Pular para conteúdo

O que a Bíblia diz sobre a raiva?

O que a Bíblia diz sobre a raiva?

A resposta da Bíblia

A Bíblia ensina que não controlar a raiva, ou ira, faz mal para quem guarda esse sentimento e para quem está por perto. (Provérbios 29:22) Às vezes, uma pessoa pode ter motivos para ter raiva. Mesmo assim, a Bíblia diz que quem sempre tem “acessos de ira” não será salvo. (Gálatas 5:19-21) A Bíblia tem princípios que podem ajudar uma pessoa a controlar a raiva.

 Será que é sempre errado ter raiva?

Não. Em alguns casos, há motivos para se ter raiva. Por exemplo, o fiel Neemias ficou “muito irado” quando soube que alguns dos que também adoravam a Jeová estavam sendo oprimidos. — Neemias 5:6.

Às vezes, Deus fica irado. Por exemplo, “a ira de Jeová se acendeu contra” seu povo quando eles deixaram de cumprir o acordo de adorar apenas a ele e começaram a adorar deuses falsos. (Juízes 2:13, 14) Mesmo assim, a ira não é uma característica marcante da personalidade de Jeová Deus. Ele não fica irado sem ter motivos e sempre controla sua ira. — Êxodo 34:6; Isaías 48:9.

 Quando é errado sentir raiva?

Ter raiva é errado quando não há motivos para se sentir assim ou quando esse sentimento não é controlado. Isso é o que normalmente acontece quando humanos imperfeitos ficam irados. Por exemplo:

  • A ira de Caim “se acendeu” quando Deus rejeitou a oferta dele. Caim deixou que essa ira crescesse e ele acabou matando seu irmão. — Gênesis 4:3-8.

  • O profeta Jonas “ficou muito irado” quando Deus mostrou compaixão pelos ninivitas. Deus corrigiu Jonas dizendo que não era “certo [Jonas] ficar tão irado”. Deus também disse que Jonas devia ter sentido compaixão por aqueles pecadores arrependidos. — Jonas 3:10–4:1, 4, 11. *

Esses exemplos mostram que, por causa da imperfeição, “a ira do homem não produz a justiça de Deus”. — Tiago 1:20.

 Como você pode controlar a raiva?

  • Saiba os perigos de não controlar a raiva. Alguns podem achar que colocar toda a raiva para fora é um sinal de força. Mas, na verdade, quem não consegue controlar a raiva tem uma fraqueza grave. “Como uma cidade arrombada, sem muralhas, é o homem que não consegue se controlar.” (Provérbios 25:28; 29:11) Por outro lado, quando cultivamos a habilidade de controlar a raiva, mostramos que somos fortes de verdade e que temos discernimento. (Provérbios 14:29) A Bíblia diz: “Quem não se ira facilmente é melhor do que o homem valente.” — Provérbios 16:32.

  • Controle a raiva antes que você faça alguma coisa de que se arrependa. Salmo 37:8 diz: “Deixe a ira e abandone o furor; não se aborreça e não se volte para fazer o mal.” Veja que, quando sentimos raiva, nós temos uma escolha: podemos deixar para lá antes que a raiva nos leve a “fazer o mal”. Como diz Efésios 4:26: “Fiquem irados, mas não pequem.”

  • Se possível, retire-se quando a raiva começar a crescer dentro de você. A Bíblia diz: “Começar uma briga é como abrir uma represa; retire-se antes de estourar a discussão.” (Provérbios 17:14, nota) É verdade que o melhor a fazer é resolver qualquer problema imediatamente. Mas você e a outra pessoa talvez precisem esfriar a cabeça para conseguir conversar sobre o assunto com calma.

  • Reúna todos os fatos. Provérbios 19:11 diz: “A perspicácia do homem faz com que ele não se ire facilmente.” Antes de chegar a uma conclusão, é bom reunir todos os fatos. Quando ouvimos com atenção tudo que está envolvido, as chances de ficarmos com raiva sem motivos são bem menores. — Tiago 1:19.

  • Ore para ter paz mental. A oração pode ajudar você a ter a “paz de Deus, que está além de toda compreensão”. (Filipenses 4:7) A oração é uma das muitas maneiras que podemos receber o espírito santo de Deus. Esse espírito pode nos ajudar a desenvolver qualidades como paz, paciência e autodomínio. — Lucas 11:13; Gálatas 5:22, 23.

  • Escolha bem os seus amigos. Nós temos a tendência de ser como os nossos amigos. (Provérbios 13:20; 1 Coríntios 15:33) É por um bom motivo que a Bíblia nos avisa: “Não ande com quem se irrita facilmente, nem se envolva com quem é propenso à ira.” Por quê? “Para que você nunca aprenda seus caminhos e arme um laço para si mesmo.” — Provérbios 22:24, 25.

^ parágrafo 14 Tudo indica que Jonas aceitou a correção e não ficou mais irado. Prova disso é que Deus usou Jonas para escrever o livro bíblico que leva o nome desse profeta.