Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua brasileira de sinais

A Bíblia — Qual É a Sua Mensagem?

SEÇÃO 21

Jesus está vivo!

Jesus está vivo!

Jesus aparece a seus seguidores para instruí-los e encorajá-los

NO TERCEIRO dia após a morte de Jesus, algumas mulheres que eram suas discípulas descobriram que a pedra que bloqueava a entrada do túmulo havia sido removida. Além disso, o túmulo estava vazio!

Apareceram dois anjos. “Vós estais procurando Jesus, o nazareno”, disse um deles. “Ele foi levantado.” (Marcos 16:6) Sem demora, as mulheres correram para contar isso aos apóstolos. No caminho, elas encontraram Jesus. “Não temais!”, disse ele. “Ide, relatai isso a meus irmãos, a fim de que vão para a Galileia; e ali me verão.” — Mateus 28:10.

Mais tarde naquele dia, dois discípulos caminhavam de Jerusalém para a aldeia de Emaús. Um desconhecido juntou-se a eles e perguntou-lhes sobre o que estavam conversando. Ele era na verdade o ressuscitado Jesus, que apareceu numa forma que eles de início não reconheceram. Com semblantes tristes, eles responderam que falavam a respeito de Jesus. O desconhecido começou a explicar coisas referentes ao Messias em todas as Escrituras. De fato, Jesus tinha cumprido as profecias messiânicas nos mínimos detalhes. * Quando os discípulos perceberam que o desconhecido era Jesus — que havia sido ressuscitado como espírito —, ele desapareceu.

Os dois discípulos logo retornaram a Jerusalém. Ali eles encontraram os apóstolos reunidos a portas trancadas. Enquanto os dois relatavam sua experiência, Jesus apareceu. Seus atônitos seguidores mal podiam acreditar nisso! “Por que é que se levantam dúvidas nos vossos corações?”, Jesus perguntou. “Está escrito que o Cristo havia de sofrer e de ser levantado dentre os mortos no terceiro dia.” — Lucas 24:38, 46.

Por 40 dias após sua ressurreição, Jesus apareceu a seus discípulos em diferentes ocasiões. Em uma delas, apareceu a mais de 500 deles! Provavelmente foi nessa ocasião que ele lhes deu esta importantíssima missão: “Ide . . . fazei discípulos de pessoas de todas as nações, . . . ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.” — Mateus 28:19, 20.

Em sua última reunião com os 11 apóstolos fiéis, Jesus prometeu: “Ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder e sereis testemunhas de mim . . . até à parte mais distante da terra.” (Atos 1:8) Então, Jesus foi levantado e uma nuvem encobriu-o à medida que subia ao céu.

— Baseado em Mateus, capítulo 28; Marcos, capítulo 16; Lucas, capítulo 24; João, capítulos 20 e 21; 1 Coríntios 15:5, 6.

^ parágrafo 6 Para exemplos de profecias messiânicas que se cumpriram em Jesus, veja a Seção 14, Seção 15 e Seção 16 desta brochura e também o apêndice “Jesus Cristo — o Messias prometido” no livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?.