Pular para conteúdo

Pular para sumário

Jovens, vocês são responsáveis por sua própria salvação

Jovens, vocês são responsáveis por sua própria salvação

“Assim como vocês sempre obedeceram, . . . persistam em produzir a sua própria salvação com temor e tremor.” — FIL. 2:12.

CÂNTICOS: 41, 39

1. Por que o batismo é tão importante? (Veja a foto no começo do estudo.)

COM que idade você se batizou? Todo ano, muitos adolescentes e pré-adolescentes dedicam sua vida a Jeová e se batizam. Muitos deles foram criados por pais cristãos. Se você é um desses jovens, está de parabéns. O batismo é um passo muito importante. Todos os discípulos de Cristo devem ser batizados. Isso é essencial para ganharmos a salvação. — Mat. 28:19, 20; 1 Ped. 3:21.

2. Por que não precisamos ficar com medo de nos dedicar a Jeová?

2 Quem se batiza recebe muitas bênçãos, mas também passa a ter uma grande responsabilidade. No dia do seu batismo, foi feita a pergunta: “À base do sacrifício de Jesus Cristo, você se arrependeu dos seus pecados e se dedicou a Jeová para fazer a vontade dele?” Você respondeu “sim” a essa pergunta. A dedicação é a promessa de amar a Jeová e colocar a vontade dele acima de tudo. Ao se batizar, a pessoa mostra que fez essa promessa. Então, a dedicação é uma coisa muito séria. Mas será que devemos ficar com medo de nos dedicar a Jeová? De jeito nenhum! Afinal, ficar do lado de Jeová sempre é a decisão certa. Quem não serve a Jeová é governado por Satanás. E Satanás não está nem aí para a nossa salvação. Pelo contrário, ele gosta quando alguém fica contra Jeová porque sabe que essa pessoa vai perder a vida eterna. Então, não concorda que servir a Jeová é a única opção certa?

3. Quando uma pessoa dá sua vida a Jeová, que bênçãos ela recebe?

3 Ao se batizar, você mostrou que não está do lado de Satanás. Você deu sua vida a Jeová e sem dúvida vai receber bênçãos. Por exemplo, os servos de Jeová confiam nele de olhos fechados. Eles podem dizer: “Jeová está do meu lado; não terei medo. O que me pode fazer o homem?” (Sal. 118:6) Nada se compara com o privilégio de ser amigo de Jeová e ver que ele dá valor à sua amizade.

UMA RESPONSABILIDADE PESSOAL

4, 5. (a) Em que sentido a dedicação é uma responsabilidade pessoal? (b) Que desafios todos enfrentam, não apenas os jovens?

4 A dedicação é uma responsabilidade pessoal. Isso quer dizer que, depois do batismo, você é responsável pela sua própria salvação. A amizade com Jeová não é como um plano de saúde que vale para a família inteira. Mesmo que você ainda more com os pais, a responsabilidade de continuar fiel a Jeová é sua. E é importante sempre se lembrar disso. Por quê? Porque você não sabe que desafios vai enfrentar no futuro. Alguns são batizados antes de entrar na adolescência. Com o tempo, pode ser que enfrentem pressões e passem a sentir coisas que não sentiam antes. Uma jovem disse o seguinte: “Uma criança não desiste de ser Testemunha de Jeová só porque não pode comer um pedaço de bolo de aniversário na escola. Mas, quando a gente cresce e os hormônios ficam à flor da pele, é preciso ter certeza de que obedecer a Jeová é sempre o melhor.”

5 Também é bom lembrar que todos nós enfrentamos novos desafios, não apenas os jovens. Um adulto pode passar por testes de fé que, na época do seu batismo, ele nem imaginava. Pode ser alguma coisa relacionada a casamento, a emprego ou a um problema de saúde. Então, não importa a idade, todos nós vamos passar por situações que testam a nossa lealdade a Jeová. — Tia. 1:12-14.

6. (a) O que você prometeu ao se dedicar a Jeová? (b) O texto de Filipenses 4:11-13 ajuda você a ter que certeza?

6 Ao se dedicar a Jeová, será que você disse que, dependendo da situação, ia parar de servir a ele? É claro que não! Pelo contrário, você prometeu que nunca ia abandonar o Soberano do Universo, mesmo que seus pais ou amigos fizessem isso. (Sal. 27:10) Lembrar dessa promessa vai ajudar você a continuar fiel. E pode ter certeza de que, não importa o que aconteça, Jeová vai dar a força que você precisa para cumprir sua promessa. — Leia Filipenses 4:13.

