Você pode viver para sempre na Terra!

Você pode viver para sempre na Terra!

QUE ESPERANÇA MARAVILHOSA! Nosso Criador prometeu que podemos viver para sempre aqui na Terra. Mas muitos acham difícil acreditar nisso. Eles dizem que ‘todo mundo vai morrer um dia’ e que ‘a morte faz parte da vida’. Já outros acreditam que é possível vivermos para sempre, mas não aqui na Terra. Eles acham que alguém só pode viver para sempre depois de morrer e ir para o céu. O que você acha?

Antes de responder, vamos analisar o que a Bíblia diz sobre três questões: A maneira como os humanos foram feitos mostra que eles deveriam viver por quanto tempo? O que Deus sempre quis para a Terra e para os humanos? Por que nós morremos?

CRIADOS DE UMA MANEIRA ESPECIAL

Deus criou muitas formas de vida na Terra. Mas os humanos são muito especiais. Por quê? A Bíblia diz que apenas os humanos foram criados à “imagem” e “semelhança” de Deus. (Gênesis 1:26, 27) O que isso significa? Significa que os humanos foram criados com características e qualidades que Deus também tem, como amor e senso de justiça.

Os humanos também foram criados com a capacidade de pensar e raciocinar. Eles podem diferenciar o que é certo do que é errado e também têm o desejo de conhecer a Deus e ser amigos dele. Por isso, podemos admirar a grandeza do Universo, as maravilhas da criação e coisas como arte, música e poesia. E o mais importante, os humanos têm a capacidade de adorar ao Criador. Essas características mostram a grande diferença entre os humanos e todas as outras criações de Deus na Terra.

Pare e pense: Deus nos criou com qualidades impressionantes, que podem ser desenvolvidas e melhoradas. Será que ele faria isso se quisesse que os humanos vivessem por poucos anos? A verdade é que Deus nos criou com essas qualidades e habilidades especiais para sermos felizes e vivermos aqui na Terra para sempre.

O QUE DEUS SEMPRE QUIS PARA NÓS

Alguns dizem que Deus nunca quis que os humanos vivessem para sempre na Terra. Eles acreditam que estamos aqui apenas de passagem, ou seja, que Deus está nos testando para ver se merecemos ou não viver com ele no céu para sempre. Mas não concorda que, se isso fosse verdade, Deus seria o culpado pelo sofrimento e maldade que existem hoje? Isso não combina com as qualidades dele. A Bíblia diz sobre Deus: “Todos os seus caminhos são justos. Deus de fidelidade, que nunca é injusto; justo e reto é ele.” — Deuteronômio 32:4.

A Bíblia mostra claramente por que Deus criou a Terra: “Quanto aos céus, eles pertencem a Jeová, mas a terra ele deu aos filhos dos homens.” (Salmo 115:16) Deus criou a Terra para ser nosso belo lar para sempre, com tudo o que precisamos para ter uma vida significativa e sem fim. — Gênesis 2:8, 9.

“Quanto aos céus, eles pertencem a Jeová, mas a terra ele deu aos filhos dos homens.” — Salmo 115:16

A Bíblia também deixa claro por que Deus criou os humanos. Ele deu a seguinte ordem ao primeiro casal humano: “Encham e dominem a terra; tenham domínio . . . sobre toda criatura vivente que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:28) Eles teriam a grande felicidade de cuidar do seu maravilhoso lar e transformar a Terra inteira num paraíso! Fica claro que o objetivo de Deus era que Adão, Eva e os filhos deles vivessem para sempre na Terra, e não no céu.

POR QUE MORREMOS?

Então, por que morremos? A Bíblia mostra que um anjo rebelde, mais tarde identificado como Satanás, o Diabo, tentou estragar o que Deus fez no jardim do Éden. Como ele fez isso?

Satanás incentivou nossos primeiros pais, Adão e Eva, a participar junto com ele numa rebelião contra Deus. Ele disse a Adão e Eva que Deus estava escondendo deles algo bom — o direito de decidir por si mesmos o certo e o errado. Então, eles escolheram ficar do lado de Satanás e dar as costas para Deus. Qual foi o resultado? Com o tempo, eles morreram, assim como Deus disse que aconteceria. Eles perderam a chance de viver para sempre no Paraíso na Terra. — Gênesis 2:17; 3:1-6; 5:5.

A rebelião de Adão e Eva até hoje traz consequências para todos. A Bíblia diz: “Por meio de um só homem [Adão] o pecado entrou no mundo, e a morte por meio do pecado, e desse modo a morte se espalhou por toda a humanidade.” (Romanos 5:12) O pecado e a morte não fazem parte de um “plano misterioso” de Deus para a nossa vida. Eles são como uma herança que nossos primeiros pais nos deixaram.

VOCÊ PODE VIVER PARA SEMPRE NA TERRA

A desobediência de Adão e Eva não mudou a vontade de Deus para a Terra e para os humanos. O grande amor e a justiça de Deus o levaram a encontrar um jeito de nos livrar do pecado e da morte. O apóstolo Paulo explicou isso assim: “O salário pago pelo pecado é a morte, mas a dádiva que Deus dá é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23) Por amor, Deus “deu o seu Filho unigênito [Jesus Cristo], para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna”. (João 3:16) Por vontade própria, Jesus ofereceu a vida dele como sacrifício para que os humanos pudessem ter de volta tudo o que Adão perdeu. *

Em breve, a promessa de Deus de transformar a Terra num paraíso vai se tornar realidade. Você pode fazer parte disso se seguir de coração o seguinte conselho de Jesus: “Entrem pelo portão estreito, porque largo é o portão e espaçosa é a estrada que conduz à destruição, e muitos entram por ele; ao passo que estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos a acham.” (Mateus 7:13, 14) Seu futuro está em suas mãos. Que escolha você vai fazer?

^ parágrafo 17 Quer saber mais sobre o que o sacrifício de Jesus pode fazer por você? Então, veja o capítulo 5 do livro Você Pode Entender a Bíblia!. Esse livro é publicado pelas Testemunhas de Jeová e está disponível no site www.jw.org.