Uma conversa sobre a Bíblia — Todas as pessoas boas vão para o céu?

Uma conversa sobre a Bíblia — Todas as pessoas boas vão para o céu?

 Uma conversa sobre a Bíblia — Todas as pessoas boas vão para o céu?

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ gostam de conversar sobre a Bíblia com as pessoas. Você gostaria de saber mais a respeito de algum assunto bíblico? Existe alguma crença ou costume religioso das Testemunhas de Jeová que o deixa intrigado? Em caso afirmativo, fique à vontade para falar sobre isso na próxima vez que encontrá-las. Elas terão prazer em conversar com você sobre esses assuntos.

Leia a seguir uma típica conversa que uma Testemunha de Jeová pode ter com um morador. Imaginemos que Marcos bateu na casa de um homem chamado Roberto.

O que aqueles que vão para o céu farão lá?

Marcos: Quando pensa no futuro, você acha que as coisas vão melhorar, piorar ou continuar do jeito que estão?

Roberto: Aqui na Terra, eu acho que vão piorar. Mas, de qualquer forma, a minha esperança é ir para o céu para ficar com o Senhor.

Marcos: Essa esperança é maravilhosa. A Bíblia fala bastante sobre como é o céu e sobre o privilégio de ir para lá. Você já parou para pensar no que aqueles que vão para o céu farão lá?

Roberto: Nós estaremos com Deus e o louvaremos para sempre.

Marcos: Essa ideia com certeza é muito atraente. E é interessante que a Bíblia fala não só dos privilégios que aqueles que vão para o céu receberão, mas também de uma responsabilidade importante que eles terão.

Roberto: Que responsabilidade?

Marcos: Essa mencionada aqui em Apocalipse 5:10, que diz: “[Jesus fez] deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus, e hão de reinar sobre a terra.” Roberto, você percebeu qual será a responsabilidade que aqueles que vão para o céu terão?

Roberto: O texto diz que eles governarão como reis sobre a Terra.

Marcos: Isso é algo interessante, não é mesmo?

Quem eles vão governar?

Marcos: Agora, se aqueles que vão para o céu governarão como reis, você não concorda que será necessário haver pessoas que serão governadas por eles? Afinal, para que um reino se não vai haver súditos?

Roberto: É, faz sentido.

Marcos: Então, uma pergunta lógica seria: Quem eles vão governar?

Roberto: Acho que eles vão governar as pessoas na Terra que ainda não tiverem morrido e ido para o céu.

Marcos: Realmente, isso faz sentido, se todas as pessoas boas forem para o céu. Mas ainda há outra possibilidade. Será que existe a chance de algumas pessoas — algumas pessoas boas — não irem para o céu?

Roberto: Nunca ouvi falar de cristãos que acreditassem nisso.

Marcos: Eu digo isso por causa do que está escrito no Salmo 37:29. Você poderia ler esse texto para nós?

Roberto: Sim, posso. Diz assim: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.”

Marcos: Obrigado. Percebeu onde muitas pessoas boas viverão?

Roberto: O texto diz que elas viverão na Terra.

Marcos: Isso mesmo, e não apenas por um curto período. Observe que o texto diz que essas pessoas “residirão sobre ela para todo o sempre”.

Roberto: Isso talvez signifique que sempre haverá pessoas boas vivendo na Terra. Quando morremos e vamos para o céu, somos substituídos por outras pessoas boas que nascem.

Marcos: É provável que muitos interpretem esse texto assim. Mas será que existe a possibilidade de ele significar algo completamente diferente? Será que ele poderia estar dizendo que as pessoas boas viverão para sempre na Terra?

Roberto: Acho que não estou entendendo o que você quer dizer.

Um futuro paraíso na Terra

Marcos: Bom, veja o que outro texto bíblico diz a respeito da vida na Terra no futuro. É este aqui, Apocalipse 21:4. Ele está falando sobre as pessoas que viverão nessa época: “[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” Não acha essa esperança maravilhosa?

Roberto: Sim, acho, mas eu acredito que esse texto está falando de como será a vida no céu.

Marcos: Bem, é verdade que aqueles que vão para o céu receberão bênçãos parecidas. Mas veja novamente o que diz o texto. O que ele diz que vai acontecer com a morte?

Roberto: Ele diz que “não haverá mais morte”.

Marcos: Isso mesmo. E tenho certeza que você concorda que, para algo deixar de existir, ele primeiro precisa existir, não é?

