Imagine que você nasceu no tempo de Jesus e mora na Galileia. Você viajou para Jerusalém para participar da Festividade das Barracas. A cidade está bem movimentada! Outros servos de Jeová vieram de longe e também estão visitando a cidade. Você quer oferecer um sacrifício a Jeová. Então, puxando um bode pela corda, você começa a ir para o templo. Não vai ser uma tarefa fácil, afinal as ruas estão lotadas. Quando chega lá, o templo está cheio. Todos querem oferecer um sacrifício. Finalmente chega a sua vez de entregar o bode para os sacerdotes. Aí você lembra que um irmão tem algo contra você. E agora? Ele pode estar em qualquer lugar no meio da multidão. Bem, Jesus disse o que você tem que fazer. (Leia Mateus 5:24.) Como você e o irmão podem mostrar que buscam a paz? Em cada uma das listas abaixo, marque um “x” na resposta certa.

VOCÊ DEVE . . .

  • falar com seu irmão apenas se achar que ele tem razão para estar chateado.

  • tentar convencer seu irmão que ele está exagerando e que ele contribuiu para o problema.

  • ouvir com paciência quando seu irmão falar o que sente. Mesmo que você não entenda totalmente, peça desculpas por ter deixado o irmão triste ou pelos problemas que você causou sem querer.

SEU IRMÃO DEVE . . .

  • ficar falando pra todo mundo na congregação como você foi injusto com ele.

  • criticar você e relembrar cada detalhe do que aconteceu, exigindo que você diga que errou.

  • reconhecer que você teve que ter coragem e humildade para falar com ele, e perdoar você de coração.

É verdade que não temos mais que oferecer sacrifícios de animais. Mas Jesus deixou claro que manter a paz com nossos irmãos tem tudo a ver com nossa adoração a Jeová. O que você aprendeu disso?