Pular para conteúdo

Pular para sumário

PARA OS CASAIS

3: Respeito

3: Respeito

O QUE SIGNIFICA?

Quando marido e esposa se respeitam, eles tratam um ao outro com carinho, até mesmo quando discordam. O livro Dez Lições para Transformar seu Casamento * diz o seguinte sobre casais que se respeitam: “Esses casais não ficam insistindo cada um em sua opinião . . . Em vez disso, eles conversam sobre suas diferenças e escutam com respeito um ao outro. Então, chegam a um meio-termo que é bom para os dois.”

O QUE A BÍBLIA DIZ: “O amor . . . não procura os seus próprios interesses.” — 1 Coríntios 13: 5.

“Respeitar minha esposa significa reconhecer o valor dela e não fazer nada que possa machucá-la ou que prejudique o nosso casamento.” — Micah.

POR QUE É IMPORTANTE?

Quando não existe respeito, as conversas entre o casal são contaminadas por críticas, sarcasmo ou até desprezo. Segundo alguns pesquisadores, essas coisas costumam ser um sinal de que o casamento talvez acabe em divórcio.

“Palavras maldosas, indiretas ou piadas sobre sua esposa vão acabar com a autoestima dela, destruir a confiança que ela tem em você e prejudicar seu casamento.” — Brian.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

PARE E PENSE

Durante uma semana, preste atenção ao que você diz e faz. Depois, responda:

  • ‘Quantas vezes eu critiquei meu marido ou minha esposa? Quantas vezes eu fiz algum elogio?’

  • ‘De que maneiras eu mostrei meu respeito por ele ou por ela?’

CONVERSEM UM COM O OUTRO

  • Que palavras e ações fariam cada um de vocês se sentir respeitados?

  • Que palavras e ações fariam cada um de vocês se sentir desrespeitados?

DICAS

  • Escreva três coisas que seu marido ou esposa poderia fazer para você se sentir respeitado. Cada um deve fazer a sua própria lista e entregar para o outro. Depois, se esforcem para colocar em prática o que o outro pediu.

  • Faça uma lista das coisas que você gosta no seu marido ou esposa. Depois, digam um ao outro o quanto admiram essas qualidades.

“Respeitar meu marido significa mostrar por ações que eu dou valor a ele e quero que ele seja feliz. Não é preciso fazer algo muito elaborado. Às vezes, pequenas ações no dia a dia podem mostrar que realmente respeitamos alguém.” — Megan.

No fim das contas, a questão não é se você se acha respeitoso, mas se a outra pessoa se sente respeitada.

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Revistam-se de terna compaixão, bondade, humildade, brandura e paciência.” — Colossenses 3:12.

^ parágrafo 4 Título original: Ten Lessons to Transform Your Marriage.