Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua brasileira de sinais

Aprenda do Grande Instrutor

CAPÍTULO 48

Você poderá viver para sempre no novo mundo pacífico de Deus

Você poderá viver para sempre no novo mundo pacífico de Deus

DEUS colocou Adão e Eva no jardim do Éden. É verdade que eles se tornaram desobedientes e morreram, mas Deus tornou possível que os filhos deles, incluindo nós hoje, vivessem para sempre no Paraíso. A Bíblia promete: “Os próprios justos possuirão a terra e [viverão] sobre ela para todo o sempre.” — Salmo 37:29.

A Bíblia fala de “novos céus” e de “uma nova terra”. (Isaías 65:17; 2 Pedro 3:13) Os “céus” atuais são os governos humanos de hoje, mas Jesus Cristo e aqueles que governarão com ele no céu vão formar os “novos céus”. Como vai ser bom quando esses novos céus, ou seja, o governo justo e pacífico de Deus, governarem sobre a Terra inteira!

O que, então, é a “nova terra”? — A nova terra será formada por todas as pessoas boas que amarem a Jeová. É que, quando a Bíblia fala de “terra”, às vezes ela quer dizer as pessoas da Terra, não o planeta ou o chão. (Gênesis 11:1; Salmo 66:4; 96:1) Assim, as pessoas que vão fazer parte da nova terra viverão aqui no nosso planeta.

O mundo de pessoas más que existe hoje terá desaparecido. Lembre-se que o Dilúvio no tempo de Noé acabou com o mundo, quer dizer, com as pessoas ruins. E, como aprendemos, o mundo mau de hoje vai ser destruído no Armagedom. Vamos ver agora como será a vida no novo mundo de Deus depois do Armagedom.

Se você ler Isaías 11:6-9 e Isaías 65:25, verá que os animais vão viver em paz. Olhe os desenhos. Veja a ovelhinha, o cabritinho, o leopardo, o bezerro, o grande leão e as crianças com eles. Sabe o nome dos outros animais mencionados na Bíblia que aparecem aqui? — Olhe só aquele menino brincando com a cobra! No novo mundo, ninguém vai precisar ter medo. (Oseias 2:18) O que acha disso? —

Agora, veja só estas pessoas de várias raças vivendo em paz. Todas elas estão unidas pelo amor, como Jesus disse que aconteceria entre os seus discípulos. (João 13:34, 35) As armas de guerra estão sendo transformadas em ferramentas para cultivar a terra. A Bíblia fala que, no novo mundo de Deus, as pessoas vão ter paz e segurança. Podemos ler sobre isso em textos como Salmo 72:7; Isaías 2:4; 32:16-18 e Ezequiel 34:25.

Veja as pessoas nesta página. Elas estão cuidando da Terra e transformando-a num lugar bonito. Veja só a linda casa que estão construindo e todas as frutas e verduras gostosas. As pessoas não estragam mais a Terra, de modo que ela se tornou um paraíso como o jardim do Éden. Podemos ler sobre essas coisas maravilhosas em Salmo 67:6; 72:16; Isaías 25:6; 65:21-24 e Ezequiel 36:35.

Como pode ver aqui, todos têm saúde e são felizes. As pessoas podem correr e pular sem dificuldades. Ninguém mais tem deficiências, é cego ou doente. E veja só as pessoas que foram ressuscitadas! A Bíblia fala sobre essas coisas em Isaías 25:8; 33:24; 35:5, 6; Atos 24:15 e Revelação (Apocalipse) 21:3, 4.

Gostaria de viver para sempre no Paraíso, no novo mundo pacífico de Deus? — Não existe médico nem remédio na Terra que nos faça viver para sempre. O único modo de conseguirmos isso é nos achegando a Deus. E o Grande Instrutor explicou como podemos fazer isso.

Vamos abrir a Bíblia em João, capítulo 17, versículo 3. Ali, encontramos as seguintes palavras do Grande Instrutor: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.”

Assim, segundo Jesus, o que precisamos fazer a fim de viver para sempre? — Primeiro, precisamos obter conhecimento do nosso Pai celestial, Jeová, e do seu Filho, que deu a vida por nós. Isso quer dizer que devemos estudar a Bíblia. Este livro, Aprenda do Grande Instrutor, nos ajuda a fazer isso.

Mas como é que aprender sobre Jeová vai nos ajudar a viver para sempre? — Bem, assim como precisamos de comida todos os dias, também precisamos aprender sobre Jeová todo dia. A Bíblia diz: ‘O homem tem de viver, não só de pão, mas de todas as palavras que saem da boca de Jeová.’ — Mateus 4:4.

Precisamos também obter conhecimento sobre Jesus Cristo, porque Deus enviou seu Filho para acabar com o nosso pecado. A Bíblia diz: “Não há salvação em nenhum outro.” E também diz: “Quem exerce fé no Filho tem vida eterna.” (Atos 4:12; João 3:36) Mas o que significa ‘exercer fé’ em Jesus? — Significa que realmente acreditamos nele e sabemos que não podemos viver para sempre sem ele. Acredita nisso? — Se acredita, continue aprendendo do Grande Instrutor todos os dias e faça o que ele diz.

Um excelente modo de aprender do Grande Instrutor é ler este livro várias vezes, prestar atenção a todos os desenhos e pensar neles. Veja se consegue responder às perguntas que aparecem junto com os desenhos. Também, leia o livro com seu pai ou sua mãe. Se não der para fazer isso, leia com outro adulto ou com outras crianças. Não seria ótimo ensinar a outros o que o Grande Instrutor diz que eles precisam fazer se quiserem viver para sempre no novo mundo de Deus? —

A Bíblia nos diz: “O mundo está passando.” Mas daí, explica como podemos viver para sempre no novo mundo. Ela diz: “Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:17) Então, como podemos viver para sempre no novo mundo de Deus? — Obtendo conhecimento de Jeová e de seu Filho querido, Jesus. Mas também precisamos fazer, ou praticar, o que aprendemos. Esperamos que o estudo deste livro ajude você a fazer isso!