OS JOVENS PERGUNTAM
Não aguento mais tantas regras! O que posso fazer?
Tem uma regra que você acha muito difícil de obedecer? Este artigo e a tabela no final da página podem ajudar você a conversar sobre isso com seus pais.
Veja as regras da maneira certa
Mito: Quando sair de casa, você vai ficar livre das regras de uma vez por todas.
Fato: As regras não vão deixar de existir quando você sair de casa. Você ainda vai ter que obedecer alguém como, por exemplo, seu chefe e as autoridades do governo. Danielle, uma jovem de 19 anos, disse: “Eu acho que a pessoa que não consegue obedecer as regras em casa vai ter muitos problemas quando morar sozinha.”
A Bíblia diz: “Sejam obedientes a governos e autoridades.” (Tito 3:1) Aprender a lidar com as regras dos seus pais é um bom treinamento para o que você vai ter que enfrentar mais tarde na vida.
O que você pode fazer: Aprenda a ver o lado bom das regras. Um jovem chamado Jeremy disse: “As regras que eu tinha que obedecer em casa me ajudaram a escolher melhor meus amigos e a usar bem meu tempo. Elas também me ajudaram a não ficar gastando muito tempo jogando videogame e assistindo TV. Assim, eu tinha mais tempo pra fazer coisas mais interessantes — e olha que eu gosto de fazer essas coisas até hoje.”
Como conversar com seus pais sobre isso
Mas e se você acha que a regra não faz sentido? Por exemplo, uma jovem chamada Tamara disse: “Meus pais me deixaram viajar pra outro país. O que eu não entendo é que, agora que eu voltei, eles não me deixam ir a um lugar que fica a 20 minutinhos de casa!”
Se você está numa situação parecida, será que é errado conversar com seus pais sobre essa regra? De jeito nenhum! O segredo é saber quando e como você deve falar sobre isso com eles.
Quando. Uma adolescente chamada Amanda disse: “Você só pode conversar com seus pais pra mudar uma regra se você já mostrou que é responsável — alguém que eles podem confiar.”
Uma jovem chamada Daria descobriu que isso é verdade. Ela disse: “Minha mãe só começou a pensar em mudar uma regra depois de perceber que eu sempre me esforçava pra ser obediente.” Lembre-se: você não pode obrigar alguém a confiar em você. A confiança tem que ser conquistada.
A Bíblia diz: “Obedeça ao mandamento do seu pai e não abandone a instrução da sua mãe.” (Provérbios 6:20) Se você seguir esse conselho, seus pais vão passar a ter mais confiança em você. Daí, você vai poder conversar com eles sobre regras.
Como. Um jovem chamado Steven disse: “Quando você conversa com seus pais, a melhor coisa é falar com respeito e manter a calma. Isso funciona muito mais do que ficar reclamando e gritando.”
Daria, já citada, concorda com isso. Ela disse: “Discutir com a minha mãe não adiantava nada. Quando eu fazia isso, ela tornava a regra ainda mais pesada.”
A Bíblia diz: “O tolo dá vazão a toda a sua ira, mas o sábio continua calmo e a mantém sob controle.” (Provérbios 29:11) Aprender a se controlar sempre traz vantagens — não só em casa, mas também na escola, no trabalho e em qualquer situação.
O que você pode fazer: Pense antes de falar. Se você perder a calma, todo trabalho que você teve para mostrar que é confiável pode ir por água abaixo. É por isso que a Bíblia diz que “quem não se ira facilmente tem muito discernimento”. — Provérbios 14:29.
Dica: Use a tabela que está no final do artigo para pensar sobre as regras que você tem que obedecer. E, se precisar, converse com seus pais sobre esse assunto.
Achamos que você vai gostar
TABELAS
E se eu não gosto de uma regra?
Esta tabela vai ajudar você a entender essa regra e a lidar com ela.
OS JOVENS PERGUNTAM
O que fazer se eu desobedeci meus pais?
Não dá para voltar atrás. Mas você ainda pode fazer alguma coisa para a situação não ficar pior. Este artigo vai te dar algumas dicas.
OS JOVENS PERGUNTAM
Por que meus pais não querem que eu me divirta?
Veja por que seus pais talvez digam não para algo que você pediu, e o que você pode fazer para que eles digam sim mais vezes.
ANIMAÇÕES NO QUADRO BRANCO
Como ganhar mais liberdade?
Você acha que já está na hora de ser tratado como adulto. Mas seus pais talvez não concordem com isso. O que você pode fazer para que eles confiem mais em você?
OS JOVENS PERGUNTAM