Consegue ver a mão de Deus em sua vida?

Consegue ver a mão de Deus em sua vida?

“A mão de Jeová será revelada aos seus servos.” — ISA. 66:14.

CÂNTICOS: 65, 26

1, 2. O que algumas pessoas pensam sobre Deus?

MUITOS acham que Deus não se envolve nos assuntos do seu dia a dia. Na verdade, alguns acreditam que Deus tem pouco interesse no que acontece com os humanos. Depois que o supertufão Haiyan devastou a região central das Filipinas em novembro de 2013, o prefeito de uma cidade grande disse: “Deus devia estar em outro lugar.”

2 Outros agem como se Deus não pudesse ver o que estão fazendo. (Isa. 26:10, 11; 3 João 11) Eles são como as pessoas que o apóstolo Paulo descreveu ao dizer: “Não quiseram reconhecer a Deus . . . Estavam cheios de todo tipo de injustiça, impiedade, ganância e maldade.” — Rom. 1:28, 29.

3. (a) Que perguntas devemos nos fazer? (b) Na Bíblia, a “mão” de Jeová geralmente se refere a quê?

3 Que dizer de nós? Ao contrário das pessoas mencionadas acima, sabemos que Jeová observa tudo que fazemos. Mas será que também percebemos seu interesse e apoio em nossa vida? Além disso, será que estamos entre os que Jesus disse que ‘veriam a Deus’? (Mat. 5:8) Para saber o que isso significa, vejamos primeiro exemplos bíblicos de pessoas que viram a atuação da mão de Deus e das que se recusaram a fazer isso. Daí, aprenderemos como ver claramente a mão de Jeová em nossa vida. À medida que considerarmos esses pontos, devemos lembrar que a Bíblia geralmente fala da “mão” de Deus para se referir ao poder dele em ação, que ele usa para ajudar seus servos e para derrotar seus inimigos. — Leia Deuteronômio 26:8.

ELES NÃO VIRAM A MÃO DE DEUS

4. Por que os inimigos de Israel não viram a mão de Deus?

4 No início da história de Israel, algumas pessoas viram e ouviram falar dos atos de Deus a favor de seu povo. Jeová milagrosamente libertou seu povo do Egito e depois disso fez cair diante deles um rei após outro. (Jos. 9:3, 9, 10) Apesar de saberem do que Jeová tinha feito pelo seu povo, quase todos os reis ao oeste do Jordão “formaram uma aliança para lutar contra Josué e Israel”. (Jos. 9:1, 2) Mesmo depois que começaram a lutar, esses reis tiveram a oportunidade de ver a mão de Deus em ação. Sob o controle de Jeová, “o sol ficou parado e a lua não se moveu até que a nação pôde se vingar dos seus inimigos”. (Jos. 10:13) Mas Jeová “permitiu que seus corações [ou seja, dos inimigos] ficassem obstinados para guerrearem contra Israel”. (Jos. 11:20) Aqueles inimigos se recusaram a reconhecer que Deus estava lutando por Israel, e isso resultou em sua derrota.

5. O que o perverso rei Acabe se recusou a reconhecer?

5 Mais tarde, o perverso rei Acabe, de Israel, teve várias oportunidades de ver a mão de Deus em ação. Elias lhe disse: “Não haverá nem orvalho nem chuva durante estes anos, a não ser que eu ordene!” (1 Reis 17:1) Essas palavras certamente eram da parte de Jeová, mas Acabe se recusou a aceitar isso. Depois, Acabe viu fogo descer do céu quando Elias orou para que sua oferta fosse queimada. Elias indicou então que Jeová acabaria com a seca, dizendo a Acabe: “Desça para que a chuva não o detenha!” (1 Reis 18:22-45) Mesmo vendo tudo isso, Acabe se recusou a reconhecer que essas coisas eram uma demonstração do poder de Deus. Tanto esse exemplo como os anteriores nos ensinam uma importante lição: devemos reconhecer a mão de Jeová em ação.

ELES VIRAM A MÃO DE JEOVÁ

6, 7. O que alguns nos dias de Josué reconheceram de modo claro?

6 Houve pessoas que estavam na mesma situação daqueles reis perversos, mas, ao contrário deles, viram a mão de Deus. Por exemplo, diferentemente da maioria das nações que lutaram contra Israel nos dias de Josué, os gibeonitas fizeram um acordo de paz com os israelitas. Por quê? Eles disseram: “Seus servos vieram . . . por causa do nome de Jeová, seu Deus, pois ouvimos falar da sua fama e de tudo o que ele fez.” (Jos. 9:3, 9, 10) Eles mostraram sabedoria por reconhecer que o Deus verdadeiro estava por trás das vitórias de Israel.

