Pular para conteúdo

Pular para sumário

ESTUDO 5

O que a nossa frequência às reuniões diz sobre nós

O que a nossa frequência às reuniões diz sobre nós

‘Proclamem a morte do Senhor, até que ele venha.’ — 1 COR. 11:26.

CÂNTICO 18 Obrigado pelo resgate!

O QUE VAMOS VER *

1-2. (a) O que Jeová vê na noite da Ceia do Senhor? (Veja a imagem da capa.) (b) O que vamos analisar neste estudo?

IMAGINE o que Jeová deve ver na noite da Ceia do Senhor. Há milhões de pessoas no mundo todo reunidas para essa ocasião importante. Mas Jeová vê além do número. Ele nota cada pessoa que está presente. Por exemplo, ele vê aqueles que fielmente vão à Celebração todo ano. Entre esses, há os que estão presentes apesar de muita perseguição. Há outros que não estão sempre nas reuniões, mas sabem que a Celebração é uma reunião especial. E Jeová também vê aqueles que, talvez por curiosidade, assistem a uma Celebração pela primeira vez.

2 Ver tantas pessoas assistindo à Celebração deixa Jeová feliz. (Luc. 22:19) Mas, para ele, o mais importante não é quantas pessoas foram, e sim por que elas foram. Jeová dá muito valor à motivação. Neste estudo, vamos analisar uma pergunta importante: Por que assistimos, não apenas à Celebração, mas também às outras reuniões que temos durante a semana?

(Veja os parágrafos 1 e 2) *

ASSISTIR ÀS REUNIÕES MOSTRA NOSSA HUMILDADE

3-4. (a) Por que assistimos às reuniões? (b) O que mostramos quando estamos nas reuniões? (c) De acordo com 1 Coríntios 11:25, por que não devemos perder a Celebração?

3 O motivo principal de assistirmos às reuniões é porque elas são parte de nossa adoração. Também vamos às reuniões porque é um dos meios que Jeová usa para nos ensinar. A pessoa orgulhosa acha que não precisa ser ensinada por ninguém. (3 João 9) Por outro lado, nós gostamos muito de ser ensinados por Jeová e sua organização. — Isa. 30:20; João 6:45.

4 Quando estamos nas reuniões, mostramos que somos humildes e que queremos que Jeová nos ensine. Não assistimos à Celebração da morte de Jesus só porque é uma reunião importante, mas porque a humildade nos motiva a obedecer a Jesus. Ele disse: “Persistam em fazer isso em memória de mim.” (1 Coríntios 11:25). A Celebração aumenta nossa esperança para o futuro e nos faz lembrar o quanto Jeová nos ama. Mas Jeová sabe que só uma reunião por ano para nos encorajar e animar não é o suficiente. Então, ele nos deu mais reuniões toda semana e nos incentiva a estar presentes. Se formos humildes, vamos seguir esse conselho, mesmo que assistir às reuniões e se preparar para elas exija bastante de nosso tempo.

5. Como a pessoa humilde que recebe o convite de Jeová reage?

5 Todo ano, muitas pessoas humildes ouvem o convite de Jeová e aceitam ser ensinadas por ele. (Isa. 50:4) Elas gostam da Celebração e, por isso, começam a assistir às outras reuniões. (Zac. 8:20-23) Cada reunião é uma oportunidade de estarmos juntos para ouvir o que Jeová, ‘nosso ajudador e libertador’, tem para nos ensinar. (Sal. 40:17) E Jesus, o filho amado de Deus, também nos ensina. (Mat. 17:5; 18:20; 28:20) Será que existe algo mais interessante — ou mais importante — do que aceitar o convite deles?

6. Como a humildade ajudou um homem a assistir à Celebração?

6 Todo ano, convidamos o maior número possível de pessoas para a Celebração. E muitas que são humildes aceitam nosso convite. Por exemplo, alguns anos atrás, um irmão deu o convite da Celebração para um homem. O homem disse que não poderia ir. Mas, para a surpresa do irmão, ele apareceu no Salão do Reino na noite da Celebração. Ele se sentiu tão bem recebido que começou a assistir às outras reuniões. No período de um ano depois da Celebração, ele perdeu apenas três reuniões. O que fez aquele homem mudar de ideia e ir a todas as reuniões? O irmão que tinha dado o convite para ele disse: “Ele é uma pessoa muito humilde.” Sem dúvida, foi Jeová quem trouxe esse homem para a organização, e hoje ele já é um irmão batizado. — 2 Sam. 22:28; João 6:44.

