Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua brasileira de sinais

Aprenda do Grande Instrutor

CAPÍTULO 31

Onde encontrar consolo

Onde encontrar consolo

FICA triste ou se sente sozinho de vez em quando? — Já se perguntou: “Será que alguém me ama?” — Isso acontece com algumas crianças. Mas Deus promete: “Eu é que não me esquecerei de ti.” (Isaías 49:15) Que promessa maravilhosa, não acha? — Jeová Deus nos ama de verdade!

Como você acha que essa ovelhinha perdida se sentiu?

Um escritor bíblico disse: “Caso meu próprio pai e minha própria mãe me abandonassem, o próprio Jeová me acolheria.” (Salmo 27:10) Saber disso dá muito consolo, não dá? — Jeová nos diz: “Não tenhas medo, pois estou contigo. . . . Vou realmente ajudar-te.” — Isaías 41:10.

Mas às vezes Jeová deixa que Satanás nos cause problemas. Ele até deixa que Satanás prove Seus servos. Uma vez, o Diabo fez Jesus sofrer tanto que ele disse a Jeová, em voz alta: ‘Meu Deus, meu Deus, por que o Senhor me abandonou?’ (Mateus 27:46) Jesus estava sofrendo, mas sabia que Jeová o amava. (João 10:17) Mas Jesus também sabia que Deus deixa que Satanás prove Seus servos e permite que ele os faça sofrer. Em outro capítulo, vamos ver por que Deus deixa Satanás fazer isso.

Quando a gente é criança, algumas vezes é difícil não ter medo. Por exemplo, já se perdeu alguma vez? — Ficou com medo? — Muitas crianças ficariam. O Grande Instrutor uma vez contou uma história sobre se perder. Mas não foi sobre uma criança que se perdeu. Foi sobre uma ovelha.

Em certos sentidos, você é parecido com uma ovelha. Como assim? Bem, as ovelhas não são muito grandes nem fortes. E precisam de alguém para cuidar delas e protegê-las. O homem que toma conta de ovelhas é chamado de pastor.

A história que Jesus contou era sobre um pastor que tinha cem ovelhas. Mas uma delas se perdeu. Talvez ela só quisesse ver o que tinha do outro lado dum morro. Mas quando a ovelha se deu conta, já estava longe das outras. Dá para imaginar como ela se sentiu quando olhou em volta e viu que estava sozinha? —

O que o pastor faria quando descobrisse que estava faltando uma ovelha? Diria que a culpa era da ovelha e, portanto, ele não ia esquentar a cabeça com o assunto? Ou deixaria as outras 99 em um lugar seguro para ir procurar a que se perdeu? Será que valia a pena tanto esforço só por causa de uma ovelha? — Se você fosse a ovelha perdida, gostaria que o pastor fosse atrás de você? —

Quem é como o pastor que salvou a ovelha?

O pastor amava muito todas as suas ovelhas, incluindo a que se perdeu. Por isso, foi procurá-la. Imagine como a ovelha perdida deve ter ficado feliz quando viu o pastor chegando! E Jesus disse que o pastor ficou muito contente por ter encontrado a ovelha que estava perdida. Ele ficou mais alegre com a que tinha encontrado do que com as 99 que não tinham se perdido. Mas quem é como o pastor da história de Jesus? Quem cuida tão bem de nós como o pastor cuidava das suas ovelhas? — Jesus disse que é o seu Pai celestial. E o Pai dele é Jeová.

Jeová Deus é o Grandioso Pastor do seu povo. Ele ama todos os que o servem, incluindo as crianças como você. Ele não quer que nenhum de nós sofra algum mal nem que seja destruído. É realmente maravilhoso saber que Deus se preocupa tanto com a gente! — Mateus 18:12-14.

Acha que ­Jeová é tão real quanto seu pai ou outra pessoa?

Acredita mesmo em Jeová Deus? — Acha que ele é uma pessoa real? — É verdade que não podemos ver a Jeová, porque ele é Espírito. Ele tem um corpo invisível. Mas ele é uma pessoa real e pode nos ver. Ele sabe quando precisamos de ajuda. E podemos falar com ele em oração, assim como falamos com outras pessoas na Terra. Jeová quer que a gente faça isso.

Então, se um dia você estiver triste ou se sentindo sozinho, o que deve fazer? — Deve falar com Jeová. Achegue-se a ele e ele vai consolar e ajudar você. Lembre-se de que Jeová ama você, mesmo que se sinta sozinho. Vamos ler um texto na Bíblia. Aqui no Salmo 23, começando no versículo 1, lemos: “Jeová é o meu Pastor. Nada me faltará. Ele me faz deitar em pastagens relvosas; conduz-me junto a lugares de descanso bem regados.”

Veja o que o escritor acrescenta no versículo 4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra tenebrosa, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; tua vara e teu bastão são as coisas que me consolam.” Aqueles que adoram a Jeová se sentem assim. São consolados quando passam por problemas. É assim que você se sente? —

Da mesma maneira que um pastor amoroso toma conta do rebanho, Jeová cuida do seu povo. Ele mostra o caminho certo que devem seguir e eles o seguem com alegria. Mesmo que estejam rodeados de problemas, eles não precisam ter medo. O pastor usa uma vara, ou cajado, para proteger as ovelhas contra animais que poderiam machucá-las. A Bíblia conta como o jovem pastor Davi defendeu suas ovelhas quando foram atacadas por um leão e por um urso. (1 Samuel 17:34-36) O povo de Deus sabe que Jeová vai protegê-los também. Sentem-se seguros porque Deus está do lado deles.

Assim como um pastor protege suas ovelhas, quem pode nos ajudar quando temos problemas?

Jeová realmente ama suas ovelhas e cuida muito bem delas. A Bíblia diz: ‘Como um pastor, ele vai guiar suas próprias ovelhas. Com os braços, vai reunir as pequenas.’ — Isaías 40:11.

Que bom que Jeová é esse tipo de pessoa, não acha? — Quer ser uma das ovelhas dele? — As ovelhas obedecem à voz do pastor. Não se afastam dele. Você escuta a Jeová? — Procura ficar perto dele? — Então, nunca vai precisar ter medo. Jeová vai estar do seu lado.

Jeová cuida dos seus servos com amor. Vamos ler juntos o que a Bíblia diz sobre isso em Salmo 37:25; 55:22 e Lucas 12:29-31.