Pular para conteúdo

Pular para sumário

 HISTÓRIA 42

Jonatã foi um amigo corajoso e leal

Jonatã foi um amigo corajoso e leal

O filho mais velho de Saul, Jonatã, era um soldado muito corajoso. Davi até disse que ele era mais rápido do que uma águia e mais forte do que um leão. Certo dia, Jonatã e seu ajudante viram alguns filisteus num monte. Jonatã disse para o seu ajudante:

— Se os filisteus nos chamarem para subir o monte e lutar contra eles, é um sinal de que Jeová vai nos ajudar a vencer.

E foi isso o que aconteceu. Os filisteus chamaram Jonatã e seu ajudante para subir o monte. Os dois lutaram e conseguiram derrotar 20 filisteus.

Como Jonatã era o filho mais velho de Saul, ele tinha o direito de ser rei. Mas ele sabia que Jeová tinha escolhido Davi para ser rei depois de Saul. Mesmo assim, Jonatã não tinha ciúme de Davi. Ao contrário, eles se tornaram grandes amigos. Jonatã e Davi prometeram que iam proteger e defender um ao outro. Para provar a sua amizade, Jonatã deu para Davi seu casaco, sua espada, seu arco e seu cinto.

Quando Davi estava fugindo de Saul, Jonatã foi se encontrar com ele e disse:

— Davi, seja forte e tenha coragem! Jeová escolheu você para ser o rei. Até meu pai sabe disso.

Seria bom ter um amigo igual a Jonatã, não acha?

Jonatã arriscou a vida várias vezes para ajudar seu amigo.

Quando soube que Saul queria matar Davi, Jonatã fez de tudo para Saul mudar de ideia. Mas Saul ficou muito bravo com Jonatã.

Depois de um tempo, Jonatã morreu junto com Saul numa batalha. Então, Davi procurou Mefibosete, o filho de Jonatã, e disse:

— Seu pai foi um grande amigo pra mim. Por isso, eu vou cuidar de você pelo resto de sua vida. Você vai morar no meu palácio e vai comer do bom e do melhor.

Davi nunca se esqueceu de seu grande amigo Jonatã.

“Amem uns aos outros, assim como eu amei vocês. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” — João 15:12, 13