Pular para conteúdo

Pular para sumário

 HISTÓRIA 50

Jeová defende Jeosafá

Jeová defende Jeosafá

Jeosafá era o rei de Judá. Ele acabou com a adoração de Baal em seu reino. Jeosafá queria que todo mundo obedecesse a Jeová. Então, ele escolheu alguns homens que conheciam bem as leis de Jeová para ensinar as leis ao povo.

As nações que ficavam ali perto tinham medo de atacar Judá, porque sabiam que Jeová protegia o povo dele. Essas nações até levavam presentes para o rei Jeosafá. Mas os moabitas, os amonitas e os que moravam na região de Seir foram lutar contra Judá. Jeosafá sabia que precisava da ajuda de Jeová. Aí, Jeosafá mandou todos os homens, mulheres e crianças ir para Jerusalém. Na frente de todo mundo, ele orou:

— Jeová, não vamos conseguir ganhar sem sua ajuda. Por favor, diga o que devemos fazer.

Então, Jeová respondeu:

— Não tenham medo. Eu estou com vocês. Ninguém vai precisar lutar. Vejam o que eu vou fazer.

O que será que Jeová ia fazer para salvar o povo?

No dia seguinte, Jeosafá escolheu alguns homens que eram cantores. Os cantores deviam ir na frente do exército cantando com alegria músicas para Jeová. Eles marcharam de Jerusalém até o lugar em que a luta ia acontecer, chamado Tecoa.

Enquanto eles cantavam, Jeová fez algo impressionante. Ele fez os amonitas e os moabitas lutar uns contra os outros. Então, todos eles morreram. Mas Jeová protegeu seu povo, assim como tinha prometido. As nações perto de Judá ficaram sabendo o que Jeová tinha feito, e viram que ele ainda estava defendendo o seu povo. Viu só? Jeová sempre dá um jeito de salvar o seu povo. E ele não precisa da ajuda de ninguém para fazer isso!

“Vocês não terão de lutar nesta batalha. Tomem a sua posição, fiquem parados e vejam a salvação de Jeová a seu favor.” — 2 Crônicas 20:17