COMO SEUS DONATIVOS SÃO USADOS

Projetos de construção realizados antes da pandemia

Projetos de construção realizados antes da pandemia

1.º DE NOVEMBRO DE 2020

Todo ano, centenas de milhares de pessoas são batizadas. Por isso, precisamos de cada vez mais prédios para usar na nossa adoração a Jeová. Para atender a essa necessidade, Departamentos Locais de Projeto/Construção no mundo inteiro tinham planejado construir ou reformar mais de 2.700 locais de adoração durante o ano de serviço de 2020. *

Infelizmente, os planos mudaram por causa da pandemia da covid-19. Para proteger nossos irmãos e obedecer às medidas de segurança determinadas pelos governos, a Comissão Editora do Corpo Governante interrompeu a maioria dos projetos de construção no mundo inteiro. Mas durante o ano de serviço de 2020, mais de 1.700 locais de adoração foram construídos ou reformados antes da pandemia. Além disso, mais de cem grandes projetos em prédios usados pelas filiais foram concluídos. Veja como dois projetos de construção que foram finalizados beneficiaram nossos irmãos.

Filial de Camarões. A antiga filial, na cidade de Duala, era muito pequena e precisava de várias melhorias. A Comissão Editora pensou na possibilidade de reformar a filial, mas o custo para fazer isso seria maior do que o valor da propriedade. Também foram analisadas as possibilidades de comprar um terreno e construir um novo Betel ou de comprar um prédio que já existia e reformá-lo. Mas nenhuma dessas opções deu certo.

Enquanto isso, os irmãos descobriram que, no norte de Duala, o governo planejava construir uma estrada que passaria ao lado de um de nossos Salões de Assembleias. A construção da estrada melhoraria o acesso à propriedade e forneceria serviços como energia, água e outros. Com essas melhorias, a propriedade atenderia perfeitamente às necessidades da filial. Então, o Corpo Governante aprovou a construção de um novo Betel numa parte do terreno do Salão de Assembleias.

Irmãos e irmãs trabalhando na construção da nova filial de Camarões

Irmãos e funcionários de empresas contratadas trabalharam juntos nesse projeto. Essa estratégia economizou tempo e dinheiro. Na verdade, o projeto custou muito menos do que o planejado: foram economizados mais de 11 milhões de reais! A família de Betel pôde se mudar para os novos prédios pouco antes do surto do coronavírus.

O projeto da filial de Camarões foi concluído antes da pandemia da covid-19

O novo Betel melhorou as condições de vida e de trabalho dos betelitas de Camarões, e eles veem isso como um presente de Jeová. Um casal disse: “Queremos trabalhar ainda mais e nunca deixar de dar valor a esse presente que recebemos.”

Irmãos e irmãs trabalhando no novo escritório antes da pandemia

Escritório remoto de tradução (RTO) do tojolabal, México. Por muitos anos, a equipe de tradução do idioma tojolabal trabalhou na filial da América Central, que fica perto da Cidade do México. Mas o idioma tojolabal é falado principalmente nas cidades de Altamirano e Las Margaritas, que ficam a quase mil quilômetros de Betel. Por isso, os tradutores tinham dificuldade de se manter atualizados com o idioma tojolabal. Também era difícil encontrar irmãos e irmãs perto de Betel que pudessem ajudar com a tradução e as gravações de áudio desse idioma.

Irmãos e irmãs trabalhando no projeto do RTO do tojolabal

Por esses motivos, a Comissão de Redação do Corpo Governante queria que a equipe de tradução do idioma tojolabal ficasse numa área em que esse idioma é falado. Então, a filial decidiu comprar e reformar um prédio que já existia. Fazer isso seria mais barato do que construir ou alugar um local.

Um tradutor conta como ele tem sido beneficiado pelo novo RTO: “Nos dez anos que eu trabalhei como tradutor na filial, eu não conheci nenhuma família na região que falasse o meu idioma. Agora, nosso escritório está bem na área onde o tojolabal é falado. Eu converso todos os dias com pessoas que falam tojolabal. Isso aumentou o meu vocabulário e melhorou a qualidade do meu trabalho.”

O escritório de tradução do tojolabal antes e depois da reforma

Projetos para o ano de serviço de 2021

Estão planejados para o ano de serviço de 2021 trabalhos em 75 RTOs e prédios de escolas bíblicas, se as circunstâncias permitirem. O trabalho também vai continuar em oito projetos maiores em prédios usados pelas filiais, incluindo o novo projeto da sede mundial em Ramapo, Nova York, bem como as mudanças das filiais da Argentina e da Itália. Além disso, precisamos construir mais de mil Salões do Reino, substituir mais de 6 mil locais que estão sendo usados para reuniões atualmente, mas são inadequados, e reformar 4 mil Salões do Reino.

De onde vem o dinheiro para todo esse trabalho de construção e reforma? O irmão Lázaro González, da Comissão de Filial da América Central, respondeu essa pergunta enquanto falava sobre o projeto do RTO do tojolabal: “No território da nossa filial, nós temos poucos recursos. Então, se não fosse a ajuda dos irmãos do mundo inteiro, nunca teríamos condições de construir escritórios de tradução para os nossos irmãos nativos. Por causa dos donativos de todos os irmãos, agora os tradutores podem ficar perto do lugar e das pessoas que falam o seu idioma. Agradecemos de coração aos irmãos do mundo todo pelos seus generosos donativos.” Realmente, esses projetos de construção só são possíveis por causa dos donativos que são feitos para a obra mundial, muitas vezes pelo site donate.jw.org.

^ parágrafo 1 Departamentos Locais de Projeto/Construção planejam e realizam as construções de Salões do Reino no território da sua filial. O Departamento Mundial de Projeto/Construção, que fica na sede mundial, decide que projetos têm prioridade para ser executados e coordena os projetos no mundo inteiro.