Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua brasileira de sinais

Aprenda do Grande Instrutor

CAPÍTULO 40

Como podemos deixar Deus feliz

Como podemos deixar Deus feliz

HÁ ALGO que a gente possa fazer para deixar Deus feliz? Será que podemos dar um presente a ele? — Jeová diz: “A mim pertence todo animal selvático da floresta.” Ele também diz: “Minha é a prata e meu é o ouro.” (Salmo 24:1; 50:10; Ageu 2:8) Mesmo assim, tem uma coisa que podemos dar a Deus. O que será? —

Jeová nos deixa decidir se queremos servir a ele ou não. Ele não nos obriga a fazer a vontade dele. Por que será que Deus nos deu a capacidade de decidir se queremos servir a ele ou não? Vamos ver.

Sabe o que é um robô? É uma máquina que só faz as coisas programadas pelo fabricante. O robô não tem escolha. Jeová poderia ter feito todos nós como robôs. Assim, a gente só conseguiria fazer o que ele quisesse. Mas ele não fez isso. Por que será? — Sabe aqueles robôs de brinquedo que, quando você aperta um botão, fazem só o que foram programados para fazer? Já viu um desses? — Com o tempo, acabamos nos cansando desse tipo de brinquedo. Deus não quer que a gente obedeça a ele como robôs programados para servi-lo. Jeová quer que as pessoas o sirvam porque o amam e porque querem obedecer a ele.

Por que Deus não nos criou como este robô?

Como será que o nosso Pai celestial se sente quando obedecemos a ele porque queremos? — Bem, pense um pouco: Como é que o seu comportamento afeta os seus pais? — A Bíblia diz que o filho bom “alegra o pai”, mas o filho mau ‘é a tristeza de sua mãe’. (Provérbios 10:1) Já percebeu que os seus pais ficam felizes quando você faz o que eles pedem? — Mas como eles se sentem quando você desobedece a eles? —

Como você pode deixar Jeová e os seus pais felizes?

Agora, pense no nosso Pai celestial, Jeová. Ele diz como podemos deixá-lo feliz. O que acha de pegar sua Bíblia e abrir em Provérbios 27:11? Ali Deus nos diz: “Sê sábio, filho meu [ou, filha minha], e alegra meu coração, para que eu possa replicar àquele que me escarnece.” Sabe o que quer dizer escarnecer de alguém? — Escarnecer pode significar rir da pessoa e dizer que ela não consegue fazer aquilo que disse que ia fazer. Como é que Satanás escarnece de Jeová? — Vamos ver.

Lembra que, no Capítulo 8 deste livro, aprendemos que Satanás quer ser o melhor de todos e quer que todo mundo obedeça a ele? Satanás diz que as pessoas só adoram a Jeová porque Ele vai dar-lhes vida eterna. Depois que conseguiu fazer Adão e Eva desobedecer a Jeová, Satanás desafiou a Deus, dizendo: ‘As pessoas só o servem por causa das coisas que você lhes dá. Se me der uma oportunidade, eu vou mostrar que consigo fazer todas as pessoas deixar de servir-lhe.’

Depois que Adão e Eva pecaram, como Satanás desafiou a ­Jeová?

É verdade que não encontramos exatamente essas palavras na Bíblia. Mas quando lemos sobre Jó, fica claro que foi mais ou menos isso que Satanás disse a Deus. Tanto para Satanás como para Jeová, era muito importante ver se Jó seria fiel a Deus ou não. Vamos abrir a Bíblia em Jó capítulos 1 e 2 para ver o que aconteceu.

Note que, em Jó, capítulo 1, Satanás está no céu quando os anjos chegam para ver Jeová. Por isso, Jeová pergunta a ele: ‘De onde você vem?’ Satanás responde que estava observando o que acontecia na Terra. Então, Jeová pergunta: ‘Você estava observando como Jó me serve e não faz nada errado?’ — Jó 1:6-8.

Satanás responde: ‘Jó só o serve porque não tem nenhum problema. Se você retirar sua proteção e sua bênção, ele vai amaldiçoá-lo.’ Com isso, Jeová diz: ‘Está bem, Satanás, você tem permissão de fazer o que quiser com Jó, só não pode machucá-lo.’ — Jó 1:9-12.

O que Satanás faz então? — Ele faz com que o gado e os burros que pertenciam a Jó sejam roubados e que os empregados dele sejam mortos. Daí, envia raios que matam as ovelhas dele e os pastores. Depois, ladrões levam os camelos de Jó e matam os que cuidavam deles. Por fim, Satanás provoca um temporal que derruba a casa onde estão os dez filhos de Jó — todos eles morrem! Apesar disso, Jó continua servindo a Jeová. — Jó 1:13-22.

Quando Jeová e Satanás se encontram de novo, Jeová comenta que Jó continua fiel. Satanás arranja uma desculpa, dizendo a Deus: ‘Se deixar que eu machuque Jó, ele vai amaldiçoá-lo na mesma hora.’ Por isso, Jeová deixa Satanás causar uma doença a Jó, mas avisa que ele não pode matá-lo.

Que coisas Jó aguentou, e por que isso deixou Deus feliz?

Satanás ataca Jó com feridas que se espalham por todo o seu corpo. Elas cheiram tão mal que ninguém quer ficar perto dele. Até a esposa de Jó diz: “Amaldiçoa a Deus e morre!” Falsos amigos vêm visitar Jó e fazem com que ele se sinta pior ainda, dizendo que ele deve ter feito coisas terríveis para sofrer tanto. Apesar de todos os problemas e da dor que Satanás lhe causa, Jó continua servindo a Jeová fielmente. — Jó 2:1-13; 7:5; 19:13-20.

Como será que Jeová se sentiu quando viu a lealdade de Jó? — Ele ficou feliz porque pôde dizer a Satanás: ‘Olhe só para Jó! Ele me serve porque quer.’ Gostaria de ser como Jó, alguém para quem Jeová pode apontar e mostrar como Satanás é mentiroso? — É um grande privilégio ajudar a provar que Satanás estava errado quando disse que podia desviar todo mundo de servir a Jeová. Jesus sem dúvida achava que isso era um privilégio.

O Grande Instrutor nunca deixou que Satanás o levasse a fazer coisas erradas. Imagine como o Pai dele deve ter ficado feliz com o seu exemplo! Jeová podia apontar para Jesus e dizer para Satanás: ‘Olhe só para o meu Filho! Ele continuou completamente fiel a mim porque me ama!’ Pense, também, em como Jesus deve ficar alegre por deixar o coração do seu Pai feliz. Por causa dessa alegria, Jesus aguentou até a morte numa estaca de tortura. — Hebreus 12:2.

Quer ser como o nosso Grande Instrutor e alegrar a Jeová? — Então, continue aprendendo o que o Criador quer que você faça e deixe Jeová feliz. Como? Obedecendo a Ele.

Veja o que Jesus fez para deixar Deus feliz e o que nós também temos de fazer, lendo Provérbios 23:22-25; João 5:30; 6:38; 8:28 e 2 João 4.