Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Língua brasileira de sinais

Aprenda com as Histórias da Bíblia

 HISTÓRIA 4

Caim ficou com muita raiva

Caim ficou com muita raiva

Depois que Adão e Eva saíram do jardim do Éden, eles tiveram muitos filhos. O primeiro foi Caim e o segundo foi Abel. Caim trabalhava plantando legumes, verduras e outras coisas, já Abel cuidava de ovelhas.

Um dia, Caim e Abel decidiram dar presentes para Jeová. Sabe como as pessoas do passado chamavam esses presentes? De ofertas ou sacrifícios. Jeová ficou muito feliz com o presente de Abel, mas não ficou feliz com o presente de Caim. Isso deixou Caim com muita raiva. Jeová percebeu isso e disse:

— Se você continuar com raiva, vai acabar fazendo algo mau.

Mas Caim não escutou o aviso. Em vez disso, ele disse a Abel:

— Vamos passear comigo?

Enquanto eles estavam sozinhos, Caim matou Abel. Jeová ficou muito triste com Caim. Por isso, mandou Caim para bem longe da família, e ele nunca mais pôde voltar para casa.

O que podemos aprender disso? Às vezes, as coisas não acontecem do jeito que a gente quer, e isso pode nos deixar com muita raiva. Se percebermos isso, ou se alguém perceber e nos avisar, temos que tomar cuidado. Precisamos nos livrar logo da raiva. Se não fizermos isso, ela pode aumentar e podemos até acabar fazendo algo muito mau.

E Abel? Será que Jeová se esqueceu dele? Não. Abel era um homem bom que amava a Jeová. Por isso, Jeová nunca vai se esquecer dele. E, quando a Terra virar um paraíso, Jeová vai fazer Abel viver de novo.

“Faça primeiro as pazes com o seu irmão, então volte e ofereça a sua dádiva.” — Mateus 5:24