AJUDA PARA A FAMÍLIA | PARA OS PAIS

Ajude seus filhos a lidar com notícias ruins

Ajude seus filhos a lidar com notícias ruins

As notícias ruins estão em todo lugar — na TV, no celular, no tablet e no computador. E, muitas vezes, elas mostram fotos e vídeos bem chocantes.

E as crianças estão vendo tudo isso.

O que você pode fazer para ajudar os seus filhos a não ficar preocupados demais com as notícias ruins?

 Como as notícias afetam seus filhos?

  • Muitas crianças ficam tristes ao ver notícias de tragédias. Algumas crianças não conseguem falar abertamente sobre os seus sentimentos, mas isso não quer dizer que as notícias não têm efeito sobre elas. * A ansiedade dos filhos pode aumentar ainda mais se os pais também são ansiosos.

  • As crianças podem entender as notícias de maneira errada. Por exemplo, elas podem pensar que aquilo que elas viram também vai acontecer com a família delas. E no caso de crianças pequenas, se elas assistem a mesma notícia várias vezes, elas podem achar que aquilo realmente aconteceu várias vezes.

  • As crianças não sabem o que está por trás das notícias sensacionalistas. Talvez elas não percebam que as agências de notícias precisam prender a atenção do público para lucrar mais. Por isso algumas notícias são exageradas, para chamar atenção do maior número de pessoas possível.

 Como ajudar seus filhos a lidar com a ansiedade causada pelas notícias?

  • Controle a quantidade de notícias que eles veem. Isso não significa que os seus filhos não devem saber o que está acontecendo no mundo. Mas eles também não precisam ficar vendo ou ouvindo notícias o tempo todo.

    “Às vezes, eu e o meu marido ficamos conversando sobre uma notícia em detalhes. E a gente nem percebe o quanto isso afeta os nossos filhos, que estão ouvindo tudo.” — Maria.

    A Bíblia diz: “A ansiedade sobrecarrega o coração.” — Provérbios 12:25.

  • Escute seus filhos com paciência e mostre que se importa. Se o seu filho acha difícil falar sobre o que aconteceu, peça para ele fazer um desenho sobre isso. Ao falar com seus filhos, sobre como eles estão se sentindo, use palavras fáceis de entender e evite detalhes desnecessários sobre a notícia.

    “Nossa filha se sente muito melhor quando a gente para pra conversar com ela. O que nunca ajuda é dizer algo do tipo: ‘É normal essas coisas acontecerem. A gente não pode fazer nada.’” — Sarahi.

    A Bíblia diz: “Todos devem ser prontos para ouvir, mas devem demorar para falar.” — Tiago 1:19.

  • Ajude seus filhos a entender a realidade por trás das notícias. Por exemplo, uma notícia sobre sequestro pode fazer seu filho pensar que isso é algo comum e que poderia acontecer com ele também. Explique aos seus filhos tudo o que você faz para que eles estejam seguros e para que isso não aconteça com eles. Ajude os seus filhos a entender que essas tragédias viram notícias porque são difíceis de acontecer e, por isso, chamam mais atenção.

    “Ajude seus filhos a lidar com os sentimentos. Os pensamentos e os sentimentos andam de mãos dadas, então se você ajudar os seus filhos a pensar em algo bom, eles vão se sentir melhor.” — Lourdes.

    A Bíblia diz: “O homem sábio pensa antes de falar, por isso o que ele diz convence mais.” — Provérbios 16:23, Bíblia na Linguagem de Hoje.

^ parágrafo 10 Urinar na cama ou ter medo de ir à escola e ficar separado dos pais por um tempo são alguns dos sinais de ansiedade nas crianças.