Pular para conteúdo

Pular para sumário

 HISTÓRIA 14

Um jovem que obedeceu a Deus

Um jovem que obedeceu a Deus

José era um dos filhos mais novos de Jacó. Ele era o filho que Jacó mais amava. Por isso, os irmãos mais velhos de José tinham muito ciúme dele e o odiavam. Uma vez, José teve uns sonhos estranhos que ele não entendeu. Então, ele contou o que tinha sonhado para seus irmãos. Mas eles não gostaram desses sonhos. Sabe o que pensaram? Que José queria ser o rei deles. Aí, eles ficaram com mais raiva de José!

Um dia, os irmãos de José estavam bem longe, cuidando das ovelhas da família. Jacó pediu para José ver se eles estavam bem. Quando eles viram José chegando, começaram a dizer:

— Lá vem José. Por que a gente não mata esse sonhador?

Quando José chegou, os irmãos dele o agarraram e o jogaram num buraco bem fundo. Mas, naquela hora, estavam passando por ali alguns homens que iam para o Egito. Aí, Judá, um dos irmãos de José, disse:

— Não vale a pena matar José. Que tal a gente vender José pra ele virar escravo?

Então, eles venderam José para os homens por 20 moedas. Depois, molharam a roupa de José no sangue de um bode para parecer que um animal tinha matado José. Daí, eles mandaram a roupa de volta para Jacó e perguntaram:

— Essa roupa é de José, não é?

Jacó pensou que seu filho tinha morrido e ficou muito triste. Ninguém conseguia ajudar Jacó a se sentir melhor.

Quando chegou no Egito, José foi comprado por um homem importante chamado Potifar e se tornou escravo dele. Mas Jeová continuou ajudando José. Potifar viu que José trabalhava bem e que podia confiar nele. Em pouco tempo, Potifar deixou José cuidar de tudo o que ele tinha.

A esposa de Potifar começou a notar que José era forte e bonito. Todo dia ela pedia para José fazer sexo com ela. O que José fazia? Ele sempre dizia:

— Não! Não posso. Isso é errado. Você é casada com Potifar, e ele confia em mim. E se eu fizer sexo com você, Jeová vai ficar muito triste comigo. Eu não quero que isso aconteça!

Um dia, a esposa de Potifar tentou obrigar José a fazer sexo com ela. Ela agarrou José pela roupa, mas ele saiu correndo. Quando Potifar chegou em casa, a esposa dele mentiu e disse:

— José tentou me agarrar!

Potifar ficou muito bravo! Então, ele mandou José para a prisão. Será que Jeová se esqueceu de José? Vamos ver.

“Humilhem-se sob a mão poderosa de Deus, para que ele os enalteça no tempo devido.” — 1 Pedro 5:6