Pular para conteúdo

Pular para sumário

 HISTÓRIA 39

O primeiro rei de Israel

O primeiro rei de Israel

Jeová tinha escolhido juízes para cuidar dos israelitas. Mas, como todos os outros povos tinham um rei, os israelitas também queriam ter um. Eles foram pedir isso para Samuel. Mas Samuel achou errado e orou a Jeová. Jeová disse:

— Samuel, o problema deles não é com você, é comigo. Fale que eles podem ter um rei, mas vão sofrer muito na mão dele.

Aí, Samuel disse isso para o povo. Mesmo assim, eles responderam:

— A gente não tá nem aí. O que a gente quer é ter um rei!

Jeová disse para Samuel que um homem chamado Saul seria o rei. Certo dia, Saul foi ver Samuel em Ramá. Aí, para mostrar que Saul tinha sido escolhido para ser o rei de Israel, Samuel colocou óleo na cabeça dele.

Depois, Samuel chamou todo o povo para mostrar o novo rei de Israel. Mas ninguém conseguia encontrar Saul. Sabe por quê? Porque ele estava se escondendo. Depois de procurar bastante, eles acharam Saul. Ele era mais alto do que todo mundo e muito bonito. Então, Samuel levou Saul para o meio do povo e disse:

— Vejam! Esse é o rei que Jeová escolheu pra vocês.

O povo gritou de alegria quando viu que agora tinha um rei.

No começo, Saul obedecia a Jeová e fazia o que Samuel mandava. Mas, depois, ele ficou desobediente. Uma vez, Saul queria fazer uma oferta ou sacrifício para Jeová. Mas ele não podia fazer isso. Quem podia era Samuel. Samuel até falou para Saul esperar ele chegar. Mas Saul não esperou e fez tudo sozinho. Por isso, Samuel deu uma bronca em Saul:

— Você não devia ter desobedecido a Jeová!

Depois da bronca, será que Saul parou de desobedecer a Jeová? Não. Mais tarde, Saul foi lutar contra um povo chamado amalequitas. Jeová disse que ele não devia ter pena desse povo. Mas Saul teve pena do rei dos amalequitas, chamado Agague. Jeová disse para Samuel:

— Saul não quer saber de mim nem de me escutar.

Samuel ficou muito triste com isso e foi falar com Saul. Ele disse que, já que Saul era desobediente, Jeová ia colocar outro rei em seu lugar. Quando Samuel se virou para ir embora, Saul agarrou Samuel pela roupa e arrancou um pedaço dela. Samuel disse:

— Jeová também vai arrancar o reino de Israel de você.

Mas quem ia ser o novo rei de Israel? Jeová ia escolher alguém que amasse e obedecesse a ele.

“Obedecer é melhor do que um sacrifício.” — 1 Samuel 15:22