Pular para conteúdo

Pular para sumário

ESTUDO 6

Seja íntegro!

Seja íntegro!

“Até eu morrer não renunciarei à minha integridade!” — JÓ 27:5.

CÂNTICO 34 Andarei em integridade

O QUE VAMOS VER *

1. Como três Testemunhas de Jeová continuaram leais a Deus?

IMAGINE estas três situações envolvendo Testemunhas de Jeová: (1) Uma menina está na escola, e um dia o professor pede que todos os alunos da sala participem de uma festa que tem a ver com um feriado. A menina sabe que Jeová não gosta desse feriado. Então, com respeito, ela diz que não vai participar. (2) Um jovem tímido está pregando de casa em casa. Daí, ele lembra que na próxima casa mora um colega de escola que já tinha zombado das Testemunhas de Jeová. Apesar disso, o jovem vai até a casa e bate na porta. (3) Um homem trabalha duro para sustentar a família. Um dia, o chefe pede que ele faça algo desonesto ou ilegal. Mesmo sabendo que pode perder o emprego, o homem diz que não pode fazer o que o chefe pediu, porque Deus espera que seus servos sejam honestos e obedeçam às leis do governo. — Rom. 13:1-4; Heb. 13:18.

2. Que perguntas vamos analisar neste estudo, e por quê?

2 Que qualidade esses três irmãos mostraram? Você talvez pense em coragem e honestidade. Mas, além delas, eles mostraram uma qualidade ainda mais preciosa: a integridade. Cada um dos três foi leal a Jeová. Cada um deles se negou a fazer algo que Deus não gosta. Foi a integridade que motivou os três irmãos a agir assim. Sem dúvida, Jeová ficou muito orgulhoso de cada um deles. Nós também queremos que Jeová sinta orgulho de nós. Então, vamos analisar estas três perguntas: O que é integridade? Por que precisamos ser íntegros? E como podemos continuar íntegros, mesmo vivendo nestes tempos difíceis?

O QUE É INTEGRIDADE?

3. (a) O que é uma pessoa íntegra? (b) Que exemplos nos ajudam a entender o que significa integridade?

3 A pessoa íntegra é aquela que ama a Jeová de todo o coração e que sempre é leal. Em toda decisão que toma, a pessoa íntegra leva em conta o que Jeová pensa. Na Bíblia, a palavra original traduzida como “integridade” passa a ideia de algo completo, inteiro, sem defeito. Por exemplo, a Lei mosaica dizia que os animais oferecidos como sacrifício a Jeová não podiam ter defeito nenhum. * (Lev. 22:21, 22) Se nesse animal estivesse faltando uma perna, uma orelha, um olho, ou se o animal estivesse doente, Jeová não o aceitava como sacrifício. Jeová queria um animal completo, inteiro, sem defeito. (Mal. 1:6-9) Essa ordem de Jeová faz todo o sentido. Por exemplo, imagine que você fosse comprar alguma coisa, como uma fruta, um livro ou uma ferramenta. Você aceitaria essa coisa se ela tivesse uns buracos enormes ou partes faltando? Lógico que não. Queremos um produto completo, inteiro, sem defeito. É isso o que Jeová espera de nosso amor por ele, de nossa lealdade. Ele quer algo completo, inteiro, sem defeito.

4. (a) Por que uma pessoa imperfeita pode ser íntegra? (b) De acordo com o Salmo 103:⁠12-14, o que Jeová sabe sobre nós?

4 Será que isso quer dizer que temos que ser perfeitos para ser íntegros? Podemos achar difícil Jeová nos considerar como “sem defeito”. Afinal, cometemos muitos erros. Mas há duas coisas que devemos lembrar. Primeiro, Jeová não se concentra nos nossos erros. A Bíblia diz: “Se vigiasses os erros, ó Jah, quem, ó Jeová, poderia ficar de pé?” (Sal. 130:3) Ele sabe que somos imperfeitos e pecadores e por isso nos perdoa de modo generoso. (Sal. 86:5) Segundo, Jeová sabe as nossas limitações. Ele não espera que façamos algo que não conseguimos fazer. (Salmo 103:12-14.) Então, o que faz Jeová considerar um humano completo, inteiro ou sem defeito?