7. Como as reuniões e a leitura da Bíblia nos ajudam a ser humildes?

7 As coisas que aprendemos nas reuniões e ao ler a Bíblia podem nos ajudar a ser humildes. Nas semanas antes da Celebração, nossas reuniões geralmente se concentram no exemplo de Jesus e destacam a humildade que ele mostrou ao dar a vida como resgate. E, nos dias antes da Celebração, é bom ler os trechos da Bíblia relacionados com a morte e a ressurreição de Jesus. O que aprendemos nas reuniões e o que lemos nesses trechos da Bíblia vai nos fazer ter mais gratidão pelo sacrifício que Jesus fez por nós. Isso nos motiva a ser humildes também e a fazer o que Jeová pede de nós, mesmo quando for difícil. — Luc. 22:41, 42.

ASSISTIR ÀS REUNIÕES MOSTRA NOSSA CORAGEM

8. Como Jesus mostrou coragem?

8 Jesus foi um grande exemplo de coragem. Pense em como ele agiu nos dias antes de morrer. Ele sabia muito bem que seus inimigos iam humilhá-lo, bater nele e matá-lo. (Mat. 20:17-19) Mesmo assim, encarou a morte com coragem. Quando chegou a hora de ser preso, Jesus disse aos apóstolos que estavam com ele em Getsêmani: “Levantem-se, vamos embora. Vejam! Aquele que me trai está chegando.” (Mat. 26:36, 46) E quando a multidão armada chegou para prendê-lo, Jesus deu um passo à frente, se identificou e protegeu os apóstolos, dizendo aos soldados: “Deixem estes homens ir.” (João 18:3-8) Que coragem impressionante! Hoje, os cristãos ungidos e os que são das outras ovelhas se esforçam em mostrar a mesma coragem. Como?

Sua coragem ao assistir às reuniões dá força a outros (Veja o parágrafo 9.) *

9. (a) Por que assistir a todas as reuniões exige coragem? (b) Como nosso exemplo pode influenciar os irmãos que estão presos por causa da fé?

9 Assistir a todas as reuniões exige coragem. Pode ser que estejamos passando por situações difíceis. Alguns de nossos irmãos vão às reuniões apesar de se sentirem muito tristes, desanimados ou de terem problemas de saúde. Outros são corajosos porque não perdem as reuniões, mesmo sofrendo oposição da família ou do governo. Pense em como o nosso exemplo influencia aqueles irmãos que estão presos por causa da fé. (Heb. 13:3) Quando eles ficam sabendo que continuamos servindo a Jeová apesar de nossos problemas, eles se sentem mais motivados a ter fé, coragem e a continuar leais. Foi o que aconteceu com o apóstolo Paulo. Quando estava preso em Roma, ele ficava feliz por saber que seus irmãos continuavam servindo a Deus. (Fil. 1:3-5, 12-14) Pouco antes ou pouco depois de ser solto, Paulo escreveu a carta aos Hebreus. Nessa carta, Paulo disse que os irmãos deviam deixar ‘o amor fraternal continuar’ e que nunca deviam deixar de se reunir. — Heb. 10:24, 25; 13:1.

10-11. (a) Quem devemos convidar para a Celebração? (b) Que motivo Efésios 1:7 nos dá para fazer isso?

10 Também mostramos coragem quando convidamos parentes, colegas de trabalho e vizinhos para a Celebração. Por que fazemos isso? Porque sentimos tanta gratidão pelo que Jeová e Jesus fizeram que temos vontade de convidar outras pessoas. Nós queremos que elas saibam a importância do resgate e que ele é uma “bondade imerecida” de Deus para nós. — Leia Efésios 1:7; Apo. 22:17.

11 Além da coragem, há outra qualidade preciosa que mostramos quando assistimos às reuniões. É uma qualidade que Deus e seu Filho demonstram de um modo impressionante.

ASSISTIR ÀS REUNIÕES MOSTRA NOSSO AMOR

12. (a) Como as reuniões nos ajudam a amar a Jeová e a Jesus ainda mais? (b) De acordo com 2 Coríntios 5:15, como podemos imitar o exemplo de Jesus?

