Pular para conteúdo

Pular para sumário

Pais, ajudem seus filhos a ser sábios

Pais, ajudem seus filhos a ser sábios

‘Desde a infância você conhece os escritos sagrados, que podem torná-lo sábio para a salvação.’ — 2 TIM. 3:15.

CÂNTICOS: 130, 88

1, 2. Por que alguns pais ficam preocupados quando os filhos dizem que querem se batizar?

TODO ano, milhares de estudantes da Bíblia decidem servir a Jeová. Muitos são jovens que foram criados por pais cristãos. Eles escolheram o melhor modo de vida. (Sal. 1:1-3) Se você é pai ou mãe, sem dúvida está ansioso pelo dia em que seu filho vai tomar essa importante decisão. — Note 3 João 4.

2 Mas talvez você fique um pouco preocupado. Pode ser que conheça alguns jovens que se batizaram, mas depois começaram a ter dúvidas. Alguns começaram a achar que não vale a pena seguir o que a Bíblia diz e chegaram ao ponto de abandonar a verdade. No passado, Jesus disse à congregação de Éfeso: “Você abandonou o amor que tinha no princípio.” (Apo. 2:4) Isso talvez leve você a pensar: ‘E se isso acontecer com meu filho?’ Então, o que você pode fazer para tentar evitar que seu filho perca o amor por Jeová? Como ajudá-lo a ‘crescer para a salvação’? (1 Ped. 2:2) Para responder a essas perguntas, vamos estudar o exemplo de Timóteo.

“CONHECE OS ESCRITOS SAGRADOS”

3. (a) Quando Timóteo se tornou cristão? (b) O que mostra que Timóteo levou a sério o que aprendeu? (c) Ao falar do que estava envolvido em aprender a verdade, que três etapas Paulo citou?

3 É provável que Timóteo tenha se tornado cristão no ano 47, durante a primeira visita de Paulo a Listra. Naquela época, ele ainda devia ser adolescente. Mas Timóteo levou a sério tudo o que aprendeu. Prova disso é que dois anos depois ele passou a acompanhar Paulo em viagens missionárias. Uns 16 anos mais tarde, Paulo escreveu a Timóteo: “Continue nas coisas que aprendeu e foi persuadido a crer, pois você sabe de quem as aprendeu e desde a infância conhece os escritos sagrados, que podem torná-lo sábio para a salvação por meio da fé em Cristo Jesus.” (2 Tim. 3:14, 15) Nessa ocasião, Paulo falou sobre o que estava envolvido em aprender a verdade. E ele citou três etapas: (1) conhecer os escritos sagrados, (2) ser persuadido a crer e (3) se tornar sábio para a salvação.

4. O que você gosta de usar para ensinar seus filhos pequenos? (Veja a foto no começo do estudo.)

4 Sem dúvida, você quer que seu filho também conheça os escritos sagrados, que hoje são as Escrituras Hebraicas e as Escrituras Gregas Cristãs. Esse conhecimento é o alicerce para seu filho construir uma amizade bem forte com Jeová. Até crianças bem novas conseguem aprender sobre as pessoas e os acontecimentos mencionados na Bíblia. E a organização de Jeová fornece muitos livros, vídeos e brochuras que os pais podem usar para ensinar os filhos. Quais dessas ajudas estão disponíveis na sua língua?

“PERSUADIDO A CRER”

5. (a) O que significa a frase “persuadido a crer”? (b) O que prova que Timóteo tinha uma forte fé?

5 Ter conhecimento da Bíblia é importante. Mas, para ajudar seu filho a ser amigo de Jeová, não basta apenas ensinar as histórias da Bíblia. Como vimos, Timóteo foi “persuadido a crer”. O que isso significa? Em grego, essa frase significa “ter certeza” ou “estar convencido de que algo é verdade”. Timóteo conhecia as Escrituras Hebraicas desde criança. Mas ele precisou ter certeza de que Jesus era o Messias. Assim, além de ter conhecimento, Timóteo passou a ter uma forte fé. Uma prova disso é que ele se batizou. Com o tempo, ele continuou progredindo e se tornou missionário.

6. Como você pode ajudar seu filho a ter fé no que a Bíblia diz?

6 Como você pode ajudar seu filho a ter certeza de que as coisas que ele aprendeu são a verdade? Seja paciente. Ninguém desenvolve fé da noite para o dia. E a fé também não passa de pai para filho por meio do DNA. Como pai ou mãe, você tem a responsabilidade de ajudar seu filho, principalmente quando ele tem dúvidas. Para desenvolver fé no que a Bíblia diz, seu filho precisa usar a “faculdade de raciocínio”. (Rom. 12:1) Veja um exemplo.