5. Qual é a ligação entre amor e integridade?

5 Para os servos de Jeová, a chave para a integridade é o amor. Nosso amor por Deus e nossa lealdade a ele devem ser completos, inteiros, sem defeito. Se nosso amor continuar assim, mesmo quando passamos por provas, estaremos sendo íntegros. (1 Crô. 28:9; Mat. 22:37) Pense novamente nas três Testemunhas de Jeová mencionadas no primeiro parágrafo. Por que elas agiram daquele jeito? Será que a menina não gosta de se divertir? Será que o jovem quer que o colega zombe dele na pregação? Será que o homem quer perder o emprego? Claro que não. O ponto é que eles sabem o que Jeová considera certo ou errado, e estão decididos a agradar a Deus. Como eles amam a Jeová, ao tomar decisões, os três levaram em conta o que Deus pensa. Assim, mostraram que eram realmente pessoas íntegras.

POR QUE PRECISAMOS SER ÍNTEGROS

6. (a) Por que você precisa ser íntegro? (b) Como Adão e Eva mostraram que não eram íntegros?

6 Por que cada um de nós precisa ser íntegro? Por causa do desafio que Satanás fez contra Jeová e contra você. Esse anjo rebelde se tornou Satanás, ou “opositor”, lá no jardim do Éden. Ele tentou sujar o nome de Jeová insinuando que ele é um governante mau, egoísta e desonesto. Infelizmente, Adão e Eva ficaram do lado de Satanás e se rebelaram contra Jeová. (Gên. 3:1-6) Vivendo no Éden, Adão e Eva tinham todos os motivos para amar cada vez mais a Jeová. Mas quando Satanás lançou o desafio, ficou claro que o amor deles por Jeová não era completo, inteiro, sem defeito. Isso levantou outra questão: Será que algum humano amaria a Jeová a ponto de continuar leal a ele? Em outras palavras: Existe algum humano que pode ser íntegro? Essa pergunta veio à tona no caso de Jó.

7. De acordo com Jó 1:8-11, que pontos de vista diferentes Jeová e Satanás tinham sobre a integridade de Jó?

7 Jó viveu na época em que os israelitas estavam no Egito. Nenhum homem era íntegro como ele. É claro que, assim como nós, Jó era imperfeito e cometia erros. Mas Jeová o amava porque ele era íntegro. Pelo visto, Satanás já tinha dito para Jeová que nenhum humano seria íntegro. Então, para mostrar que Satanás é um mentiroso, Jeová usou Jó como exemplo. Satanás não se deu por vencido e exigiu que a integridade de Jó fosse testada. Mas Jeová confiava muito em seu amigo Jó e deixou que Satanás o testasse. — Jó 1:8-11.

8. Que ataques Satanás fez contra Jó?

8 Satanás é cruel, é um assassino. Primeiro, ele atacou os bens de Jó e roubou dele a riqueza, os servos e a reputação na comunidade. Depois, Satanás atacou a família de Jó e roubou os dez filhos que ele tanto amava. Em seguida, ele atacou o corpo de Jó, roubando a saúde dele e causando furúnculos dolorosos que o cobriram da cabeça aos pés. A esposa de Jó ficou tão aflita e angustiada que disse para ele desistir, amaldiçoar a Deus e morrer. O próprio Jó desejava morrer, mas continuou sendo íntegro. Então, Satanás tentou um ataque diferente. Ele fez três amigos de Jó o visitarem durante vários dias. Mas em vez de consolarem Jó, os três homens o criticaram sem dó. Eles disseram que era Deus quem estava causando tudo aquilo e que ele não se importava nem um pouco com a integridade de Jó. Eles até deram a entender que Jó era uma pessoa má e que ele merecia passar por todo aquele sofrimento! — Jó 1:13-22; 2:7-11; 15:4, 5; 22:3-6; 25:4-6.