7. O que significam as palavras de Filipenses 2:12?

7 Jeová quer ser seu amigo. Mas, para ganhar a salvação e continuar sendo amigo dele, é preciso se esforçar. Filipenses 2:12 diz: “Persistam em produzir a sua própria salvação com temor e tremor.” Essas palavras dão a entender que você precisa fazer o máximo para fortalecer sua amizade com Jeová e continuar fiel. Alguns costumam achar que ser fiel é fácil. Mas lembre que até algumas pessoas que serviram a Jeová por muitos anos perderam a fé. Então, o que você pode fazer para continuar fiel e ganhar a salvação?

É IMPORTANTE ESTUDAR A BÍBLIA

8. (a) O que está envolvido em fazer estudo pessoal? (b) Por que isso é importante?

8 Para ser amigo de Jeová, você precisa conversar com ele. E isso inclui duas coisas: escutar e falar. A principal maneira de escutar a Jeová é fazendo estudo pessoal. Isso envolve ler a Bíblia e meditar no que ela diz. Para aprofundar seu conhecimento, você também precisa ler as publicações bíblicas. Mas não encare seu estudo pessoal como uma tarefa escolar. O objetivo não é memorizar informações como se você fosse fazer uma prova. Em vez disso, um bom estudo da Bíblia é como uma viagem em que você explora novas ideias e descobre mais sobre a personalidade de Jeová. Fazer isso é muito importante porque vai fortalecer sua amizade com ele. — Tia. 4:8.

Você costuma escutar a Jeová e falar com ele? (Veja os parágrafos 8-11.)

9. O que você usa para fazer seu estudo pessoal?

9 Para ajudar você a ter um bom programa de estudo pessoal, a organização de Jeová fornece várias ajudas. Por exemplo, na seção “Adolescentes” do site jw.org, existem “Exercícios Bíblicos” que podem ajudar você a aprender lições importantes de acontecimentos registrados na Bíblia. Além disso, você pode usar os guias de estudo “O Que a Bíblia Realmente Ensina?”, que também estão no site. Eles foram feitos para ajudar você a entender melhor as suas crenças e a saber como explicá-las a outras pessoas. Na Despertai! de abril de 2009, leia o artigo “Os Jovens Perguntam — Como tornar a leitura da Bíblia agradável?”. Ele tem boas dicas para o seu estudo da Bíblia. Lembre-se: estudar a Bíblia e meditar é essencial para a salvação. — Sal. 119:105

ORAR É ESSENCIAL

10. Por que é tão importante orar?

10 Ao estudar a Bíblia, você escuta a Jeová. Ao orar, você fala com ele. Para alguns, a oração é como um amuleto que eles usam para ter sorte e conseguir alguma coisa. Outros confundem oração com reza. Mas, para os cristãos, a oração é uma forma de conversar com o Criador de amigo para amigo. Jeová quer ouvir o que você tem a dizer. (Fil. 4:6) Então, quando estiver ansioso ou estressado, “lance seu fardo sobre Jeová”. (Sal. 55:22) Milhões de irmãos seguiram esse conselho e sentiram a ajuda de Jeová. Orar vai ajudar você também.

11. Por que é importante agradecer sempre a Jeová?

11 A oração também é o momento de agradecer a Jeová, não apenas de pedir. A Bíblia diz que agradecer é importante. Ela fala: “Mostrem-se gratos.” (Col. 3:15) Às vezes, ficamos tão concentrados nos nossos problemas que deixamos de ver as muitas bênçãos que Jeová nos dá. O que acha de, todos os dias, pensar em pelo menos três coisas que você pode agradecer a Jeová? Abigail, uma adolescente que se batizou quando tinha 12 anos, diz: “Jeová merece nossos agradecimentos mais do que qualquer outra pessoa no Universo. Sempre devemos dizer a ele o quanto somos gratos por tudo o que ele nos dá. Uma vez, eu ouvi uma coisa que me marcou. Era mais ou menos assim: ‘Imagine que você acordasse de manhã e tivesse apenas as coisas que você agradeceu a Jeová no dia anterior. O que será que você ia ter?’” *

‘PROVE E VEJA QUE JEOVÁ É BOM’

12, 13. (a) Por que é importante sentir a ajuda de Jeová na sua vida? (b) Em que ocasiões você já sentiu a bondade de Jeová?

12 O rei Davi enfrentou muitas situações difíceis, mas sempre sentiu a ajuda de Jeová. Por isso, ele cantou: “Provem e vejam que Jeová é bom; feliz o homem que se refugia nele.” (Sal. 34:8) Esse texto mostra que é importante cada pessoa sentir a ajuda de Jeová por experiência própria. Quando você vai às reuniões ou lê a Bíblia e as publicações, você vê como Jeová ajudou outros a continuar fiéis. Mas você precisa sentir a ajuda de Jeová na sua própria vida. Por quê? Porque isso vai ajudá-lo a progredir em sentido espiritual. Consegue se lembrar de ocasiões em que você ‘provou e viu que Jeová é bom’?

