar.

16, 17. O que você pode fazer para se manter vigilante?

16 Hoje, o mundo está cada vez pior. Por isso, precisamos ficar alertas. De uma coisa não temos dúvida: Jeová vai agir na hora certa. (Mat. 24:42-44) Mas, nesse meio-tempo, precisamos ter paciência e ficar vigilantes. Leia a Bíblia todo dia e não deixe de fazer orações. (1 Ped. 4:7) Tente aprender do exemplo de irmãos e irmãs fiéis que se mantêm vigilantes e, ao mesmo tempo, deixam brilhar sua luz. Por exemplo, leia a biografia de Leonard Smith, que saiu na w17.05 6:1-15.

17 Use seu tempo para servir a Jeová e para ajudar seus irmãos. Você vai se sentir muito mais feliz e vai ter a impressão de que o tempo está passando depressa. (Efé. 5:16) Uns cem anos atrás, nossos irmãos estavam bem ocupados no serviço a Jeová e fizeram muitas coisas. Mas hoje estamos ainda mais ocupados. Jeová fez a obra crescer de um modo impressionante. Nossa luz está brilhando com toda a força!

Visitas de pastoreio são ótimas oportunidades de ouvir a sabedoria de Deus (Veja os parágrafos 18 e 19.)

18, 19. Como os anciãos podem nos ajudar a nos manter vigilantes? Dê um exemplo.

18 Apesar de a imperfeição nos fazer errar muitas vezes, é muito encorajador saber que Jeová aceita nossa adoração a ele. Para nos ajudar, ele nos dá “dádivas em homens”, os anciãos. (Efésios 4:8, 11, 12) Dê valor a esse presente. Na próxima vez que receber a visita de um ancião, aproveite esse tempo para aprender com ele e ouvir seus conselhos.

19 Por exemplo, um casal na Inglaterra estava com problemas no casamento e pediram a ajuda de dois anciãos. A esposa achava que o marido não estava cuidando da espiritualidade da família. O marido admitiu que não se achava um bom instrutor e, por isso, não faziam regularmente a Adoração em Família. Os anciãos fizeram o casal pensar no exemplo de Jesus e os discípulos. Jesus se preocupava com eles e tomava conta deles. Então, os anciãos incentivaram o marido a imitar Jesus e incentivaram a esposa a ser paciente. Eles também deram algumas sugestões de como o casal podia fazer a Adoração em Família com os dois filhos. (Efé. 5:21-29) O marido colocou em prática os conselhos e os anciãos o elogiaram por isso. Eles disseram para o marido não desistir e a confiar no espírito santo. O amor e o interesse dos anciãos ajudou a família a deixar brilhar sua luz.

20. O que vai acontecer se deixarmos brilhar nossa luz?

20 O salmista cantou: “Feliz todo aquele que teme a Jeová, que anda nos Seus caminhos.” (Sal. 128:1) Quando deixamos brilhar nossa luz, nos sentimos muito mais felizes. Por isso, ajude outros a adorar a Jeová, faça seu máximo para fortalecer a união e se mantenha vigilante. As suas “boas obras” serão um exemplo para outras pessoas e poderá motivá-las a dar glória a nosso Pai, Jeová. — Mat. 5:16.