7 Raabe também percebeu a mão de Deus nos acontecimentos dos seus dias. Ela sabia como Jeová tinha libertado Seu povo. Por isso, disse aos dois espiões israelitas: “Sei que Jeová lhes dará esta terra.” Embora agir assim fosse extremamente perigoso, ela mostrou fé, acreditando que Jeová podia proteger a ela e sua família. — Jos. 2:9-13; 4:23, 24.

8. Como alguns israelitas reconheceram a mão de Deus?

8 Quando viram o fogo de Jeová queimar a oferta em resposta ao pedido de Elias, alguns israelitas reconheceram a mão de Deus, ao contrário do perverso rei Acabe. Eles disseram: “Jeová é o verdadeiro Deus!” (1 Reis 18:39) Eles não tinham nenhuma dúvida disso.

9. Como podemos ver Jeová e sua mão hoje?

9 Os bons e maus exemplos que consideramos nos ajudam a entender o que significa ‘ver a Deus’, ou seja, ver sua mão em ação. À medida que o conhecemos melhor, também podemos perceber sua mão porque vemos suas qualidades e ações com “os olhos do coração”. (Efé. 1:18) Nós com certeza queremos ser como os servos de Deus do passado e do presente que viram e veem claramente Jeová apoiando seu povo. Mas será que temos provas de que Deus atua na vida das pessoas hoje?

PROVAS DA AÇÃO DA MÃO DE DEUS HOJE

10. Como sabemos que Jeová está ajudando as pessoas hoje? (Veja a gravura no início do artigo.)

10 Temos muitos motivos para acreditar que Jeová continua ajudando as pessoas. Vez após vez, ouvimos falar de pessoas que oraram pedindo ajuda espiritual e então a receberam. (Sal. 53:2) Ao pregar de casa em casa numa pequena ilha nas Filipinas, Allan encontrou uma mulher que começou a chorar. Ele conta: “Bem naquela manhã, ela tinha orado a Jeová para que suas Testemunhas a encontrassem. Ela havia estudado a Bíblia com as Testemunhas de Jeová na adolescência. Mas, quando se casou e se mudou para aquela ilha, perdeu contato com elas. Ela ficou emocionada por Deus ter respondido sua oração tão rápido.” Em menos de um ano, ela se dedicou a Jeová.

Você consegue ver como Jeová está ajudando as pessoas hoje? (Veja os parágrafos 11-13.)

11, 12. (a) De que maneiras Jeová ajuda seus servos? (b) Conte a experiência de alguém que recebeu a ajuda de Deus.

11 Muitos servos de Deus viram provas da ajuda de Jeová quando se libertaram de vícios como fumar, usar drogas ou ver pornografia. Alguns dizem que tentaram parar várias vezes, com as próprias forças, mas não conseguiram. No entanto, quando recorreram a Jeová em busca de ajuda, ele lhes deu “o poder além do normal”, e finalmente conseguiram vencer sua fraqueza. — 2 Cor. 4:7; Sal. 37:23, 24.

12 Jeová tem ajudado muitos dos seus servos a lidar com problemas pessoais. Amy é um exemplo disso. Ela foi designada para ajudar na construção de um Salão do Reino e de um lar missionário numa pequena ilha do Pacífico. Sobre esse tempo, ela diz: “Ficamos num hotel pequeno, e todo dia tínhamos de andar por ruas alagadas para chegar ao canteiro de obras.” Outros desafios eram se adaptar aos costumes locais e lidar com a frequente falta de luz e água. Amy acrescenta: “Para piorar as coisas, certo dia eu fui muito grosseira com uma irmã que estava trabalhando conosco. Cheguei ao hotel me sentindo um fracasso. No meu quarto escuro, abri o coração a Jeová e pedi sua ajuda.” Quando a luz voltou, Amy pegou uma revista A Sentinela e leu sobre uma formatura de Gileade. O artigo falava de todas as dificuldades que ela estava enfrentando: cultura diferente, saudade de casa e convívio com novas pessoas. Ela diz: “Foi como se Jeová estivesse conversando comigo naquela noite. Recebi o encorajamento necessário para continuar em minha designação.” — Sal. 44:25, 26; Isa. 41:10, 13.