9. Apesar de todas as dificuldades, o que Jó se recusou a fazer?

9 Como Jó lidou com todas essas dificuldades? Ele não era perfeito. Jó respondeu com raiva aos falsos amigos e falou coisas que ele mesmo admitiu mais tarde que estavam erradas. Ele se preocupou mais com a própria justiça do que com a de Deus. (Jó 6:3; 13:4, 5; 32:2; 34:5) Apesar disso, mesmo nos piores momentos, Jó se recusou a ficar contra Jeová. Ele se recusou a acreditar nas mentiras que os falsos amigos diziam. Jó disse sobre eles: “Eu nunca os declararia justos! Até eu morrer não renunciarei à minha integridade!” (Jó 27:5) Essa frase de Jó é muito importante. Jó se recusou a abrir mão de sua integridade. Nós também podemos ser como ele.

10. Como você está envolvido na questão que Satanás levantou contra Jó?

10 A questão que Satanás levantou não tem a ver apenas com Jó. Tem a ver com você também. Satanás diz que você não ama a Jeová de verdade. Ele diz que, se sua vida estiver em jogo, você vai deixar de servir a Deus. E também diz que a sua integridade é falsa! (Jó 2:4, 5; Apo. 12:10) Como você se sente com isso? Dói, não é? Mas pense nisto: Jeová confia tanto em você que está deixando Satanás testar a sua integridade. Jeová confia que você pode continuar íntegro e que pode ajudar a provar que Satanás é um mentiroso. E Deus promete ajudar você a continuar íntegro. (Heb. 13:6) Que privilégio enorme: saber que o Soberano do Universo confia em você! Consegue perceber por que a integridade é tão importante? Ela nos ajuda a provar que Satanás é mentiroso. Ela mostra que estamos do lado de Jeová e que acreditamos que ele é o melhor governante para nós. O que temos que fazer para continuar íntegros?

COMO CONTINUAR ÍNTEGRO NESTES TEMPOS DIFÍCEIS

11. O que o exemplo de Jó pode nos ensinar?

11 Agora que estamos nos “últimos dias”, Satanás está nos atacando cada vez mais. (2 Tim. 3:1) Nessa época tão difícil, o que podemos fazer para ficar firmes e continuar íntegros? O exemplo de Jó pode nos ensinar isso. Muito antes de suas provações começarem, ele já tinha mostrado que era uma pessoa íntegra. Vamos ver três lições que aprendemos com Jó. Elas podem nos ajudar a continuar sempre íntegros.

Que coisas podem nos ajudar a continuar íntegros? (Veja o parágrafo 12.) *

12. (a) Como vimos em Jó 26:7, 8, 14, o que ajudou Jó a desenvolver admiração e respeito por Jeová? (b) Como podemos encher nosso coração de admiração por Deus?

12 Jó fortaleceu seu amor por Jeová ao admirar suas qualidades. Jó tirava tempo para meditar nas maravilhas da natureza. (Jó 26:7, 8, 14.) Toda vez que pensava sobre a Terra, os céus, as nuvens e os trovões, ele ficava impressionado. Mesmo assim, ele reconhecia que ainda tinha muito que aprender sobre a criação. Jó também sentia admiração pelas coisas que Jeová falava. Ele disse: “Guardei suas declarações no coração.” (Jó 23:12) A admiração e o respeito que Jó sentia por Jeová mexiam com as suas emoções. Ele amava a Deus como a um Pai e queria agradá-lo. Com isso, Jó se sentia cada vez mais decidido a continuar íntegro. Precisamos imitá-lo. Hoje, sabemos muito mais sobre a natureza do que as pessoas da época de Jó. E temos a Bíblia inteira para nos mostrar como Jeová realmente é. Tudo o que aprendemos pode encher nosso coração de admiração por Jeová. E a admiração e o respeito vão nos motivar a amá-lo e a obedecê-lo, e estaremos ainda mais decididos a continuar íntegros. — Jó 28:28.

Nossa integridade fica mais forte quando rejeitamos a pornografia (Veja o parágrafo 13.) *

13-14. (a) De acordo com Jó 31:1, como Jó mostrou que era obediente? (b) Como podemos imitar o exemplo dele?

