Pular para conteúdo

Pular para sumário

 LIÇÃO 15

Como os anciãos ajudam a congregação?

Como os anciãos ajudam a congregação?

Finlândia

Ensinando

Pastoreando

Pregando

Nossa organização não possui um clero assalariado. Seguindo o exemplo dos primeiros cristãos, superintendentes qualificados são designados ‘para pastorear a congregação de Deus’. (Atos 20:28) Esses anciãos são homens experientes com boa espiritualidade que tomam a frente na congregação e pastoreiam o rebanho, “não por obrigação, mas de boa vontade perante Deus; não por amor ao ganho desonesto, mas com entusiasmo”. (1 Pedro 5:1-3) O que eles fazem em nosso benefício?

Eles cuidam de nós e nos protegem. Os anciãos guiam e ajudam a proteger a congregação em sentido espiritual. Tendo em mente que foi Deus que lhes confiou esse papel importante, eles não dominam a congregação, mas contribuem para nosso bem-estar e alegria. (2 Coríntios 1:24) Assim como um pastor dá o seu melhor para cuidar de cada uma de suas ovelhas, os anciãos procuram conhecer cada membro da congregação. — Provérbios 27:23.

Eles nos ensinam como fazer a vontade de Deus. Toda semana, os anciãos tomam a dianteira nas reuniões congregacionais para fortalecer nossa fé. (Atos 15:32) Esses homens devotados também dão o exemplo em participar na obra de evangelização, nos acompanhando nessa atividade e nos treinando em todos os aspectos dela.

Eles dão encorajamento a cada um de nós. A fim de cuidar de nossas necessidades espirituais, os anciãos locais nos visitam em nossa casa ou no Salão do Reino para nos oferecer ajuda e dar consolo usando a Bíblia. — Tiago 5:14, 15.

Além da ajuda que prestam à congregação, a maioria dos anciãos tem seu emprego e responsabilidades familiares que tomam parte de seu tempo e atenção. Esses irmãos diligentes merecem nosso respeito. — 1 Tessalonicenses 5:12, 13.

  • Qual é o papel dos anciãos de congregação?

  • De que maneiras os anciãos mostram interesse em cada um de nós?