OS JOVENS PERGUNTAM

Será que eu deveria me batizar? — Parte 2: Preparando-se para o batismo

Será que eu deveria me batizar? — Parte 2: Preparando-se para o batismo

 Se você está vivendo de acordo com o que a Bíblia diz e se esforçando para ser amigo de Deus, é natural que você pense em se batizar. Como você vai saber se está pronto para dar esse passo? *

Neste artigo:

 Quanto conhecimento eu preciso ter?

 Para se preparar para o batismo, você não precisa decorar a matéria como se fosse fazer uma prova na escola. Mas você vai precisar usar “sua faculdade de raciocínio” para se convencer de que a Bíblia ensina a verdade. (Romanos 12:1) Por exemplo:

  •   Você está convencido de que Deus existe e de que ele merece a sua adoração?

     A Bíblia diz: “Quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente.” — Hebreus 11:6.

     Pergunte-se: ‘Por que eu acredito em Deus?’ (Hebreus 3:4) ‘Por que eu devo adorar a ele?’ — Apocalipse 4:11.

     Para ajudar você: Veja o artigo “Deus existe” e “Devo acreditar na evolução ou na criação?”.

  •   Você está convencido de que a mensagem da Bíblia vem de Deus?

     A Bíblia diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça.” — 2 Timóteo 3:16.

     Pergunte-se: ‘Por que eu acredito que a Bíblia não é simplesmente um livro de ideias humanas?’ — Isaías 46:10; 1 Tessalonicenses 2:13.

     Para ajudar você: Veja o artigo “Como a Bíblia pode me ajudar? — Parte 1: Conheça melhor a sua Bíblia.

  •   Você está convencido de que Jeová usa a congregação cristã para realizar a vontade dele?

     A Bíblia diz: “A [Deus] seja dada a glória por meio da congregação e de Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre.” — Efésios 3:21.

     Pergunte-se: ‘Para mim, o que eu aprendo da Bíblia nas reuniões cristãs vem de Jeová ou de homens?’ (Mateus 24:45) ‘Eu vou às reuniões mesmo que meus pais não possam ir (se eles me permitirem fazer isso)?’ — Hebreus 10:24, 25.

     Para ajudar você: Veja o artigo “Por que é bom ir às reuniões no Salão do Reino?”.

 O que eu preciso estar fazendo?

 Para ser batizado, você não precisa ser perfeito. Mas você precisa mostrar que realmente quer ‘desviar-se do mal e fazer o bem’. (Salmo 34:14) Por exemplo:

  •   Você está vivendo de acordo com o que Jeová diz que é certo?

     A Bíblia diz: “Mantenham uma boa consciência.” — 1 Pedro 3:16.

     Pergunte-se: ‘Como eu demonstro que minha “capacidade de discernimento” está “treinada para saber distinguir tanto o certo como o errado”?’ (Hebreus 5:14) ‘Eu consigo lembrar de casos específicos em que eu não cedi à pressão dos colegas para fazer o que é errado? Será que os amigos que eu escolhi me incentivam a fazer o que é certo?’ — Provérbios 13:20.

     Para ajudar você: Veja o artigo “Como posso treinar minha consciência?”.

  •   Você entende que é responsável por suas ações?

     A Bíblia diz: “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” — Romanos 14:12.

     Pergunte-se: ‘Será que eu sou honesto comigo mesmo e com outras pessoas?’ (Hebreus 13:18) ‘Eu reconheço meus erros, ou tento escondê-los ou colocar a culpa em outra pessoa?’ — Provérbios 28:13.

     Para ajudar você: Veja o artigo “Como eu posso lidar com os meus erros?”.

  •   Você tem uma amizade com Jeová?

     A Bíblia diz: “Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês.” — Tiago 4:8.

     Pergunte-se: ‘O que eu estou fazendo para me achegar mais a Jeová?’ Por exemplo: ‘Com que frequência eu leio a Bíblia?’ (Salmo 1:1, 2) ‘Eu oro regularmente?’ (1 Tessalonicenses 5:17) ‘Minhas orações são específicas? Será que os meus amigos são amigos de Jeová?’ — Salmo 15:1, 4.

     Para ajudar você: Veja os artigos “Como a Bíblia pode me ajudar? — Parte 2: Deixe a leitura da Bíblia mais interessante” e “Vale a pena orar?”.

 DICA: Para ajudar você a se preparar para o batismo, leia o capítulo 37 do livro Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas, Volume 2. Dê atenção especial para a tabela nas páginas 308 e 309.

^ parágrafo 1 Leia o artigo “Será que eu deveria me batizar? — Parte 1”, que fala sobre o que significa se dedicar a Deus e se batizar, e por que é importante fazer isso.