Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua brasileira de sinais

Aprenda do Grande Instrutor

CAPÍTULO 24

É errado roubar!

É errado roubar!

ALGUÉM já roubou alguma coisa sua? — Como você se sentiu? — Quem fez isso é ladrão, e ninguém gosta de ladrões. Como você acha que alguém vira ladrão? Será que já nasce assim? —

Já aprendemos que as pessoas nascem com pecado. Assim, todos nós somos imperfeitos. Mas ninguém nasce ladrão. O ladrão talvez tenha nascido em uma boa família. Quem sabe os seus pais, irmãos e irmãs sejam pessoas honestas. Mas quando alguém começa a querer cada vez mais dinheiro e as coisas que o dinheiro pode comprar, talvez se torne ladrão.

Quem você acha que foi o primeiro ladrão? — Vamos ver se descobrimos. O Grande Instrutor o conhecia quando estava no céu. O primeiro ladrão era um anjo. Mas Deus fez todos os anjos perfeitos. Como é, então, que um anjo se tornou ladrão? — Bem, como aprendemos no Capítulo 8 deste livro, ele quis algo que não era dele. Lembra o que era? —

Depois que Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher, aquele anjo quis que eles o adorassem. Ele não tinha o direito de ser adorado por eles. Isso era algo que pertencia a Deus. Ao fazer Adão e Eva adorá-lo, foi como se aquele anjo roubasse, ou virasse ladrão. Assim, ele se tornou Satanás, o Diabo.

O que faz alguém virar ladrão? — É querer algo que não lhe pertence. Esse desejo pode se tornar tão forte que leva até pessoas boas a fazer coisas ruins. Muitos que se tornam ladrões nunca se arrependem nem voltam a fazer o que é bom. Foi isso o que aconteceu com um apóstolo de Jesus. O nome dele era Judas Iscariotes.

Judas sabia que era errado roubar porque havia aprendido a Lei de Deus desde pequeno. Ele sabia que certa vez Deus tinha falado lá do céu para o seu povo: “Não deves furtar [ou, roubar].” (Êxodo 20:15) Quando cresceu, Judas conheceu o Grande Instrutor e se tornou um de seus discípulos. Mais tarde, Jesus até o escolheu para ser um dos 12 apóstolos.

Jesus e os apóstolos viajavam e comiam juntos. Eles guardavam todo o dinheiro do grupo em uma caixa. Jesus deu essa caixa para Judas cuidar. É claro que o dinheiro não pertencia a Judas. Mas, com o tempo, sabe o que Judas começou a fazer? —

Por que Judas roubou?

Começou a pegar dinheiro da caixa sem permissão. Ele pegava escondido e até tentava conseguir mais dinheiro. Começou a pensar em dinheiro o tempo todo. Poucos dias antes de o Grande Instrutor ser morto, Judas mostrou que tinha esse desejo errado quando estava na casa de Lázaro, amigo de Jesus. Vejamos o que aconteceu.

Maria, irmã de Lázaro, pegou um pouco de óleo caro e o derramou nos pés de Jesus. Mas Judas reclamou. Sabe por quê? — Ele disse que o óleo poderia ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres. Mas na verdade ele queria que tivesse mais dinheiro na caixa para poder roubar. — João 12:1-6.

Jesus disse a Judas que não incomodasse Maria, porque ela tinha demonstrado muita bondade. Judas não gostou do que Jesus lhe disse e, por isso, foi falar com os principais sacerdotes, que eram inimigos de Jesus. Eles estavam tramando prender Jesus, mas queriam fazer isso à noite para que o povo não visse.

Judas disse aos sacerdotes: ‘Se me derem dinheiro, eu digo como vocês podem prender Jesus. Quanto vocês me pagam?’

‘Nós podemos dar trinta moedas de prata’, responderam os sacerdotes. — Mateus 26:14-16.

Judas aceitou o dinheiro. Era como se ele estivesse vendendo o Grande Instrutor para aqueles homens! Dá para imaginar alguém fazer algo tão ruim? — Bem, é isso o que acontece quando alguém se torna ladrão e rouba dinheiro. Ele começa a amar mais o dinheiro do que as outras pessoas ou mesmo a Deus.

Mas talvez você diga: ‘Eu sempre vou amar a Jeová Deus mais do que qualquer outra coisa.’ Que bom que você pensa assim! Quando Jesus escolheu Judas como apóstolo, este provavelmente também pensava desse modo. Outros que se tornaram ladrões também pensavam assim antes. Vamos falar sobre alguns deles.

Acã e Davi pensaram em que coisas más?

Um desses foi Acã, um servo de Deus que viveu muito antes de o Grande Instrutor nascer na Terra. Acã encontrou uma roupa bonita, prata e uma barra de ouro. Essas coisas não lhe pertenciam. A Bíblia diz que eram de Jeová porque tinham sido tiradas dos inimigos do povo de Deus. Mas Acã queria tanto aquelas coisas que as roubou. — Josué 6:19; 7:11, 20-22.

Outro exemplo: muito tempo atrás, Jeová escolheu Davi para ser o rei do seu povo, Israel. Um dia, o rei viu uma linda mulher, Bate-Seba. Ficou olhando e pensando em levá-la até a casa dele para ficar com ela. Mas ela era mulher de Urias. O que Davi deveria ter feito? —

Davi deveria ter parado de pensar em Bate-Seba. Mas não parou. Ele a levou até a casa dele. E depois deu um jeito para que Urias fosse morto. Por que Davi fez essas coisas ruins? — Porque queria uma mulher que não lhe pertencia. — 2 Samuel 11:2-27.

De que modo Absalão agiu como ladrão’?

Davi ficou muito arrependido e por isso Jeová o deixou viver. Mas ele teve muitos problemas depois disso. Seu filho Absalão tentou pegar o lugar dele como rei. Quando as pessoas iam ver Davi, Absalão as abraçava e beijava. A Bíblia diz: “Absalão furtava os corações dos homens de Israel.” Ele convenceu o povo a colocá-lo como rei no lugar de Davi. — 2 Samuel 15:1-12.

Alguma vez você já quis muito alguma coisa, como Acã, Davi e Absalão quiseram? — Se quisermos algo que pertence a outra pessoa e pegarmos sem permissão, isso é roubo. Lembra o que o primeiro ladrão, Satanás, queria? — Queria que as pessoas adorassem a ele, não a Deus. Assim, quando Satanás fez Adão e Eva lhe servir, ele estava na realidade roubando.

Quando alguém é dono de alguma coisa, ele é que decide quem pode usá-la. Por exemplo, digamos que você vá brincar na casa de um amigo. Seria certo pegar algo de lá e trazer para a sua casa? — Não, a menos que o pai ou a mãe dele diga que você pode trazer. Se você trouxer algo da casa dele sem pedir, isso é roubo.

Por que a gente talvez sinta vontade de roubar? — Por querer algo que não nos pertence. Mesmo que nenhuma pessoa nos veja roubando, quem está vendo? — Jeová Deus. E não se esqueça de que Deus odeia o roubo. Assim, se amarmos a Deus e ao próximo, nunca vamos roubar.

A Bíblia mostra que é errado roubar. Leia Marcos 10:17-19; Romanos 13:9 e Efésios 4:28.