Pular para conteúdo

Pular para sumário

PARA OS FILHOS

9: Identidade

9: Identidade

O QUE SIGNIFICA?

A sua identidade envolve muito mais do que seu nome e sua aparência. Ela inclui seus valores, as coisas em que você acredita e sua personalidade. A sua identidade envolve tudo aquilo que faz você ser quem é — quem você é por dentro e por fora.

POR QUE É IMPORTANTE?

Quando você sabe quem realmente é, você não vai abrir mão daquilo em que acredita nem vai deixar que seus colegas o controlem.

“Muitas pessoas são como manequins nas vitrines. Elas não escolhem as roupas que usam — outras pessoas fazem isso por elas.” — Adrian.

“Eu aprendi a defender o que é certo mesmo em situações difíceis. Eu sei quem são meus amigos de verdade pelo comportamento deles e pelo jeito que me comporto quando estou com eles.” — Courtney.

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Parem de se amoldar a este mundo, mas sejam transformados, renovando a sua mente.” — Romanos 12:2.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

Conhecer bem quais são seus pontos fortes, seus pontos fracos e no que você acredita vai ajudá-lo a saber quem você é agora e quem você quer ser no futuro. Responder as perguntas a seguir vai ajudar você a descobrir isso.

Pontos fortes: Que coisas boas eu faço? Quais são meus talentos e habilidades? Por exemplo, para descobrir seus pontos fortes, você pode se perguntar: ‘Consigo me controlar? Sou trabalhador? Gosto de dividir minhas coisas? Quando tenho um compromisso, sempre chego na hora certa?’

DICA: Achou difícil descobrir quais são seus pontos fortes? Então, peça para seus pais ou para um amigo de confiança que digam o que eles veem de bom em você e por quê.

O QUE A BÍBLA DIZ: Persistam em pôr à prova o que vocês mesmos são.” — 2 Coríntios 13:5.

Pontos fracos: O que eu mais preciso melhorar em minha personalidade? Em que situações acho muito difícil resistir a uma tentação? Em que áreas eu preciso me controlar mais?

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Se fazemos a declaração: ‘Não temos pecado’, estamos enganando a nós mesmos e a verdade não está em nós.” — 1 João 1:8.

No que eu acredito: Para mim, o que é certo e errado? Por que eu penso assim? Eu acredito em Deus? O que me faz ter certeza de que ele existe? O que eu acho injusto e por quê? O que eu acredito que vai acontecer no futuro?

O QUE A BÍBLIA DIZ: “O raciocínio o guardará e o discernimento o protegerá.” — Provérbios 2:11.