13 Jó fortalecia sua integridade por ser obediente no dia a dia. Jó sabia que a integridade e a obediência andam juntas. Na verdade, cada vez que somos obedientes, ganhamos mais força para sermos íntegros. Jó se esforçava bastante para obedecer a Deus todos os dias. Por exemplo, ele tomava muito cuidado em como lidava com as mulheres. (Jó 31:1.) Por ser casado, Jó sabia que era errado ter interesse romântico por qualquer mulher que não fosse sua esposa. Hoje o mundo nos bombardeia com tentações sexuais. Se queremos imitar a Jó, não vamos mostrar nenhum interesse romântico por alguém que não seja nosso marido ou nossa esposa. E também não vamos querer nem chegar perto de qualquer imagem indecente ou pornográfica. (Mat. 5:28) Quando nos esforçamos para ter autodomínio no dia a dia, nossa determinação de continuar íntegros fica mais forte.

Nossa integridade fica mais forte quando encaramos os bens materiais de modo equilibrado (Veja o parágrafo 14.) *

14 Jó também era obediente a Jeová no modo como encarava os bens materiais. Jó sabia que, se confiasse somente nas coisas que tinha, estaria cometendo um erro grave que mereceria uma punição. (Jó 31:24, 25, 28) O mundo em que vivemos hoje é muito materialista. Por isso, temos que encarar o dinheiro e os bens materiais de modo equilibrado, como a Bíblia diz que devemos fazer. Isso vai fortalecer nossa determinação de continuar íntegros. — Pro. 30:8, 9; Mat. 6:19-21.

Nossa integridade fica mais forte quando lembramos de nossa esperança para o futuro (Veja o parágrafo 15.) *

15. (a) Que confiança ajudou Jó a continuar íntegro? (b) Por que é bom manter viva no coração a esperança que Jeová nos dá?

15 Jó continuou íntegro porque tinha confiança de que Deus iria recompensá-lo. Ele acreditava que Deus se importava com a integridade dele. (Jó 31:6) Apesar das provas que enfrentou, Jó confiava que no fim Jeová iria recompensá-lo. Essa confiança sem dúvida ajudou Jó a não abrir mão de sua integridade. Jeová ficou tão feliz com isso que deu muitas recompensas a Jó enquanto ele ainda era um homem imperfeito. (Jó 42:12-17; Tia. 5:11) Sem contar as recompensas que Jó vai receber no futuro! E você? Confia mesmo que Jeová vai recompensar a sua integridade, assim como fez com Jó? Deus não muda. (Mal. 3:6) Ele dá valor quando você continua íntegro. Saber disso nos ajuda a manter viva em nosso coração a esperança de um futuro maravilhoso. — 1 Tes. 5:8, 9.

16. O que você deve estar decidido a fazer?

16 Então, nunca abra mão de sua integridade! É verdade que, às vezes, você talvez se sinta sozinho por causa disso. Mas você nunca vai estar sozinho. Você está entre os milhões de pessoas no mundo todo que continuam íntegras. Você também fará parte da lista de muitos homens e mulheres fiéis do passado que continuaram íntegros, mesmo correndo o risco de morrer. (Heb. 11:36-38; 12:1) Jó disse: “Não renunciarei à minha integridade!” Esteja decidido a viver como ele. Se você continuar íntegro, poderá dar glória a Jeová para sempre!

CÂNTICO 124 Sempre leais

^ parágrafo 5 O que é integridade? Por que Jeová quer que seus servos tenham essa qualidade? Por que a integridade é importante para cada um de nós? Este estudo vai mostrar as respostas da Bíblia para essas perguntas. Ele também vai nos ajudar a ver como podemos continuar íntegros dia após dia. Se formos pessoas íntegras, Jeová vai nos dar muitas bênçãos.

^ parágrafo 3 A palavra hebraica que a Bíblia usa para falar de um animal “sem defeito” é parecida com a que a Bíblia usa para falar de um humano “íntegro”.

^ parágrafo 50 IMAGEM: Jó, quando ainda era um jovem pai, ensinando a alguns de seus filhos as maravilhas da criação de Jeová.

^ parágrafo 52 IMAGEM: Um irmão se recusa a ver pornografia com os colegas de trabalho.

^ parágrafo 54 IMAGEM: Um irmão resiste ao impulso de comprar uma televisão grande que ele não precisa e nem tem como pagar.

^ parágrafo 56 IMAGEM: Um irmão tira tempo para meditar com oração na esperança do Paraíso.