7, 8. (a) Como Thomas mostra paciência ao ensinar sua filha? (b) Por que você acha que é importante ser paciente?

7 Thomas, que é pai de uma menina de 11 anos, diz: “Às vezes, minha filha pergunta coisas do tipo: ‘Será que Jeová usou a evolução para desenvolver a vida na Terra?’ ou ‘Por que a gente não se envolve na política? A gente podia votar pra tentar melhorar as coisas.’ Muitas vezes, eu tenho a resposta na ponta da língua. Mas sei que não adianta despejar um caminhão de informações na cabeça dela.” Thomas entende que, para ajudar sua filha a ter fé, ele precisa pouco a pouco dar provas de que podemos confiar na verdade da Bíblia.

8 O que esse exemplo nos ensina? Que a paciência é uma qualidade muito importante, principalmente quando vamos ensinar outros. (Col. 3:12) Assim como Thomas, você precisa conversar várias vezes sobre um assunto e usar a Bíblia para raciocinar com seu filho. Isso vai ajudá-lo a ter fé. Thomas diz: “Eu e a minha esposa procuramos saber se nossa filha acredita mesmo no que está aprendendo, principalmente se é um assunto importante. Quando ela faz perguntas, a gente fica feliz. Na verdade, se ela aceitasse tudo sem questionar, aí é que a gente acharia estranho.”

9. Como você pode ajudar seu filho a ter um conhecimento profundo da Bíblia?

9 Sem dúvida, você quer que seu filho entenda “a largura, o comprimento, a altura e a profundidade” da verdade. (Efé. 3:18) Como você pode ajudá-lo a ter um conhecimento profundo da Bíblia? Ensine com paciência, levando em conta o que seu filho precisa aprender de acordo com a idade e as necessidades dele. Assim, ele vai conseguir falar com outros, incluindo colegas de escola, sobre o que ele acredita. (1 Ped. 3:15) Por exemplo, será que seu filho sabe explicar na Bíblia o que acontece quando alguém morre? Faz sentido para ele o que a Bíblia diz sobre isso? Você vai precisar se esforçar para ser paciente ao ensinar seu filho. Mas esse esforço vale a pena! * — Deut. 6:6, 7.

10. Para ajudar seu filho a ter fé, o que é importante?

10 Para ajudar seu filho a ter fé, é muito importante dar um bom exemplo. Stephanie, que tem três filhas, diz: “Eu sempre procuro explicar para as minhas filhas por que tenho certeza que Jeová existe. Também deixo claro que acredito que Jeová nos ama e ensina o melhor pra nós. Assim, elas percebem que eu amo a Jeová de verdade. Se eu não tiver uma fé forte, não posso esperar que as minhas filhas tenham.” Então, de vez em quando, é bom que os pais se perguntem: ‘Será que meu filho percebe que a minha fé em Jeová é forte?’

“SÁBIO PARA A SALVAÇÃO”

11, 12. (a) O que uma pessoa sábia faz? (b) O que é preciso para que seu filho se torne sábio?

11 Como vimos, Timóteo tinha (1) conhecimento dos escritos sagrados e (2) certeza de que suas crenças eram verdadeiras. Mas Paulo também disse que os escritos sagrados podiam tornar Timóteo “sábio para a salvação”. O que ele quis dizer com isso?

12 De acordo com o livro Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 3, uma pessoa sábia usa o conhecimento e o entendimento para resolver problemas, evitar perigos, alcançar um objetivo ou dar um conselho. A sabedoria é o contrário da tolice. A Bíblia diz: “A tolice está ligada ao coração das crianças.” (Pro. 22:15) Então, é de se esperar que seu filho se torne sábio à medida que for crescendo. Mas não é só a idade que ajuda uma pessoa a ser sábia. Quem é sábio de verdade tem respeito por Jeová e está disposto a obedecer ao que ele diz. — Salmo 111:10.

13. Como um jovem mostra que é sábio?

13 Jovens sábios não se deixam influenciar facilmente por seus desejos ou pelo que seus colegas dizem. Como diz a Bíblia, eles não são “jogados como que por ondas e levados para lá e para cá”. (Efé. 4:14) Em vez disso, eles aprendem a “distinguir tanto o certo como o errado”. (Heb. 5:14) Os jovens também mostram que são sábios quando tomam boas decisões, principalmente se os pais ou outros adultos não estão por perto. (Fil. 2:12) Esse tipo de sabedoria é necessário para que alcancem a salvação. (Pro. 24:14) Como você pode ajudar seu filho a se tornar sábio? Deixe claro para ele o que é mais importante para você. Por palavras e ações, mostre ao seu filho que você está tentando viver de acordo com o que Jeová diz que é certo. — Rom. 2:21-23.

