OS JOVENS PERGUNTAM
O que fazer se estão falando mal de mim?
Por que magoa tanto
Algumas fofocas são maldosas, como as inventadas para manchar a reputação de alguém. Mas, mesmo que não seja tão grave, uma fofoca pode magoar, especialmente quando é espalhada por alguém que você achava que era seu amigo. — Salmo 55:12-14.
“Descobri que uma amiga estava falando de mim pelas costas, dizendo que eu era egoísta. Isso me magoou muito! Eu não conseguia entender por que ela diria uma coisa dessas.” — Ashley.
Fato: Não importa se quem espalha a fofoca é seu amigo ou não, você nunca vai gostar de saber que estão falando mal de você.
Más notícias: você nem sempre vai conseguir impedir
As pessoas talvez falem de outros por vários motivos, como:
Interesse sincero. Todos nós gostamos de nos comunicar. Então, é natural falarmos uns com os outros (e sobre os outros). Na verdade, a Bíblia nos incentiva a mostrar certa medida de “interesse pessoal” nos outros. — Filipenses 2:4.
“Uma conversa sempre é mais interessante quando o assunto são as pessoas.” — Bianca.
“Tenho de admitir que eu gosto de saber o que está acontecendo com as pessoas e de falar sobre isso com outros. Não sei por quê, mas é divertido.” — Katie.
Sair da mesmice. Nos tempos bíblicos, havia pessoas que “gastavam seu tempo de folga em nada mais do que em contar algo ou escutar algo novo”. (Atos 17:21) E o mesmo acontece hoje.
“Às vezes, quando não acontece nada interessante, as pessoas dão um jeito de ter alguma coisa para falar.” — Joanna.
Insegurança. Não é à toa que a Bíblia fala para tomarmos cuidado com a tendência de se comparar com outras pessoas. (Gálatas 6:4) Infelizmente, para lidar com suas inseguranças, alguns falam mal dos outros.
“Uma fofoca geralmente diz muito sobre quem a fez. Muitas vezes, mostra que lá no fundo o fofoqueiro tem inveja da pessoa de quem está falando. Ele espalha boatos para tentar convencer a si mesmo de que é melhor do que a outra pessoa.” — Phil.
Fato: Quer você goste quer não, as pessoas vão falar dos outros, incluindo de você.
Boas notícias: você não precisa entrar em pânico
Você talvez não possa impedir que falem de você, mas pode escolher qual vai ser a sua reação. Se ficar sabendo que andam falando de você, existem pelo menos duas opções:
OPÇÃO 1: Deixar para lá. Muitas vezes, a melhor solução é simplesmente ignorar, ainda mais se o que estão falando de você não é tão grave assim. Siga o conselho da Bíblia: ‘Não se precipite em ficar ofendido.’ — Eclesiastes 7:9.
“Uma vez, surgiu um boato de que eu estava namorando um rapaz que eu nem conhecia. A história era tão ridícula que eu acabei dando risada e deixando para lá.” — Elise.
“A melhor arma contra a fofoca é ter uma boa reputação. Mesmo que espalhem uma coisa muito ruim sobre você, quase ninguém vai acreditar. Sua reputação vai falar mais alto.” — Allison.
Dica: Escreva (1) o que falaram de você e (2) como se sentiu. Depois de falar sobre o assunto ‘no seu coração’, você talvez ache mais fácil deixar para lá. — Salmo 4:4.
OPÇÃO 2: Falar com a pessoa que iniciou o boato. Em alguns casos, você talvez ache o boato tão grave que acaba sendo necessário falar com a pessoa que o iniciou.
“Ir conversar com aqueles que estão falando de você talvez os ajude a perceber que uma hora ou outra a vítima acaba sabendo da fofoca. E a melhor parte é que você pode amenizar a situação e, quem sabe, até resolver o problema.” — Elise.
Antes de ir falar com alguém que espalhou um boato sobre você, analise os princípios bíblicos e as perguntas a seguir:
-
“Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte.” (Provérbios 18:13) ‘Será que eu sei de todos os fatos? É possível que a pessoa que me contou isso tenha entendido errado?’
-
‘Seja rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.’ (Tiago 1:19) ‘Será que essa é a melhor hora para falar com a pessoa? Vou conseguir conversar calmamente sobre o assunto? Ou seria melhor esperar um pouco até eu ficar mais calmo?’
-
“Tratem as outras pessoas da mesma maneira que gostariam de ser tratados por elas.” (Mateus 7:12, Bíblia Fácil de Ler) ‘Se fosse o contrário, como eu gostaria que a pessoa viesse falar comigo? Em que circunstâncias eu gostaria que ela fizesse isso? Que palavras e atitudes seria melhor ela usar?’
Dica: Antes de ir falar com a pessoa, coloque por escrito o que você pretende dizer. Daí, espere uma ou duas semanas, leia novamente o que você escreveu e veja se mudaria alguma coisa. Além disso, fale de seus planos com um de seus pais ou com um amigo maduro e peça conselhos.
Fato: Como muitas outras coisas na vida, você nem sempre vai ter controle sobre o que falam de você. Mas a maneira como vai lidar com a questão, isso sim você pode controlar.
Achamos que você vai gostar
ANIMAÇÕES NO QUADRO BRANCO
Fofoca? Sai dessa!
Às vezes pode surgir uma fofoca no meio da conversa. Como fugir disso?
OS JOVENS PERGUNTAM
Que tal aumentar seu círculo de amigos?
Alguns gostam de fazer parte de um grupinho de amigos, mas não gostam muito de fazer novas amizades. Será que é bom pensar assim?
OS JOVENS PERGUNTAM