Pular para conteúdo

O que fazer se me sinto sozinho?

O que fazer se me sinto sozinho?

O que você pode fazer

1. Concentre-se nos seus pontos fortes. (2 Coríntios 11:6) Embora seja bom conhecer suas falhas, reconheça que você também tem muito a oferecer. Reconhecer seus pontos fortes lhe dará a confiança que precisa para se libertar da imagem negativa que tem de si mesmo e vencer a solidão. Pergunte-se: ‘Quais são meus pontos fortes?’ Pense em algumas de suas habilidades ou características positivas.

2. Mostre interesse sincero pelos outros. Comece demonstrando interesse em apenas algumas pessoas. Um jovem chamado Jorge disse: “Percebo que simplesmente perguntar a outros como estão, ou perguntar sobre o seu trabalho, ajuda a conhecê-los melhor.

Você pode construir uma ponte sobre o abismo que o separa das pessoas

Dica: Não se limite a pessoas da sua idade. Algumas das amizades mais fortes registradas na Bíblia eram entre pessoas de idades bem diferentes, como Rute e Noemi, Davi e Jonatã, e Timóteo e Paulo. (Rute 1:16, 17; 1 Samuel 18:1; 1 Coríntios 4:17) Não se esqueça também que uma conversa é uma troca de ideias, não um monólogo. As pessoas gostam de bons ouvintes. Então, se você tem a tendência de ser tímido, lembre-se: você não precisa falar o tempo todo.

3. ‘Compartilhe os sentimentos.(1 Pedro 3:8) Mesmo que você não concorde com o ponto de vista da outra pessoa, seja paciente e deixe-a falar. Tente conversar sobre assuntos em que vocês concordam. Se achar que precisa discordar de algo, faça isso com calma e tato.

Dica: Fale com outros da maneira como gostaria que falassem com você. Discutir por qualquer coisa, zombar, insultar ou fazer os outros acharem que estão sempre errados apenas os afasta de você. Eles vão gostar mais de você se ‘as suas palavras forem sempre agradáveis’. — Colossenses 4:6, Bíblia Fácil de Ler.