Por que os pais precisam estar sempre prontos para ajudar os filhos? (Veja os parágrafos 14-18.)

14, 15. (a) O que seu filho precisa entender antes de se batizar? (b) O que você costuma fazer para ajudar seu filho a ver as vantagens de obedecer a Jeová?

14 Não basta dizer ao seu filho o que é certo e o que é errado. É preciso raciocinar com ele sobre a importância de obedecer às leis de Jeová. Para isso, você pode perguntar ao seu filho: ‘Por que a Bíblia proíbe algumas coisas que talvez não pareçam erradas para você? O que convence você de que Jeová sabe o que é melhor para nós?’ — Isa. 48:17, 18.

15 Se o seu filho disser que está pensando em se batizar, você precisa ajudá-lo a entender tudo o que está envolvido em ser um servo de Jeová. Você poderia perguntar a ele: “Na sua opinião, quais são as vantagens de se batizar? Que sacrifícios você acha que vai ter que fazer? Por que você acha que as vantagens vão muito além dos sacrifícios?” (Mar. 10:29, 30) É muito importante que seu filho pense nisso antes do batismo. Você precisa ajudá-lo a entender bem as vantagens de ser obediente e os resultados de ser desobediente. Assim, seu filho vai chegar à conclusão de que fazer o que a Bíblia diz é sempre o melhor. — Deut. 30:19, 20.

O QUE FAZER SE UM JOVEM BATIZADO TEM DÚVIDAS

16. O que os pais precisam ter em mente se um filho batizado começa a ter dúvidas?

16 E se, um tempo depois do batismo, seu filho começa a ter dúvidas? Por exemplo, um adolescente batizado talvez comece a achar o estilo de vida do mundo interessante. Pode ser que ele ache que não vale a pena seguir o que a Bíblia diz. (Sal. 73:1-3, 12, 13) Como pai, você precisa ter em mente que a sua reação pode fazer a diferença. Ela pode afastar ainda mais o seu filho da verdade ou fazer com que ele continue servindo a Jeová. Por isso, em vez de declarar guerra ao seu filho, deixe claro que você o ama e quer o melhor para ele.

17, 18. O que você pode fazer para ajudar um jovem que está com dúvidas?

17 Antes de um jovem se batizar, ele se dedica a Jeová. Ou seja, ele faz uma oração prometendo amar a Jeová e colocar a vontade dele acima de qualquer outra coisa. (Mar. 12:30) Para Jeová, essa promessa é muito importante. E quem faz essa promessa tem a obrigação de cumprir com ela. (Ecl. 5:4, 5) Então, lembre o seu filho da seriedade da promessa que ele fez a Deus. Mas você precisa fazer isso no momento certo e de modo bondoso. Antes, é melhor preparar o terreno. Como? Usando as publicações para lembrar os filhos da importância da dedicação e das bênçãos de ser um servo de Jeová.

18 Por exemplo, no final do livro Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas, Volume 1, existe um capítulo chamado “Os pais perguntam”. Esse capítulo diz: “Não conclua apressadamente que seu filho adolescente está rejeitando as suas crenças. Em muitos casos, há alguma coisa por trás disso.” Pode ser que seu filho esteja se sentindo sozinho ou ache que nunca vai conseguir ser como outros jovens que estão progredindo na congregação. Talvez ele esteja enfrentando muita pressão na escola. O livro continua dizendo: “Essas questões têm pouco a ver com os princípios em que suas crenças se baseiam. Têm mais a ver com as circunstâncias que tornam desafiador viver segundo a fé.” Daí, o livro dá sugestões de como os pais podem ajudar um filho nessa situação.

19. Como você pode ajudar seu filho a se tornar “sábio para a salvação”?

19 Como pai, você sem dúvida quer criar seu filho “na disciplina e na instrução de Jeová”. (Efé. 6:4) Essa é uma responsabilidade pesada. Mas também é um privilégio. Fazer isso envolve ensinar o que a Bíblia diz e ajudar seu filho a ter certeza de que está aprendendo a verdade. Quanto mais certeza ele tiver, mais vai se sentir motivado a dedicar a vida a Jeová e servi-lo de coração. Por isso, com a ajuda da Bíblia e do espírito santo, continue se esforçando para ajudar seu filho a se tornar “sábio para a salvação”.

^ parágrafo 9 Você conhece os guias de estudo do livro O Que a Bíblia Realmente Ensina? Eles estão disponíveis em muitas línguas no site jw.org. É só clicar em ENSINOS BÍBLICOS > AJUDAS PARA ESTUDAR A BÍBLIA. Esse material ajuda jovens e adultos a entender e saber explicar as verdades da Bíblia.