13 Uma prova da bondade de Jeová é que ele escolheu cada um de nós para servir a ele. Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai, que me enviou, o atraia.” (João 6:44) Você sente que é uma das pessoas que Jeová escolheu para servir a ele? Um jovem talvez pense: ‘Jeová escolheu meus pais. Se eles não fossem Testemunhas de Jeová, não sei se ele teria me aceitado.’ Mas, quando você se batizou, você começou a ter sua própria amizade com Jeová. Como servo dele, pode ter certeza que ele conhece você. A Bíblia diz: “Se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.” (1 Cor. 8:3) Então, sempre dê valor ao seu privilégio de ser amigo de Jeová.

14, 15. O que vai ajudar você a ter coragem de pregar?

14 Outra forma de ‘provar que Jeová é bom’ é sentindo a ajuda dele quando falamos a outros sobre a nossa fé. Alguns têm dificuldades para pregar a colegas de escola. Eles ficam com medo da reação dos colegas. E pode ser ainda mais difícil quando você tem que falar da sua fé na frente de várias pessoas. O que pode ajudar você a ter coragem de pregar para os seus colegas?

15 Quando você se prepara e tem certeza de que suas crenças são verdadeiras, sua fé fica mais forte. Além disso, você sente vontade de falar sobre Jeová. (Jer. 20:8, 9) Então, você precisa fortalecer a sua fé. Para ajudar, veja os guias de estudo no site jw.org que estão disponíveis na sua língua. Eles foram feitos para ajudar você a pensar no que você acredita e a entender por que acredita nisso. Eles também dão dicas de como explicar suas crenças.

16. O que uma jovem faz para conseguir dar testemunho na escola?

16 Mesmo se preparando bem, pode ser que você ainda fique sem jeito de dar testemunho na escola. Uma irmã de 18 anos que se batizou quando tinha 13 diz: “Quando eu tenho que explicar as minhas crenças para alguém, parece que as palavras não vêm.” O que ela faz para vencer essa dificuldade? Ela conta: “Eu procuro falar das minhas crenças da maneira mais natural possível. Os meus colegas sempre comentam sobre as coisas que eles costumam fazer. Então, eu tento fazer o mesmo. No meio da conversa, eu falo alguma coisa, tipo: ‘Um dia desses, eu estava dirigindo um estudo da Bíblia e . . .’ Daí eu continuo com o que ia dizer. É verdade que, quando faço isso, eu não chego a falar diretamente sobre a Bíblia. Mas muitas vezes meus colegas ficam curiosos e perguntam como é esse estudo e outras coisas. Quanto mais eu faço isso, mais fácil fica. E a sensação de conseguir dar testemunho é muito boa!”

17. O que vai ajudar você a dar um bom testemunho?

17 O que vai ajudar você a dar um bom testemunho? Seja respeitoso e leve em consideração as opiniões da pessoa com quem você fala. Assim, é mais provável que ela ouça o que você diz. Olivia, que tem 17 anos e foi batizada quando era mais nova, diz: “Eu sempre ficava com medo de colocar a Bíblia na conversa e as pessoas acharem que eu sou fanática.” O que ajudou Olivia a perder esse medo? Ela meditou na importância de falar a outros sobre Jeová. Ela diz: “Muitos adolescentes não sabem nada sobre as Testemunhas de Jeová. Então, a opinião deles sobre nós vai depender muito do que a gente diz e faz. Por exemplo, se formos tímidos demais ou tivermos dificuldade pra falar da nossa fé, o que eles vão pensar? Se a gente falar com a cabeça baixa, eles provavelmente vão achar que temos vergonha de ser Testemunhas de Jeová. Talvez eles até nos tratem mal. É muito mais fácil eles nos respeitarem quando falamos das nossas crenças com confiança e naturalidade.”

PERSISTA EM PRODUZIR A SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO

18. O que você precisa fazer para produzir a sua própria salvação?

18 Como vimos, cada pessoa tem a responsabilidade de produzir a sua própria salvação. Fazer isso envolve ler a Palavra de Deus, meditar no que ela diz, orar pedindo a ajuda de Jeová e pensar nas bênçãos que ele nos dá. Quando fazemos isso, passamos a dar mais valor à nossa amizade com Jeová. Também sentimos mais vontade de falar a outros sobre a nossa fé. — Sal. 73:28

19. Por que vale a pena se esforçar para ganhar a salvação?

19 Jesus disse: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, apanhe sua estaca de tortura e siga-me sempre.” (Mat. 16:24) Esse texto deixa claro que todo cristão tem a obrigação de seguir a Cristo. Para isso, é preciso se dedicar e batizar. Os que servem a Jeová recebem muitas bênçãos agora e ainda têm a esperança de viver para sempre no novo mundo. Então, vale muito a pena continuar se esforçando para ganhar a salvação!

^ parágrafo 11 Veja também o artigo “Os Jovens Perguntam — Vale a pena orar?” junto com a tabela que fala sobre esse assunto no site jw.org.