AJUDA PARA A FAMÍLIA | PARA OS PAIS

O que fazer se meu filho está entediado?

O que fazer se meu filho está entediado?

 Seu filho tem que ficar em casa, e daí ele diz: “Não tem nada para fazer!” Antes de ligar a TV ou de falar para ele jogar o jogo de videogame que ele mais gosta, pense no seguinte:

O que alguns pais descobriram

  •   Dependendo do tipo de entretenimento, e do tempo gasto com ele, o problema pode aumentar. Um pai chamado Robert diz: “Para algumas crianças, a realidade parece chata em comparação com a TV ou com os videogames. Para elas, as atividades do dia a dia não parecem tão interessantes.”

     Sua esposa, Barbara, concorda. Ela diz: “Na vida real, você precisa pensar e se esforçar, e os resultados nem sempre são imediatos. Isso é chato para crianças que ficam muito tempo assistindo TV ou jogando videogame.”

  •   Se o seu filho passa muito tempo nas redes sociais, ele pode começar a se comparar com outros. Gastar tempo vendo o que os amigos estão fazendo pode levar um jovem a achar que sua vida é sem graça. Uma jovem chamada Beth diz: “É muito fácil começar achar que todo mundo está se divertindo enquanto só você está em casa.”

     Também, quando uma pessoa gasta muitas horas nas redes sociais, além de continuar entediada, ela pode começar a sentir um vazio por dentro. Um jovem chamado Chris diz: “Passar tempo nas redes sociais pode te manter ocupado, mas no final você vê que não fez nada de útil.”

  •   O tédio pode ter um lado bom. Uma mãe chamada Katherine explica que o tédio pode dar às crianças a oportunidade de usar a criatividade. Ela diz: “Uma simples caixa pode virar uma máquina do tempo, um carro, um barco ou uma espaçonave. Um cobertor sobre os móveis pode virar uma barraca.”

     A psicóloga Sherry Turkle descreve o tédio como “um incentivo à imaginação”. a Por isso, o tédio não é algo necessariamente ruim. Na verdade, um livro sobre como a tecnologia influencia o comportamento das crianças b diz: “O tédio exercita o cérebro da mesma maneira que levantar pesos exercita os músculos.”

 Conclusão: Quando seu filho estiver entediado, não veja isso como um problema, mas como uma oportunidade para ajudá-lo a usar a criatividade.

O que você pode fazer

  •   Se as circunstâncias permitirem, deixe seu filho brincar do lado de fora. Barbara, já mencionada antes, diz: “É incrível como a luz do sol e o ar fresco podem fazer o tédio desaparecer. As crianças usam muito mais a imaginação quando estão brincando do lado de fora!”

     Princípio bíblico: “Para tudo há um tempo determinado . . . tempo para rir . . . e tempo para saltitar.” — Eclesiastes 3:1, 4, nota.

     Para você pensar: O que posso fazer para que meus filhos tenham mais atividades ao ar livre? Se não for possível brincar do lado de fora, que atividades eles podem fazer dentro de casa para estimular a criatividade deles?

  •   Ajude seu filho a pensar nos outros. Uma mãe chamada Lillian diz: “Fazer coisas por outros traz verdadeira alegria. Por exemplo, você pode ajudar a cortar a grama ou varrer as folhas do jardim da casa de uma pessoa mais velha, ou você pode cozinhar alguma coisa para ela e passar lá para dizer um oi.”

     Princípio bíblico: “A pessoa generosa prosperará, e quem reanima outros será ele mesmo reanimado.” — Provérbios 11:25.

     Para você pensar: O que eu posso fazer para ajudar meu filho a ter a alegria de fazer coisas por outros?

  •   Dê o exemplo. O que você fala sobre as suas atividades do dia a dia pode afetar os seus filhos. Uma mãe chamada Sarah diz: “Se nós damos a entender que a nossa vida é chata, nós estamos ensinando nossos filhos a ficar entediados. Mas se nós falamos da nossa vida de modo positivo, nós ajudamos nossos filhos a pensar da mesma forma.”

     Princípio bíblico: “Quem é alegre de coração tem sempre um banquete.” — Provérbios 15:15.

     Para você pensar: O que meus filhos me ouvem falar sobre a minha rotina? O que eles me veem fazendo quando estou entediado?

 Dica: Ajude seus filhos a fazer uma lista de atividades criativas. Uma mãe chamada Allison diz: “Nós temos uma caixinha de sugestões onde todo mundo da família pode colocar ideias.”

a Do livro Reclaiming Conversation (Recuperando a Conversa), tradução nossa.

b Do livro Disconnected (Desconectados), tradução nossa.