12 Nosso amor por Jeová e por Jesus nos motiva a assistir às reuniões. E o que aprendemos nas reuniões nos faz amá-los ainda mais. As reuniões sempre nos lembram do que eles fizeram por nós. (Rom. 5:8) A Celebração é uma ocasião que destaca como é grande o amor que Deus e seu Filho têm por nós, até mesmo por aqueles que ainda não entendem a importância do resgate. A gratidão que sentimos nos motiva a viver cada dia imitando o exemplo de Jesus (2 Coríntios 5:15). Ela nos motiva a louvar a Jeová por ter nos dado o resgate. E nas reuniões podemos louvar a Deus por meio dos comentários que fazemos de coração.

13. Como podemos mostrar que amamos a Jeová e a Jesus? Explique.

13 Um modo de mostrarmos o tamanho do nosso amor por Jeová e Jesus é fazendo sacrifícios. E assistir às reuniões exige vários sacrifícios. Por exemplo, uma de nossas reuniões geralmente é durante a semana, quando é bem provável que estejamos cansados. E a outra é no fim de semana, quando os outros estão descansando. Mas pode ter certeza de que Jeová nota quando vamos às reuniões apesar de nosso cansaço. Na verdade, quanto mais esforço fazemos, mais Jeová dá valor. — Mar. 12:41-44.

14. Que exemplo Jesus deixou sobre como mostrar amor?

14 Jesus nos mostrou que amar envolve fazer sacrifícios pelos outros. E não foi apenas quando deu a vida pelos discípulos que ele mostrou esse amor. Em cada dia da sua vida, Jesus sempre colocava os interesses dos outros na frente dos dele. Por exemplo, mesmo quando estava cansado e emocionalmente desgastado, ele deu atenção a seus discípulos. (Luc. 22:39-46) Jesus sempre se concentrava no que podia dar aos outros, e não no que podia receber deles. (Mat. 20:28) Se tivermos esse mesmo amor por Jeová e por nossos irmãos, faremos tudo o que pudermos para assistir à Celebração e às outras reuniões.

15. Para quem queremos dar uma ajuda especial?

15 Nós fazemos parte da única família cristã verdadeira, e dedicamos muito de nosso tempo para convidar mais pessoas a fazer parte dela. Mas também queremos dar uma ajuda especial para aqueles que já “fazem parte da nossa família na fé” e que ficaram inativos. (Gál. 6:10) Devemos incentivá-los a assistir às nossas reuniões, principalmente à Celebração. Assim, estaremos mostrando que os amamos. Jeová e Jesus ficam muito alegres quando um inativo volta ao nosso meio, e nós sentimos o mesmo que eles. — Mat. 18:14.

16. (a) Qual é um modo de encorajarmos uns aos outros, e por que precisamos das reuniões? (b) Por que esta época do ano é boa para nos lembrarmos do que Jesus disse em João 3:16?

16 Aproveite as próximas semanas para convidar o máximo de pessoas para a Celebração. Ela será na noite de sexta, 19 de abril de 2019. (Veja o quadro “Quem você vai convidar?”.) E, durante o ano todo, faça o possível para assistir a todas as reuniões que Jeová prepara para nós. Esse é um modo de nos encorajarmos uns aos outros. Agora que estamos mais perto do fim, precisamos das reuniões para continuarmos humildes, corajosos e amorosos. (1 Tes. 5:8-11) Assim, vamos mostrar de todo o coração nossa gratidão pelo grande amor que Jeová e Jesus têm por nós! — João 3:16.

CÂNTICO 126 Sempre fortes, firmes e despertos

^ parágrafo 5 Na noite de sexta-feira, 19 de abril de 2019, vamos ter a reunião mais importante do ano: a Celebração da morte de Cristo. Por que fazemos questão de assistir a essa reunião? Sem dúvida, porque queremos agradar a Jeová. Neste estudo, vamos ver o que a nossa presença na Celebração e nas outras reuniões revela sobre nós.

^ parágrafo 51 IMAGEM DA CAPA: Pessoas no mundo inteiro são bem-vindas para a Ceia do Senhor.

^ parágrafo 53 IMAGENS: Um irmão preso por causa da fé recebe uma carta da família. Ele se sente encorajado por saber que sua família sempre se lembra dele e que ela continua fiel apesar de conflitos civis na região onde moram.