Pular para conteúdo

OS JOVENS PERGUNTAM

Fotos — Por que é bom pensar antes de compartilhar?

Fotos — Por que é bom pensar antes de compartilhar?

Suas férias estão muito legais e você quer contar tudo pros seus amigos. Mas como? Você . . .

  1.  manda um cartão-postal pra cada um deles?

  2.  manda um e-mail pra todos os seus amigos?

  3.  posta fotos na internet?

Quando seus avós tinham a sua idade, a opção “A” talvez fosse a única coisa que podiam fazer.

Na época dos seus pais, talvez fosse possível escolher a opção “B”.

Hoje muitos jovens preferem a opção “C”. E você? Seus pais deixam você postar fotos na internet? Nesse caso, este artigo vai te ajudar a ver por que é bom pensar antes de compartilhar suas fotos.

 Qual é o lado bom?

É rápido. “Quando eu faço uma viagem muito legal ou estou me divertindo muito com meus amigos, eu posso compartilhar logo as fotos do que está acontecendo enquanto ainda tem graça.” — Melanie.

É prático. “É bem mais fácil dar uma olhada nas últimas fotos que meus amigos postaram do que mandar um e-mail pra saber como eles estão.” — Jordan.

Diminui as distâncias. “Tenho amigos e parentes que moram longe. Se eles sempre postam fotos e eu acompanho o que eles postam, é como se eu estivesse com eles todos os dias!” — Karen.

 Qual é o lado ruim?

Você pode ficar em perigo. Se sua câmera tem um sistema de localização, as fotos que você compartilha podem revelar mais do que você gostaria. O site Digital Trends comenta: “Se você postar na internet fotos ou outras mídias com sua localização exata, qualquer pessoa com o programa de rastreamento certo pode saber onde você está. E essa pessoa pode não ter boas intenções.”

É claro que alguns criminosos estão mais interessados em saber onde você não está. Veja um caso publicado no site Digital Trends. Três ladrões invadiram 18 casas quando os moradores tinham saído. Como eles sabiam que ninguém estaria em casa? Eles acompanharam a movimentação dos moradores pela internet, algo que os especialistas chamam de cybercasing. O resultado? Um prejuízo de mais de 300 mil reais.

Você pode acabar vendo o que não presta. Algumas pessoas não têm a menor vergonha de postar praticamente tudo para o mundo ver. Uma jovem chamada Sara conta: “O problema é quando você visita a página de pessoas que não conhece. Fazer isso é como visitar uma cidade onde você nunca foi sem ter um mapa. Certeza que você vai acabar caindo num lugar que não queria.”

Você pode perder tempo. Uma jovem chamada Yolanda diz: “É muito fácil ficar horas vendo as últimas fotos e os comentários de todo mundo. Você pode chegar ao ponto de não conseguir largar o celular nem por um segundo, só pra ver se chegou algo novo.”

Se costuma compartilhar fotos na internet, você precisa saber se controlar

Samantha, de 13 anos, concorda: “Eu tenho que ficar de olho no tempo que gasto nesses sites. Quem decide ter uma rede social para compartilhar fotos precisa saber se controlar.”

 O que você pode fazer?

  • Esteja decidido a não ver nada ofensivo. A Bíblia diz: “Não porei nada sem valor diante dos meus olhos.” — Salmo 101:3.

    “De vez em quando, eu verifico as postagens das pessoas que sigo. Se elas postam coisas erradas, eu paro de seguir essas pessoas.” — Steven.

  • Não mantenha contato com pessoas que não seguem os mesmos princípios que você. Você pode ser influenciado por elas e acabar abrindo mão dos seus princípios. A Bíblia diz: “Não se deixem enganar. Más companhias corrompem a boa moral.” — 1 Coríntios 15:33, nota.

    “Não fique olhando fotos nas redes sociais só porque são as mais comentadas. Isso porque muitas vezes elas têm palavrões, pessoas sem roupas e outras coisas que não prestam.” — Jessica.

  • Decida quanto tempo vai gastar olhando e postando fotos. A Bíblia diz: “Estejam bem atentos para não andarem como tolos, mas como sábios, usando o seu tempo do melhor modo possível.” — Efésios 5:15, 16.

    “Eu parei de seguir pessoas que postam um monte de coisa toda hora. Por exemplo, tem gente que vai na praia e posta 20 fotos da mesma concha. Fala sério! Você gasta um tempão pra olhar esse monte de fotos!” — Rebekah.

  • Tome cuidado para que as fotos que você posta não deem a impressão de que o mundo gira em torno de você. Paulo, um escritor da Bíblia, diz: “Digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo mais do que é necessário pensar.” (Romanos 12:3) Não vá logo pensando que seus amigos vão amar ver você nas fotos e ver as coisas que você faz.

    “Tem gente que não para de postar selfies. Fica a dica: se você é meu amigo, eu já sei como você é. Não preciso que fique me lembrando disso.” — Allison.