Será que João Batista existiu mesmo?

Será que João Batista existiu mesmo?

 Os Evangelhos falam sobre um homem chamado João Batista, que pregou na Judeia sobre o Reino de Deus. Será que os historiadores confirmam o que a Bíblia diz sobre esse homem? Analise o seguinte:

  •   A Bíblia diz: “João Batista foi pregar no deserto da Judeia, dizendo: ‘Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.’” (Mateus 3:1, 2) Será que esse relato pode ser confirmado por fontes históricas? Sim.

     O historiador Flávio Josefo, que viveu no primeiro século, escreveu sobre um homem chamado “João, cognominado Batista”, que “exortava os judeus a abraçar a virtude, a praticar a justiça e a receber o batismo, para se tornarem agradáveis a Deus”. — Antiguidades Judaicas, Livro XVIII.

  •   A Bíblia conta que João Batista censurou Herodes Antipas, que era governador da Galileia e da Pereia. Herodes dizia ser judeu e seguidor da Lei de Moisés. João criticou Herodes porque ele se casou com Herodias, que era esposa do seu meio-irmão. (Marcos 6:18) Esse detalhe é confirmado por outra fonte além da Bíblia.

     O historiador Flávio Josefo disse que Herodes Antipas “concebeu tal paixão [por] Herodias . . . que propôs desposá-la”, ou seja, casar com ela. Herodias aceitou e abandonou seu marido para se casar com Herodes Antipas.

  •   A Bíblia diz que “o povo de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região em volta do Jordão ia ao encontro [de João], e eles eram batizados por ele no rio Jordão”. — Mateus 3:5, 6.

     Flávio Josefo também confirmou esse detalhe sobre João. Ele escreveu que “uma grande multidão o seguia para ouvir a sua doutrina” e que “o povo estava sempre pronto a fazer o que João ordenasse”.

 O historiador Flávio Josefo tinha certeza que João Batista foi uma pessoa real. Nós podemos ter essa mesma certeza.