13. Que prova temos de que Jeová apoia seu povo em “defender e estabelecer legalmente as boas novas”?

13 Outra prova da atuação da poderosa mão de Deus são as vitórias das Testemunhas de Jeová ao “defender e estabelecer legalmente as boas novas”. (Fil. 1:7) Alguns governos tentaram impedir totalmente a obra do povo de Deus. Mas as Testemunhas de Jeová tiveram pelo menos 268 vitórias em tribunais de alta instância, sendo 24 delas na Corte Europeia dos Direitos Humanos desde o ano 2000. Isso deixa claro que ninguém pode ir contra a mão de Deus. — Isa. 54:17; leia Isaías 59:1.

14. Como vemos a mão de Deus em nossa obra de pregação e em nossa união?

14 A pregação das boas novas no mundo todo é mais uma prova da ajuda de Deus. (Mat. 24:14; Atos 1:8) Além disso, os servos de Jeová estão unidos numa fraternidade multinacional — algo que o mundo não consegue imitar. Não é de surpreender que mesmo pessoas de fora admitam: “Deus está realmente entre vocês.” (1 Cor. 14:25) Assim, temos muitas provas de que Deus está agindo em favor do seu povo como um todo. (Leia Isaías 66:14.) Mas que dizer de você pessoalmente? Consegue ver claramente a mão de Jeová em sua vida?

VOCÊ VÊ A MÃO DE JEOVÁ EM SUA VIDA?

15. Explique por que às vezes talvez não vejamos claramente a mão de Jeová em nossa vida.

15 Talvez não vejamos claramente a mão de Deus em nossa vida. Por quê? As dificuldades podem nos deixar sobrecarregados. Quando isso acontece, talvez deixemos de nos concentrar nas vezes em que Jeová já nos ajudou. Ao ser ameaçado de morte pela rainha Jezabel, até mesmo o profeta Elias se esqueceu por um tempo de como Deus havia agido em seu favor. A Bíblia diz que ele “pediu para morrer”. (1 Reis 19:1-4) Qual era a solução para esse problema? Ele precisava recorrer a Jeová em busca de encorajamento. — 1 Reis 19:14-18.

16. Assim como Jó, o que podemos fazer para ver a Deus?

16 Jó ficou tão distraído com seus próprios problemas que deixou de ver as coisas do ponto de vista de Deus. (Jó 42:3-6) Assim como ele, talvez precisemos nos esforçar mais para ver a Deus. Como podemos fazer isso? Precisamos usar a Bíblia para meditar nas nossas circunstâncias. À medida que formos percebendo o apoio de Jeová, ele se tornará mais real para nós. Então poderemos dizer assim como Jó: “Ouvi falar a teu respeito, mas agora te vejo com os meus próprios olhos.”

Jeová está usando você para ajudar outros a ver a ele? (Veja os parágrafos 17 e 18.)

17. Como você pode ver a mão de Jeová na sua vida?

17 Como podemos ver a mão de Jeová? Veja alguns exemplos. Quando pensa em como aprendeu a verdade, você sente que Jeová estava por trás disso? Já assistiu a uma reunião em que ouviu um discurso e disse: “Era exatamente disso que eu precisava”? Já teve a sensação de que sua oração foi respondida? Caso tenha decidido expandir seu ministério, ficou impressionado ao ver como Jeová o ajudou a alcançar esse objetivo? Deixou o emprego por motivos bíblicos e daí viu como é verdadeira a promessa de Deus: “Nunca o abandonarei”? (Heb. 13:5) Por nos manter espiritualmente alertas, podemos discernir como Jeová nos ajudou de muitas maneiras.

18. Conte uma experiência que mostre como Deus está nos ajudando hoje.

18 Sarah, do Quênia, conta a seguinte experiência: “Orei sobre uma estudante que, para mim, não tinha apreço pelo estudo da Bíblia. Perguntei a Jeová se eu deveria parar o estudo. Eu mal tinha dito ‘amém’ quando o telefone tocou. Era aquela estudante perguntando se poderia assistir à reunião comigo! Fiquei sem reação.” Por se manter alerta, você também pode ver provas da atuação de Deus em sua vida. Rhonna, uma irmã que mora na Ásia, diz: “Aprender a perceber a atuação de Jeová leva tempo. Mas, quando isso acontece, é incrível ver como ele se interessa por nós!”

19. O que mais é preciso para estarmos entre os que veem a Deus?

19 Jesus disse: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mat. 5:8) Como podemos ser “puros de coração”? Devemos manter a pureza no íntimo e, se for o caso, deixar de fazer coisas erradas. (Leia 2 Coríntios 4:2.) Para estarmos entre os que veem a Deus, precisamos fortalecer nossa espiritualidade e manter uma conduta íntegra. O próximo artigo vai considerar uma qualidade que nos ajuda a perceber ainda mais claramente a atuação de Jeová em nossa vida: a fé.