Roberto: É claro.

Marcos: Mas nunca existiu morte no céu. A morte só existe aqui na Terra, não é?

Roberto: Hum. Acho que preciso pensar melhor nisso.

Marcos: É que, na verdade, Roberto, apesar de a Bíblia ensinar que algumas pessoas boas vão para o céu, ela também ensina que muitas outras viverão para sempre aqui na Terra. Você com certeza já ouviu as famosas palavras: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” — Mateus 5:5, Almeida, revista e corrigida.

Roberto: Sim, eu já ouvi essa passagem na igreja várias vezes.

Marcos: Se os mansos vão herdar a Terra, será que isso não quer dizer que haverá pessoas vivendo nela? Essas pessoas receberão as bênçãos preditas em Apocalipse. Elas verão nosso mundo mudar completamente porque Deus eliminará tudo que é ruim, até mesmo a morte.

Roberto: Entendi onde você quer chegar, mas não sei se só um ou dois textos da Bíblia provam o que você quer dizer.

Marcos: É, tem razão. Na verdade, há vários outros textos que falam sobre como será a vida aqui na Terra no futuro. Se você tiver tempo, eu gostaria de lhe mostrar uma das minhas passagens bíblicas favoritas. Você acha que dá?

Roberto: Tudo bem, eu tenho alguns minutos.

“O iníquo não mais existirá”

Marcos: Nós já lemos o versículo 29 do Salmo 37. Agora, vamos voltar a esse salmo e ler os versículos 10 e 11. Poderia ler esse texto para nós?

Roberto: Claro. “E apenas mais um pouco, e o iníquo não mais existirá; e estarás certamente atento ao seu lugar, e ele não existirá. Mas os próprios mansos possuirão a terra e deveras se deleitarão na abundância de paz.”

Marcos: Obrigado. De acordo com o versículo 11, onde os “mansos”, ou seja, as pessoas boas, viverão?

Roberto: O versículo diz que eles “possuirão a terra”. Mas eu acho que isso se aplica à nossa época, até porque existem pessoas boas na Terra hoje.

Marcos: É verdade, mas observe que o versículo também diz que as pessoas boas terão “abundância de paz”. Nós não vemos muita paz no mundo hoje, vemos?

Roberto: Não, não vemos.

Marcos: Então, como essa promessa se cumprirá? Pense na seguinte comparação: Imagine que você é o dono de um prédio de apartamentos. Alguns inquilinos são boas pessoas — cuidam bem de seu apartamento e tentam ser bons vizinhos. Para você é um prazer alugar um apartamento para eles. Mas outros são maus inquilinos; eles danificam a propriedade e perturbam os vizinhos. Se esses maus inquilinos insistissem nesse modo de agir, o que você faria?

Roberto: Eu os despejaria.

Marcos: É exatamente isso que Deus vai fazer com as pessoas más à nossa volta. Veja de novo o que diz o versículo 10: “O iníquo não mais existirá.” Em outras palavras, Deus “despejará” as pessoas que prejudicam os outros. Depois que os maus não existirem mais, os bons poderão viver em paz na Terra. Imagino que essa ideia de pessoas boas vivendo para sempre na Terra talvez seja um pouco diferente do que você aprendeu.

Roberto: É, eu nunca ouvi isso na minha igreja.

Marcos: E, como você mesmo disse, não basta analisar um ou dois textos sobre o assunto. Na verdade, precisamos examinar o que a Bíblia como um todo diz sobre o futuro das pessoas boas. Mas, pelos textos que lemos hoje, não concorda que algumas pessoas boas vão para o céu, ao passo que muitas outras viverão para sempre na Terra?

Roberto: Não sei. Mas tenho de admitir que os textos que você leu parecem indicar isso. Preciso pensar melhor no assunto.

Marcos: E pode ser que depois surjam outras perguntas. Por exemplo, o que dizer das pessoas boas que viveram antes de nós? Será que todas elas foram para o céu? Se não foram, onde estão agora?

Roberto: Boa pergunta.

Marcos: Então, vamos fazer o seguinte: Eu vou anotar aqui alguns textos sobre esse assunto. * Daí, gostaria de voltar para conversarmos sobre esses textos depois que você tiver tido oportunidade de ler e pensar neles. O que acha?

Roberto: Tudo bem. Acho uma boa ideia. Pode voltar.

[Nota(s) de rodapé]